Parece que a febre do momento, o Palworld, está passando pela sua primeira polêmica do momento: uma grave acusação de plágio de design.
Segundo apontado por alguns usuários no X, a Pocket Pair pode ter copiado o design de vários pokémons para desenvolver seus próprios monstrinhos, os Pals, que são o foco principal do Palworld. Grande parte da suposta cópia veio do Pokémon Scarlet e Violet, lançado no Nintendo Switch no final de 2022.
Logo após a polêmica, o CEO da Pocket Pair, Takuro Mizobe, respondeu às acusações, e as chamou de “infundadas”, além de revelar que diversos artistas da desenvolvedora passaram a receber ameaças de morte. Confira:
“Atualmente, estamos recebendo comentários abusivos e difamatórios contra nossos artistas, além de tuítes que parecem ser ameaças de morte. Embora tenhamos recebido várias opiniões sobre o Palworld, é importante notar que a supervisão de todos os materiais relacionados ao Palworld é conduzida por uma equipe, incluindo eu. Assumo a responsabilidade pelos materiais produzidos. Eu agradeceria se esses comentários em relação aos artistas envolvidos no Palworld cessassem.”
TFW you and your cousin have exactly the same proportions. #Palworld #Pokemon (Luxray model from SV) pic.twitter.com/1nyq7t1k0a
— byo (@byofrog) January 21, 2024
Logo após a sua declaração, o site VGC entrevistou dois desenvolvedores, que optaram por ficar no anonimato. Porém, as declarações não são boas para a Pocket Pair, já que ambos comentaram que os Pals são “cópias” dos pokémons. Confira:
“Você não pode, de forma alguma, acidentalmente obter as mesmas proporções em vários modelos de outro jogo sem fazer grandes mudanças. Eu estaria no tribunal para testemunhar como especialista nisso. Para dar uma ideia de como isso é impossível, às vezes temos que copiar uma parte para outra quando fazemos sequências de jogos, por exemplo, redesenhando um NPC de um jogo para outro, e mesmo quando retrabalhamos esses modelos antigos, eles só às vezes podem se parecer com a versão original.
Houve momentos em que dezenas de artistas receberam a mesma arte conceitual para criar um modelo 3D, por exemplo, durante testes de arte para empregos. Já vi 30 artistas tentarem fazer o mesmo cavalo usando os esquemas exatos.
Nenhum era tão próximo um do outro quanto esses modelos do Palworld são para os modelos Pokémon. Nenhum. As silhuetas e proporções aqui são combinações quase perfeitas.”
David Hansel, advogado de propriedade intelectual e mídia digital da Hansel Henson, também comentou sobre o caso:
“Cabe à Nintendo provar absolutamente a cópia, não apenas tomar influência. Tem que ser uma cópia óbvia: você olha para uma foto e olha para a outra ao lado. A indústria teria chegado ao fim anos atrás se você não tivesse permissão para tomar influência. Você não pode ter o monopólio de um determinado estilo de arte. Literalmente tem que ser cópia.
A Pokémon Company estará procurando uma prova, e esses vídeos podem ser a resposta para os advogados, porque eles não são apenas tematicamente semelhantes. Pelo que esses vídeos mostram, pode ser uma evidência extremamente convincente de cópia.”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.