Durante a Gamescom 2023, Phil Spencer, o chefão do Xbox, concedeu uma grande entrevista para o site IGN.
Na entrevista, Spencer fala um pouco sobre o atual momento de euforia do Xbox com o lançamento do Starfield, relacionamento com a Square Enix, Ubisoft na aquisição da Activision Blizzard, problemas com reguladores, futuros hardwares e muito mais. Confira a entrevista na íntegra:
IGN: Starfield é um grande momento para o Xbox, obviamente. Quando foi a última vez que o Xbox teve um momento tão importante?
Phil Spencer (PS): Bem, eu acredito que tudo, todo mês, sempre que estamos fazendo algo que muda, esperançosamente melhora a experiência do cliente no Xbox, é importante. Quando você pensa em uma IP grande e nova que foi lançada na plataforma, eu posso mencionar Gears 1, um jogo totalmente novo, nova IP. É o primeiro jogo de Todd na equipe da [Bethesda Game Studios] como parte do Xbox, lançando na plataforma. É um grande momento e estou orgulhoso de termos conseguido dar a ele tempo e estou realmente feliz com os resultados. Você tem uma versão do jogo, mas não está jogando porque está trabalhando.
Baldur’s Gate 3 está sendo muito comentado atualmente. Este RPG chega, toma a internet de assalto. Você acha que isso definiu expectativas para Starfield ou roubou um pouco do brilho?
PS: Eu não acredito que tenha algo a ver com Starfield. Grandes jogos sendo lançados são uma coisa boa para a indústria. Primeiramente, parabéns à Larian e à equipe. Acho que tem uma classificação de 97 [no Metacritic] ou algo assim? Como alguém que terminou o Baldur’s Gate original e o Baldur’s Gate 2, e qual foi a expansão do Baldur’s Gate 1, Forgotten Shores ou algo assim? Eu sou um grande fã de Baldur’s Gate e ver uma equipe dedicar tempo para fazer, eu acredito, uma verdadeira próxima iteração de uma clássica franquia de jogos é sempre ótimo para a indústria.
Falando em próximos lançamentos, Skyrim foi lançado há, o quê, 12 anos? Apenas fizemos a edição de aniversário e ela foi apoiada por uma incrível comunidade de modding. A mesma ideia foi aplicada a Starfield em relação ao suporte contínuo?
PS: Com certeza. E eu não quero revelar o que a equipe está planejando, mas obviamente, quando você é a BGS e vê o apoio contínuo que Skyrim recebe, mesmo hoje, quando você olha para o que os modders fizeram, isso influenciou o pensamento sobre o que Starfield deveria ser. A prova estará na forma como as pessoas receberão o jogo, mas nossa esperança é que seja outro jogo que continue sendo desfrutado por uma década ou mais após o lançamento, e que as pessoas ainda estejam se divertindo.
Acho que a última vez que você esteve em destaque foi na Kinda Funny [podcast], falando sobre o lançamento de Redfall, que obviamente teve problemas. Algum processo ou procedimento interno foi alterado para garantir que esse tipo de reação ou problema não ocorra novamente?
PS: Bem, estamos sempre aprendendo em tudo o que fazemos, não há dúvida quanto a isso. Eu diria que, com Redfall, foi mais uma questão de não usarmos nossos processos internos que já estavam em vigor, simplesmente devido ao momento da integração, não estou usando a COVID como desculpa, mas fechamos a aquisição da ZeniMax e então todos foram para casa, e não foi tão simples como talvez tenha sido com algumas das empresas e estúdios que adquirimos em relação à integração em nosso processo, mas isso é tudo por nossa conta. Então, não estou tentando desviar a crítica, mas com certeza, toda vez que lançamos algo, e vamos aprender com o lançamento de Starfield, vamos aprender com o lançamento de Forza e reavaliar nosso processo porque queremos garantir que estejamos superando as expectativas dos clientes em tudo o que fazemos.
Sim, sempre fico curioso sobre isso. O que causa esse resultado? É o processo de certificação? Em que ponto esse tipo de coisa é perdido? Eu aprecio sua franqueza sobre isso.
PS: Sim, e eu diria que uma das coisas que nos ajudou com Starfield foi nosso longo relacionamento de trabalho com a BGS, que você conhece bem, se voltarmos ao Xbox original e ao que fizemos com essas equipes. Portanto, o relacionamento entre Todd, a BGS e nossa equipe de plataforma foi mais forte do que com Harvey e a equipe da Arkane, não por qualquer outra razão além das relações. Nós os conhecemos por mais tempo. Então, Todd e a equipe envolveram o [Advanced Technology Group] desde cedo para começar a trabalhar em Starfield, e isso é por nossa conta.
Deveríamos ter feito isso com a Arkane, deveríamos tê-los ajudado mais no processo de desenvolvimento e também deixado claro que lançar um jogo first-party tem um nível diferente de expectativa, que nem sempre é verdade que toda equipe que faz parte de um first-party está ciente disso quando lança. Estou muito satisfeito com o que alcançamos com Starfield. Enviamos os códigos de análise na semana passada, então estamos dando aos revisores bastante tempo para passar mais tempo com o jogo, e acredito que tudo isso é um sinal da confiança que temos.
Outro jogo que temos aqui é Forza Motorsport. Vocês estão mostrando a pista italiana. Não consigo lembrar o nome de cabeça, mas há uma grande melhoria gráfica em relação ao que vimos na Summer of Gaming. Estou curioso, porém, sobre como o Forza Motorsport se diferencia?
PS: Vou começar com a Turn 10. Acho que, desde o início da Turn 10, quando esse estúdio foi formado, eles sempre foram um destaque técnico para nós. Um sujeito chamado Chris Tector é o arquiteto de tecnologia para nós lá e fez um ótimo trabalho para extrair tudo do hardware. Eu sou um grande fã de Motorsport, tenho sido desde o lançamento, então tenho jogado as versões de teste e visto o progresso que eles têm feito.
E acho que você está certo, graficamente, onde eles estão agora, é impressionante, o jogo, o que estão fazendo com o ray tracing e outras coisas, mas eu sempre amei que a Turn 10 conseguiu começar com o Motorsport, expandir para o Horizon, que o Forza Horizon agora é uma franquia de alto nível do Xbox. Acho que não dá para discutir isso. É apenas o número de jogadores que o jogo atrai e o relacionamento deles com a Playground e o que estão fazendo com Fable. Foi incrível ver como a Turn 10, um estúdio que foi literalmente cultivado dentro do Xbox, se tornou uma força tão grande para nós.
Tem alguma prévia sobre Fable, já que você mencionou?
PS: Na verdade, eu estava no Project Ego, o primeiro Fable que lançamos, o que eu acho engraçado porque o nome do código era Project Ego com todas as personalidades envolvidas, mas é bom ver a equipe abraçando o que era o Fable, o humor, a escolha e consequência e tudo mais. Estou realmente ansioso para mostrar mais.
Voltando ao Forza, você realmente omitiu o número. Então, o Forza Motorsport está se tornando um jogo como serviço ou o que significa essa mudança?
PS: Sim. Jogo como serviço, eu hesito um pouco porque acho que há muita carga no que isso significa. Acho que o que vemos com Forza é a evolução da experiência, tanto em termos de tecnologia quanto de pistas e carros. E sabemos que, quando as pessoas investem em um jogo, querem ter certeza de que continuaremos a dar suporte ao jogo. E de certa forma, quando você coloca um numeral no final da franquia, instantaneamente diz: “Ok, agora você precisa mudar para Forza mais um”. E não é isso que queremos. Queremos que seja um lugar onde as pessoas sintam que podem investir seu tempo, sua experiência, e saibam que vamos continuar investindo em Forza Motorsport por muitos anos.
Vocês tiveram muitos anúncios. Avowed foi revelado. Perfect Dark, South of Midnight, Hellblade, Hellblade 2: Senua’s Sacrifice. Você pode nos contar mais sobre o restante de 2023 e além e como isso está parecendo para o Xbox?
PS: O que posso dizer é que teremos mais informações sobre o que estamos fazendo porque o lineup de conteúdo é muito forte. E eu digo isso reconhecendo completamente que 2022 não foi tão forte, mas temos nosso estande mais amplo aqui na gamescom e uma presença enorme. Acho que há mais de 30 jogos jogáveis em nosso estande, muitos deles de primeira parte. Towerborne está aqui, Ara [History Untold] está aqui, obviamente Forza. Então, é incrível ver a pegada que temos e o portfólio de jogos, desde nossa primeira parte, parceiros, até o Game Pass, tudo isso.
Então, acho que o que você verá de nós, onde talvez nos últimos anos tenhamos tido mais uma frequência anual para falar sobre nossos jogos por volta do período da E3, ainda a chamo assim, em torno da E3, este ano fizemos o Developer Direct em janeiro, fizemos nossa apresentação, estamos aqui e somos os maiores que já estivemos na gamescom, e você verá mais momentos regulares para falar sobre nossos jogos porque o portfólio é profundo o suficiente para que possamos suportar isso.
Matt Booty nos prometeu quatro jogos de first-party por ano. Vocês estão no caminho certo?
PS: Mais do que isso este ano. Se começarmos com Hi-Fi [Rush], Minecraft Legends, Redfall. Talvez as pessoas não queiram nos dar crédito por Redfall, entendo, mas eu entendo. Starfield, Forza, acabamos de lançar Age [of Empires] 4 para console ontem à noite. Incrível. Eu vou jogar isso. E indo para o próximo ano, absolutamente. Já falamos disso como uma aspiração, agora falamos disso como nosso plano.
Eu não sei se você ouviu, mas Final Fantasy 14 finalmente está chegando ao Xbox. Agora, [o CEO da Square] deu a entender que outros jogos podem estar a caminho. Onde está o Final Fantasy 7? Teremos o 16? O que isso significa?
PS: Reconheço que, quando as pessoas compram um Xbox, querem ter certeza de que os ótimos jogos que desejam jogar estão chegando. E se há alguma editora por aí em que isso não tem sido verdade, a Square é uma das principais. Então, Sarah Bond e eu voamos para Tóquio, tivemos conversas e passamos muito tempo com a Square. Obviamente, há negociações comerciais e relacionamentos que precisam ser trabalhados em relação a certos jogos, mas vou dizer que foi realmente ótimo ter o CEO da Square e Yoshi lá para falar sobre o compromisso deles com o Xbox porque posso dizer “Eu sou o chefe do Xbox, blá, blá, blá”, mas ter o CEO de uma das desenvolvedoras de terceiros se comprometendo com a plataforma foi um passo realmente significativo.
Então, você ouvirá mais. Eu não vou pressioná-los. Eles terão que encontrar seu próprio ritmo, mas tê-lo se comprometido com o Xbox foi realmente importante para mim e ouvi da comunidade também. E o 14 foi mais um compromisso.
Você teve um grande anúncio sobre algum problema de CMA onde está se associando à Ubisoft. O que isso significa para os jogos se o acordo da Activision for concluído? Você pode explicar para mim, porque eu não entendi?
PS: Fundamentalmente, estamos tentando trazer mais jogos para mais pessoas. E acreditamos que fazer o acordo com a Ubisoft, que elimina uma das preocupações da [Competition and Markets Authority], que é o órgão regulador do Reino Unido responsável por lidar com aquisições, permitirá que mais jogos cheguem a mais pessoas. Sempre achamos que faríamos isso também, mas a Ubisoft é um bom parceiro. Nós os conhecemos. Eles são independentes de nós. Portanto, dizemos que qualquer tipo de preocupação que possamos estar ditando onde os jogos vão, esperamos que seja aliviada agora e nos permita continuar avançando no que estamos trabalhando com o acordo. Ainda temos trabalho a fazer, mas achamos que é um bom passo, trazer mais jogos para mais pessoas, que é o que isso se trata.
Então, se eu quiser jogar, é apenas streaming na nuvem ou isso terá algum impacto no Game Pass?
PS: Os direitos que irão para a Ubisoft quando o acordo for fechado são os direitos de streaming na nuvem para os jogos da [Activision Blizzard King].
Então, Call of Duty, posso inicializar no Game Pass potencialmente assim que o acordo for fechado?
PS: Sim. Na ABK, e estou dando uma resposta diferente agora porque você perguntou dessa forma. Quero ter certeza de que as pessoas saibam que há trabalho a ser feito para realmente mover os jogos para o Game Pass. Portanto, para as pessoas que pensam que o acordo será fechado e que tudo estará disponível, isso não é verdade. E não foi verdade em outras aquisições que fizemos. Há trabalho a ser feito por nós, apenas trabalho mecânico. Portanto, levará tempo, com certeza, para que os jogos estejam no portfólio. Mas isso não tem nada a ver com tornar os jogos nativos disponíveis no Game Pass. Isso tudo se trata dos direitos de streaming na nuvem dos jogos da ABK. ABK significa Activision-Blizzard-King, mas na verdade é Activision e Blizzard, já que eles têm os jogos de pagar para jogar.
Quero dizer também que isso é adicional a outros acordos que fizemos, como com a GeForce e Boosteroid, Ubitus, outros acordos. Acho que há alguns anúncios da GeForce agora sobre nossos jogos para PC começarem a aparecer lá. Então, se você é assinante da GeForce Now e também assinante do Game Pass, está começando a poder transmitir as versões de PC desses jogos, o que eu acho incrível também.
Levar mais jogos a mais pessoas tem sido o que isso significa. Não estamos tirando jogos do PlayStation. Isso não é o que isso significa. Olhamos o sucesso do Xbox pelo número de pessoas que estão jogando os jogos do Xbox e isso é importante para nós.
Vamos falar sobre o Xbox Series X. O console tem três anos de idade. Onde estamos na linha do tempo do console? Estamos no início? Estamos no meio?
PS: Acredito que ainda estamos, acredito que estamos no fim do começo, se isso fizer algum sentido. Acredito que os problemas de abastecimento no início prolongaram o começo, tanto em termos de custo como de acesso aos consoles, mas estou feliz com o que temos feito com a plataforma e o suporte que temos recebido de nossos clientes. Eu acho que quando você olha para o portfólio de jogos que temos, acho que estamos no caminho certo em termos de garantir que nossa base de jogadores tenha uma ótima experiência.
A questão da linha do tempo é interessante porque é muito diferente de como era antes, onde eu olhava para a quantidade de vezes que você e eu sentamos para conversar sobre o lançamento de um novo console, as especificações, a arquitetura. Tudo isso ainda é importante para nós, mas há uma sensação de que o portfólio de jogos é tão diversificado, entre Game Pass, os jogos que temos na nossa base instalada, como Halo e Forza, e agora Starfield, e todos os jogos de terceiros.
Então, estamos na metade? Talvez, mas eu não acho que estou me aproximando do fim, espero que não esteja me aproximando do fim do console. Eu gosto de consoles e gosto de jogar nesses consoles.
Temos notícias do xCloud chegando às Smart TVs?
PS: Sim, estamos trabalhando nisso. Trabalhamos muito para lançar a versão beta do xCloud no console e no PC e, como você viu, no iPhone e no iPad, e estamos olhando para outras telas. Com TVs inteligentes, queremos ter certeza de que é uma ótima experiência de jogos. Porque há algo sobre ser capaz de jogar o jogo no seu console, ser capaz de pegar o telefone, pegar o tablet e ir, e queremos ter certeza de que a experiência na televisão é excelente.
O headset de realidade virtual Xbox, onde ele está?
PS: Há algumas coisas interessantes acontecendo com realidade virtual agora e, mesmo que o Xbox não tenha seu próprio dispositivo de realidade virtual no momento, estamos apoiando a realidade virtual e a realidade aumentada com as experiências que temos. Há coisas interessantes acontecendo fora do Xbox também, então é só uma questão de onde acho que a audiência está e para onde está indo e como quero garantir que estamos lá, com nossos jogos e nossas experiências.
Finalmente, gostaria de perguntar o que você acha que está por vir em termos de novas tecnologias que afetarão os jogos. Acho que todos olhamos para os gráficos e para o desempenho, mas estou curioso para saber o que você acha que será a próxima grande coisa?
PS: Há duas coisas que acho que vão ser importantes. Uma é a IA e o que a aprendizagem de máquina pode fazer em jogos, em termos de NPCs, histórias geradas por IA, simulações de jogadores. É por isso que estamos fazendo um investimento tão grande no Azure para suportar a IA e a aprendizagem de máquina.
A segunda coisa, é o que acredito ser o maior problema de todos os tempos em relação aos jogos, é a acessibilidade. Porque, enquanto nossos gráficos ficam melhores, nossos jogos são mais complexos e acessíveis a um grupo menor de pessoas. Portanto, como podemos tornar nossos jogos mais acessíveis para mais pessoas? Estamos fazendo algumas coisas incríveis agora em relação à acessibilidade, e eu adoraria compartilhar isso com você à medida que evoluímos, mas acredito que seja isso. IA e acessibilidade, e os dois juntos, para garantir que possamos abrir nossos jogos para um público maior e fornecer experiências realmente novas e interessantes.
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