Ta tendo problemas ao tentar rodar um jogo?
Quem aqui já tentou abrir um jogo no Xbox Series X|S ou no Xbox One e se deparou com diferentes problemas que você não sabia como solucionar? Por exemplo, o jogo travou, fechou inesperadamente ou até teve problemas para iniciar.
Sim é frustrante, e as vezes leva um tempo para entender o que está acontencendo, e neste caso nós preparamos um passo a passo com dezenas de situações para você analisar e continuar com a sua diversão.
Para começar a solucionar qualquer um dos seus problemas, primeiro verifique se há algo conhecido que possa estar afetando sua jogabilidade.
Passo 1: Verificar alguns problemas conhecidos
Verifique se há interrupções de serviço através do Status do Xbox
Verifique os problemas conhecidos para a página de lançamentos de jogos para ver se há algum problema conhecido com o jogo que você está jogando.
Se você receber um código de erro, insira o código nos resultados da pesquisa para saber como solucioná-lo.
Quer jogar offline? Para obter mais informações sobre como iniciar seu jogo para um jogador, consulte: Usando o console do Xbox offline
Se você não conseguir baixar ou instalar um jogo, talvez seja preciso solucionar problemas de instalação de jogos ou aplicativos no console Xbox
Se o disco do jogo não for carregado ou reproduzido, você pode solucionar problemas de reprodução de disco
Passo 2: Reiniciar o jogo
Às vezes, um problema de congelamento ou inicialização de jogo pode ser causado por um problema temporário que pode ser corrigido simplesmente saindo e reiniciando o jogo. Se o jogo estiver em execução, tente sair para a tela Início. Veja como:
- Pressione o botão Xbox em seu controle para abrir o guia.
- Destaque o jogo, pressione o botão Menu no seu controle e selecione Sair.
- Tente reiniciar o jogo.
- Se esta etapa não funcionou, continue para a próxima etapa.
Etapa 3: desligue e ligue seu console
Tente ligar e desligar seu Xbox. Desligar e ligar o console o reiniciará completamente. Isso não apaga nenhum dos seus jogos ou dados.
- Desligue o console mantendo pressionado o botão Xbox na parte frontal do console por pelo menos 10 segundos.
- Ligue seu console novamente pressionando o botão Xbox no console ou o botão Xbox no seu controle.
- Depois de concluir as etapas anteriores para reiniciar o console, tente reiniciar o jogo.
- Se esta etapa não funcionou, continue para a próxima etapa.
Etapa 4: testar sua conexão de rede
Um problema de conexão de rede às vezes pode afetar a jogabilidade. Veja como testar sua conexão Xbox:
- Pressione o botão Xbox para abrir o painel.
- Selecione Perfil e sistema > Configurações > Geral > Configurações de rede.
Obs: Quaisquer interrupções aparecerão em Status atual da rede.
- Na tela Configurações de rede, selecione Testar conexão de rede. Se o teste de conexão for bem-sucedido, seu console se conectará ao serviço Xbox.
Obs: Se você for solicitado a atualizar o software do console, selecione Sim.
Se esta etapa não funcionou, consulte:
Solucionar problemas de conexão de rede no Xbox
Etapa 5: tente usar um perfil diferente
Às vezes, a jogabilidade pode ser afetada por dados de perfil corrompidos no console Xbox. Para saber se esse é o caso, tente reproduzir o mesmo jogo usando outro perfil no console.
- Pressione o botão Xbox para abrir o painel.
- Selecione Perfil e sistema e selecione Adicionar ou alternar.
- Selecione um perfil diferente daquele que você estava usando anteriormente.
Se você não tiver um perfil diferente configurado no seu Xbox, você pode criar um novo perfil apenas para fins de teste ou pedir a um amigo que carregue o perfil dele no seu console para testar o jogo para você.
- Agora reinicie o jogo para ver se funciona corretamente em um perfil diferente.
Se você puder jogar com um perfil diferente, vá para a Etapa 6: remova e adicione novamente seu perfil.
Etapa 6: remova e adicione novamente seu perfil
Se o perfil no console Xbox estiver causando o problema de jogo, os dados do perfil do jogo podem estar corrompidos. Você pode corrigir isso removendo esse perfil do console e baixando-o novamente. Para remover seu perfil:
- Pressione o botão Xbox para abrir o painel.
- Selecione Perfil e sistema > Configurações > Conta > Remover contas.
- Selecione a conta que você deseja remover (aquela que está enfrentando o problema de jogabilidade) e selecione Remover.
Agora baixe seu perfil novamente para criar uma nova versão dos dados do seu perfil:
- Pressione o botão Xbox para abrir o painel.
- Selecione Perfil e sistema, selecione Adicionar ou alternar e, em seguida, selecioneAdicionar novo.
- Digite o endereço de email e a senha que você utiliza para acessar sua conta Microsoft (a mesma conta que você acabou de remover).
Importante Certifique-se de que você não selecione Obter uma nova conta a menos que seja isso que você queira fazer. Se você selecionar Obter uma nova conta, você criará uma nova conta Microsoft.
- Acompanhe os avisos à medida que o console orienta você durante as etapas de configuração da conta, como informações sobre privacidade, entrada e preferências de cor até retornar à tela Início.
Depois de concluir o processo de recriar seu perfil no console Xbox e retornar à tela inicial, tente jogar novamente.
Se esta etapa não corrigir o problema, passe para a próxima etapa.
Etapa 7: limpe o salvamento local e ressincronize com a nuvem
É possível que o salvamento local do seu jogo tenha sido corrompido. Nesse caso, excluir o salvamento local e sincronizar novamente com a nuvem pode corrigir o problema.
Primeiro, exclua o salvamento local:
- Pressione o botão Xbox para abrir o guia e selecione Meus jogos e aplicativos > Ver todos > Jogos.
- Destaque o título do jogo e pressione o botão Menu em seu controle.
- Selecione Gerenciar jogo e complementos > Dados salvos.
- Selecione Excluir tudo para remover o salvamento local deste jogo e siga as instruções.
Após excluir o jogo salvo localmente, reinicie o console:
- Mantenha pressionado o botão Xbox no centro do controle.
- Selecione Reiniciar console e siga as solicitações.
Depois de reiniciar o Xbox, sincronize novamente seus jogos salvos com a nuvem. Seus jogos salvos são armazenados automaticamente na nuvem enquanto você está conectado ao serviço Xbox.
Tente jogar o jogo novamente para ver se a ressincronização com a nuvem corrigiu o problema do jogo.
Etapa 8: Verificar se o jogo foi comprado por esta conta
Se você quiser executar um jogo baixado no console Xbox, a conta usada para comprar o jogo deve ser a mesma que você usa para entrar no serviço Xbox. Para verificar a conta que foi usada para comprar o jogo, consulte o histórico de compras do Xbox.
Observe que para consultar o histórico de compras, você deverá fornecer o endereço de email e a senha da sua conta Microsoft. Caso não tenha essas informações e precise aprender a redefinir sua senha localize o endereço de email da sua conta Microsoft.
- Entrar em sua conta Microsoft. Pode ser necessário inserir um código de segurança.
- Na parte superior, selecione Pagamento e cobrança> Histórico de pedidos.
- Para obter mais detalhes, selecione Detalhesna transação.
Se você não tiver uma licença para o jogo que deseja executar, ou se a conta usada para comprar o jogo não estiver carregada no console Xbox, o jogo não iniciará. Se o jogo foi comprado com a conta no console Xbox, prossiga para a próxima etapa.
Etapa 9: Redefinir o sistema operacional de seu console
Talvez haja algum problema no SO (sistema operacional) do console que impede a reprodução correta do jogo. Você pode restaurar o sistema operacional do console sem excluir jogos ou aplicativos. Para redefinir seu console sem perder os dados dos jogos, siga estas etapas:
- Pressionar o botão Xbox para abrir o painel.
- Selecionar Perfil e sistema> Configurações > Sistema.
- Selecionar Informações do console.
- Selecionar Redefinir console.
- Na tela Redefinir seu console?, selecionar Redefinir e manter meus jogos e aplicativos. Essa opção redefinirá o sistema operacional e excluirá todos os dados potencialmente corrompidos sem excluir seus jogos ou aplicativos.
Aviso Assegure-se de não selecionar Redefinir e remover tudo nesse ponto. Essa opção redefine o console e os dados de usuário para as configurações de fábrica e todos os dados do usuário, incluindo contas, jogos salvos, configurações e associações do Xbox principal. Todos os jogos e aplicativos serão excluídos. Em outros casos de solução de problemas, use essa opção somente como último recurso.
Depois de redefinir o sistema operacional do console, tente executar o jogo mais uma vez. Se isso não resolver o problema, prossiga para a próxima etapa.
Observação Se a redefinição do console for bem-sucedida, talvez seja necessário repetir algumas etapas gerais de configuração do console antes de voltar à tela Página Inicial.
Etapa 10: Desinstalar o jogo, reiniciar o console e reinstalar o jogo
É possível que os dados do jogo instalado estejam corrompidos. Para corrigir isso, você precisa desinstalar e reinstalar o jogo.
Para desinstalar o jogo:
- Pressione o botão Xbox para abrir o guia e selecione Meus jogos e aplicativos > Ver todos os jogos >Jogos.
- Realce o jogo que deseja desinstalar.
- Pressione o botão Menu no controle e selecione Desinstalar > Desinstalar tudo.
Depois que o jogo for desinstalado, reinicie o console:
- Pressione e segure o botão Xbox.
- Selecione Reiniciar consolee siga as solicitações.
Em seguida, reinstale o jogo:
- Entre no Xbox.
- Pressionar o botão Xbox para abrir o painel.
- Selecione Meus jogos e aplicativos> Ver todos > Biblioteca completa > Jogos próprios.
- Selecione um jogo e, em seguida, pressione Instalar todos.
Se esta etapa não corrigir o problema, passe para a próxima etapa.
Etapa 11: Tentar salvar o jogo em um dispositivo de armazenamento externo
Se você tiver outro dispositivo de armazenamento disponível (um disco rígido externo ou um pen drive, por exemplo), podemos testar se o problema foi causado pelo disco rígido interno do seu console Xbox. Estes são os requisitos básicos para armazenar jogos em uma unidade externa:
- Ter capacidade de 128 GB ou mais
- Usar USB 3.0
Se você não tiver esse dispositivo de armazenamento, prossiga para a próxima etapa.
Se o problema do jogo só ocorre quando você salva o jogo no console, e não quando o salva em um dispositivo de armazenamento externo, é provável que o disco rígido interno do console esteja com defeito. Prossiga para a próxima etapa para ver se alguma etapa dessa solução corrigirá o problema.
Etapa 12: Verificar banimentos específicos de cada jogo
Os desenvolvedores de jogos podem incorporar mecanismos de segurança específicos em seus títulos e impor suas políticas de comunidade para garantir que os jogos sejam justos e respeitosos. Cada desenvolvedor aborda o banimento em jogos de maneira diferente.
Observação Esse mecanismo de segurança específico por jogo é independente do sistema maior do Xbox. O Suporte do Xbox não pode desfazer banimentos de jogos da Microsoft nem responder a dúvidas sobre banimento de jogos não publicados pela Microsoft.
Se os problemas com as partidas persistirem, verifique se você não foi banido do jogo. O método pelo qual você é notificado sobre um banimento de jogo varia de um desenvolvedor de jogos para outro e pode incluir, entre outros:
- Você recebe uma mensagem no jogo
- Você recebe uma mensagem de erro de conexão ao tentar acessar os recursos online de um jogo
- Você não consegue acessar certos recursos de jogos
Se esta etapa não corrigir o problema, passe para a próxima etapa.
Etapa 13: Verificar se o seu console está atualizado
Verifique se o sistema operacional no seu console Xbox está atualizado. Se o sistema não estiver atualizado, atualize o console. Observe que o Xbox pode não ser atualizado automaticamente se você estiver desconectado do serviço Xbox ou se o console estiver no modo de economia de energia. Para saber mais, confira:
Etapa 14: Redefinir o console para os padrões de fábrica
Se o console for atualizado e você continuar enfrentando problemas nos jogos, talvez seja necessário redefinir para os padrões de fábrica. Se esta etapa não corrigir o problema, passe para a próxima etapa.
Etapa 15: Reinstalar o jogo e tentar novamente
Seu console Xbox já deve ter sido restaurado para os padrões de fábrica e deve estar totalmente atualizado. Tente instalar o jogo novamente para verificar se essas medidas corrigiram o problema.
Instalação do jogo da Microsoft Store
Assegure-se de entrar no console com a conta originalmente usada para comprar e baixar o jogo.
- Pressione o botão Xbox para abrir o guia e selecione Meus jogos e aplicativos > Ver todos > Biblioteca completa > Jogos próprios.
- Selecione o jogo e, em seguida, selecione Instalar> Instalar todos.
Depois que o jogo for instalado, tente jogá-lo para ver se o problema ocorre novamente. Se ocorrer, prossiga para a próxima etapa.
Etapa 16: Somente para salvamentos corrompidos na nuvem
Importante Se você não conseguiu executar o jogo usando qualquer perfil, ignore esta etapa. Siga esta etapa somente se você consegue executar o jogo usando um perfil diferente (Etapa 5: Tentar usar um perfil diferente, encontrado na página anterior desta solução de problemas). Nesse caso, é possível que o jogo salvo localmente e o jogo salvo na nuvem estejam corrompidos. Se esse for o caso, excluir os jogos salvos e, em seguida, salvar um novo pode corrigir o problema.
Se você quiser prosseguir com essa etapa e excluir todos os salvamentos desse jogo, siga estas etapas:
Aviso Ao excluir os jogos salvos locais e na nuvem você perderá todo o progresso salvo do jogo. Recomendamos esta etapa somente como um último recurso, caso nenhuma das etapas anteriores tenha corrigido o problema e se você estiver disposto a começar novamente com um jogo salvo completamente novo.
- Pressione o botão Xbox para abrir o painel e selecione Meus jogos e aplicativos > Ver todos > Jogos.
- Realce o título do jogo e pressione o botão Menu em seu controle.
- Selecione Gerenciar jogo e complementos.
- Realce Dados salvos, selecione seu gamertag e, em seguida, selecione Excluir de todos os lugarespara excluir todos os salvamentos (locais e na nuvem) do jogo.
- Após excluir todos os salvamentos deste jogo, tente jogar e criar um novo jogo salvo para ver se o problema ocorre novamente.