Home Blog Page 17

Bungie anuncia fim do suporte ativo de Destiny 2 após quase 12 anos

O Xbox recusou a exclusividade do Destiny e Guitar Hero!

A Bungie anunciou oficialmente que encerrará o desenvolvimento ativo de Destiny 2. Segundo o estúdio, a atualização final de conteúdo live-service será lançada em 9 de junho de 2026, marcando o fim de uma era para a franquia.

Em uma longa mensagem publicada para a comunidade, a Bungie afirmou que, após os eventos de Destiny 2: The Final Shape, chegou o momento do universo de Destiny “viver além de Destiny 2”.

Bungie fala em “novo começo” para o estúdio

Na declaração, a empresa destacou que os últimos anos foram marcados por altos e baixos, surpresas e conquistas construídas ao lado da comunidade.

Segundo a Bungie, o foco agora passa a ser o desenvolvimento de novos projetos e o início de uma “nova jornada” para o estúdio. A empresa confirmou que começará a incubar seus próximos jogos após o encerramento do ciclo de Destiny 2.

A Bungie anunciou oficialmente que encerrará o desenvolvimento ativo de Destiny 2 com uma última atualização em junho.

Destiny 2 continuará jogável

Apesar do fim do desenvolvimento ativo, a Bungie afirmou que Destiny 2 continuará funcionando normalmente, da mesma forma que o primeiro Destiny permanece online até hoje.

O estúdio também revelou que a atualização final trará mudanças voltadas para tornar o jogo mais acessível para jogadores que desejarem retornar futuramente.

Segundo a empresa, o objetivo é preservar o legado construído ao longo de quase 12 anos de histórias, expansões e eventos compartilhados pela comunidade.

“Nos vemos entre as estrelas”

Na parte final da mensagem, a Bungie agradeceu profundamente aos fãs que acompanharam a jornada desde os tempos da Cosmodrome até conteúdos mais recentes como Pale Heart e Lawless Frontier.

O estúdio afirmou que Destiny 2 criou memórias e amizades que durarão para sempre, encerrando a publicação com a frase: “Do fundo dos nossos corações, obrigado… e nos vemos entre as estrelas.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Playground Games reforça desenvolvimento de Fable e confirma novas contratações

Durante o Xbox Games Showcase 2026, a Playground Games revelou um novo trailer do Fable, que foi recentemente adiado.

A Playground Games voltou a comentar oficialmente sobre o Fable em uma nova publicação no LinkedIn, reforçando que o aguardado RPG segue avançando após o lançamento de Forza Horizon 6.

Além de celebrar a estreia do novo Forza Horizon, o estúdio confirmou que Fable continua previsto para chegar na primavera de 2026, embora ainda não exista uma data concreta anunciada.

Playground Games segue expandindo equipe de Fable

Na publicação, a Playground afirmou que o clima dentro do estúdio está “nas alturas” após o lançamento de Forza Horizon 6 nesta semana.

Mesmo assim, a empresa destacou que ainda tem muito trabalho pela frente com Fable e revelou que continua contratando profissionais para diversas áreas do desenvolvimento.

Segundo o estúdio, novas vagas estão abertas para múltiplos cargos, principalmente envolvendo criação de jogos e narrativa.

A Playground Games voltou a comentar oficialmente sobre o aguardado Fable em uma nova publicação no LinkedIn.

Fable segue previsto para a primavera de 2026

O ponto que mais chamou atenção na publicação foi a reafirmação da janela de lançamento do RPG.

A própria Playground Games voltou a indicar que Fable chegará na primavera de 2026. Apesar disso, a Microsoft ainda não revelou um dia específico para a estreia do jogo. Com isso, cresce a expectativa para que novidades sejam apresentadas em breve, especialmente com a proximidade do Xbox Games Showcase 2026.

Um dos projetos mais importantes do Xbox

Anunciado originalmente em 2020, Fable representa o retorno de uma das franquias RPG mais icônicas do Xbox.

O projeto está sendo desenvolvido pela Playground Games, conhecida mundialmente pela série Forza Horizon, e promete modernizar a franquia mantendo o humor e a identidade clássica da saga. Desde sua revelação, o título se tornou um dos jogos mais aguardados do Xbox Game Studios.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Infinity Ward indica início da divulgação do próximo Call of Duty, que deve ser Modern Warfare 4

Activision já está trabalhando nos próximos jogos da franquia Call of Duty.

A Infinity Ward publicou uma mensagem misteriosa nas redes sociais que parece marcar o início da campanha de divulgação do próximo Call of Duty — título que, segundo rumores e vazamentos recentes, será Call of Duty: Modern Warfare 4.

Na publicação, os chefes do estúdio afirmam que “um novo capítulo começa” para a Infinity Ward e destacam que o próximo jogo é resultado de anos de trabalho focados em entregar “combates viscerais e imersivos”.

Infinity Ward fala em “novo capítulo”

A mensagem assinada pelos líderes do estúdio, Mark e Jack, afirma que a equipe está pronta para finalmente começar a compartilhar aquilo que vem desenvolvendo.

O texto também descreve o novo projeto como algo “ousado”, “implacável” e construído por uma equipe que estaria levando “cada detalhe, sistema e momento ao limite”.

Embora a Infinity Ward não cite diretamente o nome do jogo, tudo indica que a publicação esteja relacionada ao próximo Modern Warfare. Confira a mensagem:

A Infinity Ward publicou uma mensagem misteriosa no X que parece marcar o início da campanha de divulgação do próximo Call of Duty.

Modern Warfare 4 deve abandonar Xbox One e PS4

Segundo a própria Activision, o próximo Modern Warfare será um título focado exclusivamente na geração atual. Isso significa que o jogo não deve chegar ao Xbox One e nem ao PlayStation 4, marcando uma transição definitiva da franquia para hardware mais moderno.

Caso as informações se confirmem, o novo Call of Duty será lançado apenas para Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC. Além disso, também é importante destacar que ele não será lançado em day-one no Game Pass Ultimate, mudança necessária para permitir a redução de preço do serviço.

Revelação pode acontecer no Xbox Games Showcase

Outro detalhe que fortalece as especulações é a proximidade do Xbox Games Showcase 2026, marcado para o dia 7 de junho, um domingo.

Desde a aquisição da Activision Blizzard, a franquia Call of Duty frequentemente apareceu em eventos do Xbox. Porém, também podemos especular que o jogo seja revelado durante o Summer Game Fest, que acontecerá na sexta-feira, 05 de junho.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

CEO da Take-Two diz que marketing de GTA 6 será diferente de GTA 5 e focado no público atual

A campanha de marketing de GTA 6 não seguirá o mesmo modelo usado em GTA 5 A afirmação foi feita pelo CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, em nova entrevista ao GamesIndustry.biz.

Segundo o executivo, a empresa já possui uma estratégia de divulgação preparada para GTA 6, mas ela refletirá a forma como o público consome mídia atualmente — bem diferente do cenário de 2013, época do lançamento de GTA 5.

Take-Two confirma campanha massiva para GTA 6

Durante a entrevista, Strauss Zelnick comentou que frequentemente recebe perguntas de investidores sobre a necessidade de gastar pesado em marketing para GTA 6, considerando o tamanho da franquia e a expectativa gigantesca do público.

Mesmo assim, ele deixou claro que a Take-Two pretende realizar uma campanha extremamente ampla para o jogo.

Segundo o executivo, a empresa prepara uma estratégia “muito significativa e abrangente”, mas adaptada ao comportamento moderno da audiência.

A campanha de marketing de GTA 6 não seguirá o mesmo modelo usado em GTA 5 A afirmação foi feita pelo CEO da Take-Two, Strauss Zelnick,

Marketing deve focar mais em internet e redes sociais

Zelnick destacou que o mercado mudou drasticamente desde o lançamento de GTA 5 em 2013. Na época, a Take-Two ainda investia fortemente em publicidade na televisão tradicional. Agora, segundo ele, isso praticamente não faz mais sentido para a estratégia atual da companhia.

Treze anos atrás ainda comprávamos publicidade em TV aberta. Não estaremos comprando muita TV aberta agora”, afirmou o CEO.

A fala reforça a ideia de que a campanha de GTA 6 deve priorizar redes sociais, plataformas digitais, criadores de conteúdo e ações online, acompanhando onde a atenção do público realmente está atualmente.

Expectativa por Trailer 3 continua enorme

A declaração também surge em meio à enorme expectativa da comunidade pelo terceiro trailer de GTA 6.

Nas últimas semanas, rumores sobre novos materiais promocionais, pré-venda e campanhas de divulgação têm movimentado os fãs nas redes sociais. Apesar disso, a Rockstar ainda não revelou quando divulgará o próximo trailer oficial do jogo.

Com lançamento marcado para 19 de novembro de 2026, GTA 6 já é tratado como um dos maiores lançamentos da história da indústria — e a Take-Two parece preparada para uma campanha igualmente gigantesca, mesmo que muito diferente da era de GTA 5.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Ubisoft amplia investimentos em IA generativa e aposta em NPCs inteligentes para futuros jogos

A Ubisoft revelou que está aumentando seus investimentos em IA generativa para jogos, com foco no projeto Teammates, descrito pela empresa como sua primeira experiência jogável baseada em IA generativa.

A informação apareceu no mais recente relatório financeiro da companhia, onde a publisher destacou que pretende usar a tecnologia para criar NPCs mais inteligentes, mundos mais dinâmicos e experiências capazes de reagir em tempo real às ações dos jogadores.

Ubisoft quer NPCs que respondam dinamicamente ao jogador

Segundo a empresa, os investimentos em Teammates serão acelerados para “enriquecer a experiência dos jogadores” e ajudar a lidar com a crescente complexidade do desenvolvimento moderno de games.

A Ubisoft afirma que já trabalha em aplicações práticas de IA em diversas áreas, incluindo bots inteligentes para equipes de controle de qualidade e sistemas avançados para NPCs e mundos interativos.

Na prática, a ideia é criar personagens e ambientes capazes de reagir dinamicamente ao comportamento do jogador durante a gameplay.

A Ubisoft revelou que está aumentando seus investimentos em IA generativa para jogos, com foco no projeto Teammates.

Projeto Teammates foi revelado em 2025

A Ubisoft apresentou oficialmente o projeto Teammates em novembro de 2025. Na ocasião, a empresa mostrou uma experiência em primeira pessoa com NPCs movidos por IA generativa, incluindo uma companheira virtual chamada Sofia, capaz de responder livremente às interações do jogador.

Segundo a diretora narrativa do projeto, Virginie Mosser, a proposta é permitir que os jogadores sintam que estão moldando a narrativa em tempo real, em vez de apenas seguir um roteiro fixo. Ela afirmou que a tecnologia representa “um verdadeiro avanço” para a imersão nos games.

Ubisoft vê IA como futuro dos mundos abertos

No relatório, a Ubisoft também destacou que possui décadas de experiência na criação de mundos abertos ambiciosos e sistemas movidos por IA, algo que agora está sendo combinado com pesquisas em machine learning para evoluir o projeto.

A companhia acredita que experiências capazes de responder livremente às ações e falas dos jogadores representam o próximo grande passo da indústria.

Apesar disso, o tema segue dividindo opiniões entre jogadores e desenvolvedores, principalmente por preocupações envolvendo substituição de profissionais criativos e uso excessivo de IA na produção de jogos.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Confira os novos jogos do Free Play Days – de 21 a 24 de maio

O Xbox está enviando vários cartões-presente (gift cards) para os seus jogadores para celebrar a chegada da primavera no hemisfério norte.

Chegou a lista de grandes títulos para jogar de graça neste fim de semana através do Free Play Days. Assinantes do Game Pass Ultimate, Premium e Essential poderão jogar três jogos a partir de hoje, quinta-feira (21), até o próximo domingo (24).

Você pode encontrar e instalar os jogos do Free Play Days aqui no Xbox.com. O clique enviará você para a Xbox Store, onde você deve estar conectado para ver a opção de instalação com sua associação ao Xbox Game Pass. Para fazer o download no console, clique na área de membro no painel inicial do seu Xbox One e Xbox Series X|S.

  • Warhammer 40,000: Battlesector
  • Warhammer 40,000: Chaos Gate – Daemonhunters
  • Warhammer 40,000: Inquisitor – Martyr

Se você gostar do que jogou e desejar continuar a diversão, pode comprar os jogos e outras edições com desconto e continuar jogando enquanto mantém sua pontuação de jogador e as conquistas obtidas no jogo durante o evento! Observe que a porcentagem de desconto pode variar de acordo com a região.

E aí, você vai aproveitar os novos jogos do Free Play Days liberados pelo Xbox? Conta para gente nos comentários!

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Plano família do Xbox Game Pass foi cancelado após resistência da EA, aponta relatório

E nem chegamos em maio e o Xbox Game Pass já está vendo seus primeiros jogos sendo confirmados para junho!

Um dos recursos mais pedidos pela comunidade do Xbox Game Pass pode ter sido cancelado definitivamente nos bastidores. Segundo novas informações compartilhadas pelo insider Jez Corden, o aguardado plano família do serviço teria encontrado forte resistência de parceiros internos da Microsoft — especialmente da Electronic Arts.

O recurso chegou a ser testado oficialmente em países como Colômbia e Irlanda, mas acabou desaparecendo sem novos anúncios desde então.

Xbox já havia testado plano família em alguns países

A Microsoft iniciou testes do chamado Xbox Game Pass Família e Amigos em 2022, permitindo que até quatro pessoas compartilhassem uma única assinatura por um valor reduzido.

O programa foi disponibilizado de forma limitada em alguns países, servindo como um teste inicial antes de uma possível expansão global. Na época, a proposta chamou bastante atenção por oferecer uma alternativa mais acessível para famílias e grupos de amigos utilizarem o catálogo do Game Pass.

Um dos recursos mais pedidos pela comunidade do Xbox Game Pass pode ter sido cancelado definitivamente nos bastidores.

EA teria sido contra a expansão do recurso

Segundo Jez Corden, a Electronic Arts — parceira de longa data do Xbox Game Pass através do EA Play — teria sido uma das empresas mais contrárias à ideia.

O jornalista afirma ter ouvido que a EA “odiou completamente” o conceito do plano família, embora destaque que a informação ainda deve ser tratada como rumor de bastidores.

Recurso nunca voltou a ser mencionado pela Microsoft

Desde o período de testes, a Microsoft praticamente parou de comentar sobre o plano família do Game Pass.

O desaparecimento silencioso da funcionalidade gerou especulações ao longo dos últimos anos, principalmente porque o recurso era visto como uma forma de tornar o serviço ainda mais competitivo frente a outras plataformas de assinatura.

Até o momento, a Microsoft não confirmou oficialmente o cancelamento definitivo do projeto. Ainda assim, a ausência de novidades e os novos rumores indicam que o recurso pode realmente ter sido abandonado internamente.

Vale lembrar que o plano foi um dos tópicos mais comentados no site de feedback do Xbox, mostrando que ainda existe demanda para ele.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Estes são os dez tópicos mais comentados no site de feedback do Xbox

Lançado na segunda-feira (18), o XBOX Player Voice é o site oficial da Microsoft para ouvir o feedback dos jogadores sobre a sua divisão de jogos.

O site já registrou mais de cinco mil publicações de feedback com os mais variados temas, desde jogos exclusivos até pedidos mais “inusitados”. Pensando nisso, nós da Central Xbox listamos os dez tópicos mais comentados do site.

1 – Retorno dos jogos exclusivos

Como era de se esperar, o tópico mais comentado do site é o retorno dos jogos exclusivos no Xbox, um tema extremamente sensível que vem mexendo com toda a divisão desde 2024 quando o ex-CEO Phil Spencer revelou uma estratégia multiplataforma – que até então seria de apenas quatro jogos (Sea of Thieves, Pentiment, Grounded e Hi-Fi Rush).

Porém, este é um assunto que já estava sendo estudado por Asha Sharma antes mesmo da criação do site. Segundo a nova CEO do Xbox, diversos estudos estão sendo feitos para definir o melhor caminho, mas que não está pronta para dar uma resposta neste momento – embora tenha garantido que será totalmente transparente.

Se for depender do feedback dos jogadores, Asha Sharma já tem um bom motivo para retornar com os jogos exclusivos no Xbox!

2 – Retorno da retrocompatibilidade

O segundo assunto mais comentado do site é o retorno da retrocompatibilidade, um recurso que por muitos anos recebia atualizações oficiais por parte do Xbox, mas que finalizou em 2021 após o lançamento dos Xbox Series X|S.

Embora não tenha recebido nenhuma atualização de lá para cá, alguns rumores sugerem que a retrocompatibilidade retorne já neste ano durante as comemorações dos 25 anos do Xbox. Além disso, também é esperado que ela retorne “com tudo” na próxima geração de consoles, que ainda não tem uma data de lançamento.

3 – Online gratuito

O terceiro tópico mais comentado é o de online gratuito, um “sonho antigo” para quem joga nos consoles. Além de solicitar o online gratuito, o tópico também pede que os benefícios do Game Pass sejam unificados em uma única assinatura que custe US$10 – mas que dificilmente irá acontecer.

Novamente, este é uma das “funcionalidades” que poderá aparecer no console de próxima geração do Xbox, mas que já poderia ser testada nos atuais Xbox Series X|S para ajudar a “alavancar” as vendas.

O XBOX Player Voice é o site oficial da Microsoft para ouvir o feedback dos jogadores sobre a sua divisão de jogos.

4 – Conquistas

Outra parte bastante comentada no site é a tão aguardada reformulação no sistema de conquistas. O tópico pede que além de um sistema que separe as conquistas de DLCs do jogo base, uma espécie de “selo” seja fornecida para quem completasse 100% do jogo – como já acontece com os troféus de platina do PlayStation.

Vale lembrar que o Xbox já começou a reformular o sistema de conquistas, e garantiu que mais mudanças deverão ser implementadas em breve. Talvez esse tópico acelere as coisas por lá!

5 – Plano família do Game Pass

O quinto tópico mais comentado do site é o retorno do plano família do Xbox Game Pass, que chegou a ser testado em países como a Colômbia há alguns anos. Infelizmente, após os testes, nenhum novo detalhe sobre o plano foi fornecido pelo Xbox, e parece que ele “morreu na praia”.

Com um plano família ficaria muito mais barato assinar o Xbox Game Pass em locais com vários consoles/PCs. É claro, ele não ficaria limitado em famílias, já que grupos de amigos também poderiam assinar o serviço e compartilhar entre si os benefícios.

6 – Retorno ao Brasil

Esse mostra o poder da nossa comunidade. Com o que nasceu como uma simples publicação no X se tornou um dos maiores tópicos do site de feedback do Xbox. O nome já sugere (além do que é algo que nós vivemos por aqui diariamente): uma presença maior da marca por aqui, com o retorno da distribuição de consoles, jogos e ações de marketing.

A situação começou a “desandar” por aqui quando o Xbox Series S subiu de preço no final de 2023, o que deixou muita gente enfurecida. De lá para cá, a situação foi só piorando com a falta de estoques oficiais de consoles – principalmente do Xbox Series X -, falta de lançamento de jogos, ações de marketing e interação com a comunidade.

Vamos torcer para que este tópico seja lido pela Asha!

7 – Jogos de disco na próxima geração

Esse é mais uma sugestão para o Project Helix. Baseado em um artigo do Windows Central, o autor pede que o próximo console do Xbox ainda dê suporte para jogos em disco através de um leitor, e reforçou que ainda existe demanda para este tipo de jogo.

Vale lembrar que o Xbox está trabalhando em uma forma de “converter” seus jogos físicos em digitais – e que pode estrear na próxima geração.

8 – Retorno dos avatares

O oitavo tópico mais comentado pede o retorno dos avatares, como os do Xbox 360, em versões melhoradas para os novos consoles. O autor justifica que eles ajudavam a passar a “identidade” do dono do perfil, além de ser algo único encontrado no ecossistema do Xbox.

Vale lembrar que o Xbox tentou “reanimar” os avatares no Xbox One e no início da atual geração, mas acabou desistindo do projeto no final de 2024.

9 – Mudança no sistema de contagem de tempo de jogo

Esse é simples. O tópico em questão pede que o Xbox mude o seu sistema de contagem de jogo de “dias” para “horas“. Sim, só isso. Como é algo simples (eu acho), podemos esperar que aconteça nas próximas atualizações de sistema – já que Asha Sharma já mostrou que está “de olho” no feedback dos seus fãs.

10 – HDR na dashboard inicial

Esse é outro mais simples, mas o tópico em questão pede que o Xbox libere o HDR na dashboard inicial dos consoles, dando assim um tom “mais vivo”.

Pode ser que nem tudo seja atendido

Infelizmente, podemos especular que nem tudo vá ser atendido. Itens como o online gratuito (e seu irmão “Game Pass de dez dólares”) podem ser “caros demais” para acontecer, principalmente porque poderão tirar uma boa fatia do lucro do Xbox que está (infelizmente) registrando quedas nos últimos trimestres.

Entretanto, o Xbox já garantiu que o feedback enviado no site não será perdido e garantiu que respostas (mesmo que genéricas) serão enviadas aos usuários.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

CD Projekt diz que aprendeu com Cyberpunk 2077 e promete desenvolvimento mais organizado para The Witcher 4 e Cyberpunk 2

O Cyberpunk 2077 não deve receber uma nova DLC, pelo menos é o que apontou a CD Projekt Red em uma publicação no X.

A CD Projekt Red afirmou que The Witcher 4 e Cyberpunk 2 não devem enfrentar os mesmos problemas internos que marcaram o desenvolvimento turbulento de Cyberpunk 2077.

Segundo desenvolvedores do estúdio, a principal mudança aconteceu em uma área pouco chamativa, mas considerada crucial: a documentação interna dos projetos.

CD Projekt admite que documentação era “caótica”

Em entrevista ao GamesRadar+ durante um painel da Digital Dragons, os escritores técnicos Jarosław Ruciński e Adrian Fulneczek explicaram que a CD Projekt historicamente documentava muito mal seus projetos.

Segundo eles, durante o desenvolvimento de The Witcher e The Witcher 2: Assassins of Kings, praticamente ninguém pensava em preservar conhecimento técnico para o futuro. Hoje, o estúdio afirma ter “quase nada” daquele período.

O problema ficou evidente durante o desenvolvimento do remake do primeiro The Witcher, quando a equipe percebeu que havia pouquíssimo material técnico preservado da produção original.

A CD Projekt diz que aprendeu com Cyberpunk 2077 e promete desenvolvimento mais organizado para The Witcher 4 e Cyberpunk 2.

Cyberpunk 2077 teve mais de 8 mil páginas de documentação

Segundo Adrian Fulneczek, Cyberpunk 2077 acabou se tornando o maior exemplo dos problemas internos da empresa.

A equipe adotou uma nova ferramenta chamada Confluence para criar uma “documentação viva”, mas o projeto cresceu rapidamente e ultrapassou 8 mil páginas de arquivos. Com isso, manter tudo organizado deixou de ser prioridade.

A situação piorou quando documentos relacionados à expansão Cyberpunk 2077: Phantom Liberty foram separados entre servidores internos e armazenamento em nuvem.

Foi um caos”, afirmou Fulneczek, destacando que a fragmentação dificultava o trabalho interno e também afetava parceiros terceirizados envolvidos na produção.

Novo sistema será obrigatório em The Witcher 4 e Cyberpunk 2

Agora, a CD Projekt afirma ter reformulado completamente seu processo de desenvolvimento. Segundo os desenvolvedores, a documentação passou a ser compartilhada entre todos os times globais da empresa, permitindo que diferentes equipes reutilizem soluções já criadas em outros projetos.

Além disso, manter a documentação atualizada virou uma exigência obrigatória para que um jogo avance entre etapas importantes do desenvolvimento, como pré-produção, alpha e beta.

De acordo com Fulneczek, o estúdio criou uma nova definição interna de “projeto concluído”, onde a documentação passou a fazer parte essencial do processo.

Conhecimento agora é compartilhado entre equipes

Jarosław Ruciński explicou que, anteriormente, muito conhecimento técnico ficava preso dentro de equipes específicas. Agora, isso mudou.

Segundo ele, se uma equipe de The Witcher encontrar uma solução importante para algum sistema, os desenvolvedores de Cyberpunk poderão reutilizar essa tecnologia e adaptá-la para seus próprios projetos.

A CD Projekt acredita que essa integração evitará retrabalho, acelerará o desenvolvimento e ajudará a impedir problemas semelhantes aos que afetaram Cyberpunk 2077 no lançamento.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.

Embracer cria Fellowship Entertainment, nova divisão que controlará O Senhor dos Anéis, Tomb Raider e outras grandes franquias

A Embracer Group anunciou uma grande reorganização interna e revelou a criação da Fellowship Entertainment, nova divisão que ficará responsável por algumas das principais propriedades intelectuais da companhia.

Segundo a empresa, a nova divisão será transformada em uma companhia separada a partir de 2027 e terá foco em franquias de grande porte, incluindo O Senhor dos Anéis, Tomb Raider e diversas outras IPs importantes do grupo.

Fellowship Entertainment será responsável pelas maiores franquias da empresa

De acordo com o anúncio, a Fellowship Entertainment será posicionada como uma companhia focada em propriedades intelectuais e entretenimento, atuando como “guardiã” de algumas das franquias mais valiosas da Embracer.

A nova estrutura abrigará estúdios como Crystal Dynamics, Eidos-Montréal, Warhorse Studios, 4A Games e Flying Wild Hog.

A Embracer Group anunciou uma grande reorganização interna e revelou a criação da Fellowship Entertainment.

Entre as franquias citadas estão Kingdom Come: Deliverance, Metro, Darksiders, Dead Island, Remnant, além de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Estratégia separa grandes franquias de projetos menores

A Embracer explicou que a Fellowship Entertainment ficará responsável pelos títulos e marcas mais robustos da companhia, enquanto a estrutura principal da Embracer deve focar em projetos menores, novos talentos e produções de escala reduzida.

Na prática, isso cria uma divisão mais clara entre os grandes blockbusters da empresa e iniciativas menores. A estratégia lembra movimentos recentes de outras gigantes da indústria, como a Ubisoft, que criou a divisão Vantage Games para concentrar algumas de suas franquias mais importantes.

Mudança reforça foco em Terra-média

O anúncio também chama atenção porque acontece pouco depois de rumores e confirmações envolvendo novos jogos da Terra-média.

Recentemente, a própria Warhorse Studios confirmou que está trabalhando em um RPG de mundo aberto ambientado no universo de O Senhor dos Anéis. Agora, com a criação da Fellowship Entertainment, a Embracer parece deixar ainda mais claro que pretende transformar a franquia em um dos pilares centrais de sua estratégia para os próximos anos.

Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVsControlesHeadsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.