Com a ascensão da inteligência artificial, a NVidia conseguiu um feito inédito: se transformar na empresa mais valiosa do mundo.
Diferentemente do que acontecia quando a Google, Apple e Microsoft brigavam para ver quem seria a “top 1”, a NVidia viu o seu valor de mercado decolar com a chegada da inteligência artificial. Como o seu foco é no desenvolvimento de placas de vídeo para computadores, além de outras tecnologias, a empresa começou a desenvolver chips especializados para IA.
Com os novos chips da NVidia, as principais empresas de IA do mundo, como a OpenAI, começaram a adquirir novos produtos e soluções para seus datacenters, que consomem muitos dados. Os chips da NVidia são capazes de processar bilhões de dados por segundo, algo que nem mesmo os processadores mais poderosos são capazes.
Vendo o negócio crescer, vários investidores adicionaram seus “suados” bilhões de dólares na companhia, o que ajudou o seu valor de mercado a subir rapidamente. No entanto, embora a NVidia esteja se aproveitando do “novo ouro da tecnologia”, ela já garantiu que não irá abandonar o mercado de placas de vídeo para computadores gamers e de workbench.
Além disso, a NVidia também está integrando a IA em suas placas de vídeo, como o DLSS, que usa IA para melhorar a resolução da imagem e gerar novos quadros, e o “Chat With RTX”, uma espécie de “Chat-GPT” para donos de placas de vídeo da NVidia. Este último recurso é bastante interessante, pois não depende de uma conexão com a internet. Confira:
E aí, você acha que o valor de mercado da NVidia vai continuar subindo? Conta para gente nos comentários!
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.