Pode parecer piada, mas não é. A conhecida emissora de TV brasileira “Record” criticou o Roblox, dizendo que o game está “dominado” por organizações criminosas.
Na reportagem, que pode ser assistida no YouTube, a Record argumentou que o Roblox, conhecido jogo infantil onde você pode criar seus próprios minigames, está “dominado pelo crime organizado“, já que vários desses jogos falam sobre troca de tiros entre jogadores e prisões, além de supostamente “promover a violência”.
No entanto, a reportagem também trouxe alertas importantes para os pais e responsáveis, como o monitoramento de crianças em jogos online, citando o exemplo de uma menina que infelizmente foi assediada no Roblox. Porém, é errado afirmar que o game está “dominado” por organizações criminosas, já que a plataforma contém diversos recursos, como moderadores e sistemas de denúncias, para evitar que isto aconteça.
Vale reforçar que diversos estudos já apontaram que os jogos violentos não influenciam em nenhum tipo de ato violento. Além disso, os jogos possuem classificações indicativas, e o recomendado é proibir crianças de acessarem jogos mais “pesados”, ou no mínimo, monitorar suas jogatinas em neste tipo de jogo mais adulto.
Também vale lembrar que a Record é conhecida por ser uma das principais emissoras que mais se opõem aos videogames, e sempre que tem oportunidade acaba criticando os jogos com algumas reportagens “absurdas”. Confira:
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.