Através do Bloomberg, o conhecido jornalista Jason Schreier postou um relatório apontando os problemas de desenvolvimento do Redfall.
Segundo Schreier, o desenvolvimento do Redfall começou em 2018, após o lançamento do Prey, que embora tenha sido um bom jogo, foi um fracasso de vendas. O game foi pensando para se encaixar no estilo de “jogo como serviço”, que estava fazendo sucesso com o Fortnite e Overwatch no início do ano.
O relatório também apontou que a ZeniMax, controladora da Arkane, estava solicitando que microtransações fossem adicionadas em seus jogos, como Fallout e Doom, e foi o que aconteceu com o Redfall. Além de terem a missão de adicionar um sistema controverso, os funcionários da Arkane não possuíam experiência em jogos multiplayer.
Com a falta de experiência, vários funcionários deixaram a desenvolvedora, e o projeto foi encontrando momentos conturbados que não foram resolvidos nem com o apoio de outras desenvolvedoras da ZeniMax. Como o estúdio paga um salário menor em relação aos outros players do mercado, a contratação de novos funcionários se tornou um desafio.
Após a aquisição da ZeniMax pelo Xbox em 2020, os funcionários da Arkane esperavam que o jogo fosse cancelado ou pelo menos alterado, removendo o multiplayer ou o transformando em singleplayer. No entanto, seguindo a política proposta por Phil Spencer, a “liberdade criativa” dos estúdios não foi alterada, e logo o Xbox não cancelou o projeto.
No final do desenvolvimento, o diretor Harvey Smith apontou que a “magia da Arkane” apareceria, e o jogo melhoraria, mas isso não aconteceu. Após os vários testes, quem jogou o Redfall no início do desenvolvimento e perto do fim do desenvolvimento apontaram que “pouca coisa havia sido alterada”.
Por fim, para evitar um desastre ainda maior, a Arkane removeu todos as funcionalidades de microtransações, o que não ajudou muito, já que o Redfall sofreu com uma série de bugs e problemas de performance.
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