A Microsoft liberou o acesso ao Xbox Cloud Gaming através dos dispositivos Fire TV Stick 4K e Fire TV Stick Max, o que claro, amplia bastante o alcance do serviço.
Lembrando que os jogos em nuvem são um recurso “bonus” para os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate, versão mais completa de assinatura de jogos da Microsoft.
Porém, usuários que possuem outras versões do dongle da Amazon e até mesmo quem usa outros sistemas como Google e Android TV ainda não têm acesso ao serviço.
O que pode fazer com que se perguntem: “porque a Microsoft não libera o acesso ao Cloud Gaming para todos os dispositivos de uma vez?”.
Todos nós sabemos que existem métodos alternativos para acessar o Xbox Cloud Gaming em qualquer dispositivo como TVs Android, TV Box e outros, porém, a experiência não é “redondinha” como ocorre nas TVs Samsung com Gaming Hub por exemplo.
Isso acontece por que alguns dispositivos não atendem os requisitos técnicos mínimos para uma experiência satisfatória com o serviço, que como é sempre bom lembrar, ainda está em fase beta.
Instalar o Xbox App por meio de um apk pode até funcionar, mas apresenta uma experiência bem aquém do ideal.
Tanto a navegação na interface e mesmo o tempo de resposta são comprometidos em dispositivos que não possuem compatibilidade plena.
Existe a exigência de uma conexão Bluetooth estável, além é claro de conectividade Wi-Fi 5GHz, o que não é uma realidade para todos os equipamentos Android.
Até o momento, mesmo os dispositivos compatíveis da Amazon, não ganharam data de lançamento oficial no Brasil, e nem todos modelos com suporte são vendidos por aqui oficialmente.
Como acessar o serviço já !
No momento, as melhores opções para acessar o Xbox Cloud Gaming no Brasil, são:
- TVs Samsung com Gaming Hub;
- smartphone Android;
- navegador web, de preferência o Microsoft Edge.
A realidade é que o serviço já é sim muito acessível, e sem dúvida tende a ter uma expansão exponencial com a chegada de mais jogos já anunciados e com a possível chegada de mais títulos da Activision.