Segundo uma análise da Bloomberg, o Xbox “tem de tudo” para se tornar o líder do mercado de jogos em nuvem, que espera faturar até US$40 bilhões nos próximos anos.
De acordo com o análise, o Xbox já tem um controle sólido no mercado de jogos em nuvem, principalmente com suas tecnologias, algo que a Sony está atrás. No entanto, a análise afirmou que embora a divisão de jogos da Microsoft tenha mais tecnologia, a fabricante japonesa tem um catálogo de jogos ainda maior, o que pode ser a sua “defesa”.
O relatório também apontou que mercados emergentes, como a Índia, e novas soluções de internet, como um maior uso de cabos de fibra óptica, aumentarão o mercado de jogos em nuvem, fazendo com que ele fature até US$40 bilhões nos próximos anos. Para não ficar atrás, a Microsoft já está construindo um novo datacenter na Índia, que será usado para diversos meios, incluindo o Xbox Cloud Gaming.
Novas tecnologias, como um sistema de IA que é capaz de gerar novos quadros no dispositivo local para reduzir a latência, poderão ser utilizados para empurrar ainda mais o mercado de jogos em nuvem. Entretanto, não está claro se o Xbox está trabalhando nestas tecnologias, embora o relatório tenha afirmado que assinaturas com anúncios para o xCloud serão lançados no próximo ano.
Outros fatores também contribuirão para o aumento do mercado de jogos em nuvem e da dominância do Xbox, como a flexibilização da Apple (embora o Xbox já tenha reclamado das taxas), a chegada de grandes lançamentos AAA, jogos populares, novos recursos e muito mais. Por fim, o relatório afirmou que a previsão é que o Xbox consiga uma fatia de 40% no mercado, enquanto a Sony apenas 15%. Confira:
“Os jogos em nuvem geraram US$ 3,5 bilhões em receita no ano passado, uma fatia dos US$ 184 bilhões gerados pelos fabricantes de videogames em todo o mundo, mas acreditamos que a participação aumentará rapidamente à medida que o streaming permitir que os fabricantes de jogos alcancem um mercado endereçável maior que inclui dispositivos móveis, não apenas consoles e PCs. Isso será crucial para os mercados emergentes, onde as pessoas dependem mais de dispositivos móveis e menos de hardware fixo e caro.
O Xbox tem um controle sólido sobre o mercado de jogos em nuvem graças à sua liderança sobre os principais rivais em biblioteca de jogos e tecnologia de nuvem, pois isso o diferencia da Sony e de outros concorrentes importantes no mercado. A força do Xbox em tecnologia de nuvem sustenta a experiência do usuário melhor do que os rivais, o que resulta no sucesso em sua aquisição de usuários.
O PlayStation Now da Sony ainda tem o maior catálogo de jogos, que inclui jogos originais que estão no mesmo calibre dos oferecidos pelo Xbox, e achamos que essa é a defesa mais forte da Sony contra seu arquirrival. Esperamos que as estratégias de jogos em nuvem da Sony daqui para frente sejam de natureza mais reativa, pois antecipa outras ações que a Xbox pode tomar, particularmente em torno da exclusividade da plataforma das principais franquias de jogos.”
E aí, o que você achou da análise da Bloomberg? Acha que o Xbox tem a capacidade de se tornar o líder do mercado de jogos em nuvem? Conta para gente nos comentários!
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.