Olha a mitada do tio Phil!
E na madrugada de terça para quarta feira, Phil Spencer o chefão do Xbox, publicou uma das mensagens mais bombásticas sobre a Activision Blizzard desde a divulgação de sua compra no início de 2022. E para aqueles, que estavam dormindo, e não pegaram a coisa toda em tempo real, vem comigo que eu te conto tudo o que está acontecendo nesta atualização de tirar o fôlego.
Salve senhores, salve senhoras, Leo Izzo na área. E foi exatamente as 1h12 da manhã horário oficial do Brasil, que Phil Spencer, publicou duas grandes bombas em seu Twitter.
De acordo com suas publicações, Spencer confirmou um acordo onde a Activision Blizzard se comprometerá a lançar a franquia Call of Duty por dez anos tanto na plataforma Nintendo (que por sinal recebeu Call of Duty: Black Ops II pela última vez em 2012, no Wii U) quanto na plataforma Steam.
Brad Smith, atual presidente da Microsoft, também se manifestou a respeito no Twitter, enaltecendo o acordo entre Xbox e Nintendo. Na publicação Smith elogia o caso, e diz que trará vantagens competitivas ao mercado e beneficiará os jogadores.
Por outro lado, Brad Smith cutucou a Sony, confirmando que a empresa se recusou a assinar o acordo para manter Call of Duty no PlayStation por 10 anos, mas garante que o Xbox está aberto a colocar na mesma o mesmo acordo que Nintendo e Steam assinaram.
Esse acordo, chega num momento importante da aprovação da compra da Activision Blizzard pois demonstra abertamente que a empresa já possui laços de comprometimento com Nintendo e Steam, dois gigantes da Indústria, e deixa os órgãos reguladores em uma delicada situação.
Para deixar a história ainda melhor, Gabe Newell, fundador da Steam, elogiou o acordo feito para manter Call of Duty em sua plataforma. A Nintendo não fez um pronunciamento oficial, mas, podemos especular que também devem estar felizes pela parceria em sua plataforma.
Agora, a cereja do bolo, foi Phil Spencer colocando fogo no parquinho. Durante uma entrevista para a Bloomberg, Spencer conversou sobre os acordos com Nintendo e Steam, e comentou que a Sony passa mais tempo com os órgãos reguladores do que a própria Microsoft.
Essas notícias, chegaram num momento crucial para o processo de aprovação da compra da Activision Blizzard por parte da Microsoft, uma vez que os três principais órgãos reguladores CMA, FTC e UE, estão investigando o processo a fundo, e, cogitaram barrar a compra devido as reclamações da Sony.
Além disso, vai tornar a vida da Sony muito mais difícil, uma vez que a empresa vem se vitimizando descaradamente para CMA e FTC, tentando forçar a não aprovação governamental, dizendo que os consumidores seriam prejudicados com essa aquisição.
A Microsoft fez uma grande jogada estratégica, e movimentou as peças no seu tabuleiro de forma precisa, devolvendo toda a pressão de volta aos órgãos reguladores, que a partir de agora, terão dificuldades em barrar o negócio, uma vez que Nintendo e Steam, empresas que possuem gigantes plataformas com milhares de usuários, poderão ter acesso a algo que praticamente nunca existiu. É como Phil Spencer sempre falou, poderemos levar os jogos a mais jogadores. O futuro é no Xbox.
E para coroar esse vídeo, que tal a gente fechar com uma atualização com as próximas importantes datas para que as decisões regulatórias sejam entregues por cauda uma das agências?
- 7 de dezembro de 2022 : reunião entre a Microsoft e a FTC;
- 8 de dezembro de 2022 : reunião da FTC para discutir o acordo e votar sobre;
- janeiro de 2023 : votação da Comissão FTC (se não acontecer em 8 de dezembro de 2022);
- Início de janeiro de 2023 : a CMA publicará conclusões provisórias (uma minuta da decisão final) e medidas provisórias (se forem necessárias);
- fevereiro 3 de 2023 : decisão da Nova Zelândia;
- 1º de março de 2023: o último dia para a CMA publicar seu relatório final;
- 11 de abril de 2023 : o último dia para a Comissão Europeia publicar sua decisão (pode acontecer mais cedo se a MS oferecer soluções que resolvam possíveis preocupações);
- África do Sul, Coreia do Sul, Japão, Austrália, Turquia, Canadá, Chile, Israel e China ainda não possuem datas das suas decisões.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.