A Microsoft está transferindo a Rare e a World’s Edge para a estrutura da Activision como parte da nova etapa do processo de reorganização do Xbox. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (22) por Matt Booty, chefe de conteúdo da divisão, em uma comunicação enviada aos funcionários.
Os dois estúdios continuam pertencendo à Microsoft. A mudança está relacionada à estrutura administrativa e de publicação dentro do Xbox, que agora colocará Rare e World’s Edge sob a responsabilidade da Activision.
A decisão faz parte de um esforço da Microsoft para reduzir o número de unidades de negócio e reunir equipes que já possuem relações próximas com determinadas áreas de publicação e desenvolvimento.
Além da transferência dos dois estúdios, a Activision também assumirá o desenvolvimento do próximo Halo, por meio de uma nova equipe criada especificamente para a franquia.
A Microsoft não anunciou nenhuma mudança nos projetos da Rare como consequência imediata da reorganização.
Sea of Thieves continua sendo o principal projeto da Rare
O principal jogo atual da Rare é Sea of Thieves, que continua recebendo conteúdo e atualizações. A chegada à estrutura da Activision, portanto, não significa que o jogo deixará de receber suporte.
A Microsoft não anunciou qualquer interrupção no desenvolvimento ou nas operações de Sea of Thieves. A transferência ocorre em nível organizacional.
Também não foi informado se a mudança terá algum impacto sobre os próximos projetos da Rare.

World’s Edge também será incorporada
A segunda equipe transferida é a World’s Edge, estúdio responsável pela administração e desenvolvimento da franquia Age of Empires.
A equipe foi criada pela Microsoft em 2019 para atuar especificamente na franquia de estratégia. Diferentemente de um estúdio tradicional que desenvolve todos os seus jogos internamente, a World’s Edge trabalha com diferentes equipes e parceiros para produzir e manter os títulos da série.
A franquia Age of Empires passou por uma expansão importante nos últimos anos, incluindo o lançamento de Age of Empires IV e versões remasterizadas dos jogos clássicos.
Assim como no caso da Rare, a Microsoft não anunciou alterações imediatas nos projetos da World’s Edge.
O que muda para Age of Empires?
A mudança coloca uma das principais franquias de estratégia da Microsoft dentro da estrutura da Activision.
Isso não significa que a Activision passará a desenvolver diretamente os jogos de Age of Empires. A função da World’s Edge continua relacionada à coordenação da franquia e ao trabalho com as equipes responsáveis pelos diferentes projetos.
A própria Microsoft descreveu a reorganização como uma forma de concentrar sua experiência de publicação e operar com menos unidades de negócio.
Na prática, a mudança deve afetar principalmente a forma como a equipe é administrada dentro da estrutura do Xbox.
Activision passa a reunir franquias muito diferentes
A incorporação de Rare e World’s Edge cria uma combinação pouco convencional dentro da Activision.
A empresa é historicamente associada a franquias como Call of Duty, Warcraft, Diablo, Overwatch e Candy Crush, enquanto Rare e World’s Edge trabalham principalmente com jogos de aventura, multiplayer e estratégia.
A mudança não significa que essas franquias passarão a seguir o mesmo modelo de desenvolvimento.
O objetivo anunciado pela Microsoft é justamente concentrar diferentes equipes sob estruturas administrativas maiores, permitindo que o Xbox trabalhe com menos unidades independentes.
Nesse novo modelo, a Activision passa a administrar uma combinação ainda maior de propriedades dentro do portfólio da Microsoft.

Mudança faz parte de um Xbox com menos unidades
A transferência de Rare e World’s Edge é apenas uma parte de uma reorganização muito maior.
No mesmo anúncio, a Microsoft confirmou que Obsidian Entertainment passará para a estrutura da Bethesda, enquanto Playground Games e Turn 10 Studios serão reunidas em um único estúdio, responsável pelas franquias Forza e Fable. A Microsoft Casual Games também será incorporada à King.
Ao mesmo tempo, a empresa confirmou mudanças na propriedade de alguns estúdios.
Undead Labs deixou de fazer parte do Xbox e passou a operar de forma independente, mantendo State of Decay 3 em desenvolvimento. Compulsion Games e Double Fine já haviam passado por processo semelhante.
No caso da Ninja Theory, duas negociações para encontrar um novo proprietário fracassaram e a Microsoft iniciou uma consulta aos funcionários sobre um possível fechamento.
O futuro de Rare e World’s Edge permanece inalterado por enquanto
Apesar da mudança administrativa, não houve anúncio de cancelamento ou interrupção dos projetos atuais de Rare ou World’s Edge.
Sea of Thieves continua sendo desenvolvido pela Rare, enquanto World’s Edge permanece responsável pela franquia Age of Empires.
A principal mudança, neste momento, está na estrutura interna do Xbox.
Com a Activision assumindo responsabilidade sobre os dois estúdios, a Microsoft passa a concentrar uma parcela maior de suas equipes dentro de grandes grupos de publicação. O resultado é uma estrutura bastante diferente daquela que existia antes do atual processo de “reset” do Xbox.
Para os jogadores, portanto, a mudança mais imediata é administrativa. Os efeitos sobre os próximos projetos de Rare e World’s Edge ainda dependerão de como essa nova organização funcionará nos próximos meses.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.



















