Com o lançamento iminente do aguardadíssimo Starfield, Todd Howard, chefe da Bethesda, compartilhou um memorando aos funcionários do estúdio, Xbox e da Microsoft.
No memorando, Howard comentou sobre o processo de desenvolvimento do Starfield, começando com a apresentação do escopo ao seu superior da ZeniMax, pandemia, aquisição pelo Xbox e mais. Confira o documento na íntegra:
“Bati na porta de Robert Altman [ex-CEO da ZeniMax]. ‘Tem alguns minutos?’ ‘Com certeza’, ele respondeu. Era o início de 2013, estávamos desenvolvendo o Fallout 4, e o Skyrim ainda desfrutava de um enorme sucesso. Eu estava lá para apresentar a ele nosso próximo jogo. Não seria uma sequência de nossos jogos atuais (ele parecia preocupado), mas um grande RPG espacial e nossa primeira nova IP em mais de 25 anos (pareceu curioso). Ele mergulharia na criação e na busca por nosso lugar no universo (um brilho nos olhos). Você exploraria a galáxia de maneiras que apenas os videogames podem proporcionar. E se chamaria – Starfield. ‘Parece fantástico’, ele disse.
Robert seria o primeiro a acreditar em nós, não importando a situação. Nosso caminho para criar o Starfield seria longo e sinuoso, onde fizemos outros jogos ao longo do caminho (Fallout 4, Skyrim SE, Fallout Shelter, Skyrim VR, Fallout 76, Skyrim novamente…). O desenvolvimento principal de 2020 a 2023 viu enormes mudanças em nossas vidas. Uma pandemia global, a passagem de Robert e a integração com a Xbox.
É incrível estar no momento em que o Starfield finalmente será lançado esta semana. Ele só existe porque todos os outros também acreditaram. Fomos apoiados por décadas por todos na ZeniMax, todos fazendo o melhor trabalho de suas vidas. Agradecimentos especiais às nossas equipes de publicação, que buscaram criar não apenas mais um lançamento, mas algo que cativaria as mentes e inspiraria jogadores em todo o mundo. E aos nossos parceiros em QA que tiveram a difícil tarefa de testar um jogo onde qualquer coisa pode (e vai) acontecer. E obrigado a Jamie Leder e nossas equipes de Administração/Recursos Humanos, que apoiaram todos nós durante os anos mais desafiadores que já enfrentamos.
E, é claro, há o Phil Spencer. Seu apoio a cada jogo e a cada jogador tem sido firme e inabalável. Entrar para a Xbox nos aproximou de tantas pessoas com as quais trabalhamos por mais de 20 anos. Não consigo imaginar um lugar melhor para criar jogos, onde a diversidade de estúdios, criadores e jogos tem permissão para florescer. Esse apoio veio de toda a equipe de liderança da Xbox e de todas as áreas de publicação e suporte ao desenvolvimento. Agradecimentos especiais aos magos da ATG, cujos feitiços e encantamentos ajudaram a tornar este nosso jogo com melhor desempenho.
O mais importante é a equipe com a qual trabalho na Bethesda Game Studios. É uma bênção incrível estar cercado por tantas pessoas talentosas e inspiradoras todos os dias. Momentos como este fazem você refletir. Alguns de nós estão juntos há décadas, outros se juntaram mais recentemente, mas todos têm a mesma paixão. Não poderia estar mais orgulhoso de sua dedicação contínua para criar algo verdadeiramente especial.
Por fim, um grande agradecimento a todos vocês, da família Xbox e Bethesda. Seu entusiasmo e encorajamento significaram o mundo para nós. Criar este jogo foi uma das experiências mais desafiadoras e emocionantes de nossas carreiras – uma jornada que nunca esqueceremos. E, à medida que chegamos ao final deste capítulo, o passamos para vocês. Cada um de vocês está recebendo o jogo com Acesso Antecipado e pode começar a jogar nesta sexta-feira, 1º de setembro, mas, como é um horário global, vocês podem realmente jogar na quinta-feira à noite (Obrigado, Nova Zelândia!).
Esperamos que vocês tenham a chance de jogar e que sua jornada seja tão recompensadora quanto a nossa.
Com os melhores cumprimentos,
Todd.”
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