Em uma nova investigação do órgão regulador do Reino Unido, o CMA, o Xbox reclamou sobre as taxas da loja da Apple.
Na mais nova investigação, que visa inspecionar os navegadores de internet móveis e jogos em nuvem, o Xbox reclamou que a Apple cobra uma taxa de comissão de 30% nos aplicativos de jogos em nuvem, o que torna inviável lançar um aplicativo nativo do Xbox Cloud Gaming (xCloud) por lá. No momento, só é possível jogar via nuvem na plataforma da Maçã através do navegador, o que pode causar algumas experiências indesejáveis.
O CMA solicitou que a Apple encaminhe sua resposta em até um mês para depois dar um parecer e solicitar as mudanças necessárias. A luta do Xbox contra a Maçã não é recente, pois em 2020 a empresa encerrou os testes do xCloud no iOS afirmando que o recurso ia “contra os termos de serviço” da Apple Store. Já em 2023, durante a batalha FTC versus Microsoft, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, “declarou guerra” ao duopólio da Google e Apple.
Vale lembrar que o Xbox está trabalhando na sua própria loja de games mobile para rivalizar com a Google e a própria Apple, e funcionará através dos navegadores dos dispositivos, excluindo a necessidade de um aplicativo. Infelizmente, a loja que estava planejada para ser lançada no final de julho “desapareceu“, e até agora nenhuma nova informação dela foi revelada pelo Xbox. Confira a declaração do Xbox ao CMA:
“A taxa de comissão da Apple é definida em um nível que não é economicamente sustentável nem justificável. A taxa de comissão de 30% torna impossível para a Microsoft monetizar efetivamente sua oferta de serviços de jogos em nuvem, uma vez que a Diretriz 3.1.3 (b) impede que diferentes conteúdos, assinaturas ou recursos (incluindo consumíveis em jogos multiplataforma) sejam oferecidos aos usuários do iOS (em comparação com o conteúdo, assinaturas e recursos oferecidos em outras plataformas).”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.