Os consoles Xbox contam com diversos jogos que oferecem suporte a mouse e teclado, o que em alguns títulos pode oferecer mais precisão ou mesmo mais conforto para alguns jogadores.
Quem vem de um PC para o console, está acostumado a principalmente em jogos de tiro (FPS) utilizar o teclado para se movimentar e o mouse para mirar, de modo que, se adaptar a um controle pode ser complicado inicialmente.
Felizmente, muitos jogos oferecem suporte a mouse e teclado no console, permitindo que você possa conectar os periféricos a uma porta USB do Xbox e partir para a gameplay.
Age of Empires 2: Definitive Edition
Age of Empires 2 é um clássico game de estratégia da Microsoft que se tornou lendário nos PCs sendo um dos títulos mais populares do gênero. Até por conta de sua jogabilidade, muitos acreditaram que o game não chegaria ao Xbox, mas o jogo além de poder ser jogado com controle, traz suporte a mouse e teclado.
Como grande parte dos jogos de estratégia, Age of Empires 2: Definitive Edition exige um pouco mais do jogador, uma vez que cada ação tem que ser bem planejada, mas para os jogadores dispostos a construir seu império, a versão definitiva do game oferece alta resolução e desempenho nos consoles Xbox Series. O jogo está disponível no Xbox Game Pass para consoles e PC.
Atomic Heart
O FPS da Mundfish apresenta um mundo utópico no qual robôs e humanos convivem em harmonia até que uma conspiração global coloca tudo em risco. O game que é mais um disponível no Xbox Game Pass, entrega uma jogatina frenética e um visual belíssimo, além de muito humor.
Totalmente localizado em português do Brasil, Atomic Heart é um jogo um tanto subestimado, que além de oferecer uma gameplay muito interessante, apresenta uma localização de primeira: com destaque para a infame geladeira. O jogo é mais um a ser muito adequado para mouse e teclado.
Call of Duty
Muitos jogos da franquia da Activision contam com suporte a mouse e teclado no Xbox como: Call of Duty: Black Ops Cold War, Modern Warfare, Modern Warfare 2, Warzone e Warzone 2.0.
Call of Duty dispensa apresentações, sendo um dos jogos de tiro mais populares e claro, um dos títulos mais jogados em todas as plataformas. Cabe destacar que na jogatina online, como em Warzone, utilizar mouse e teclado pode influenciar na formação das equipes.
Cities Skyline
Em Cities Skyline você pode criar suas próprias cidades, partindo de pequenos municípios até avançar e construir verdadeiras metrópoles. Tudo está em suas mãos, como construir ruas, áreas residenciais, sistema de transporte e por aí vai.
O game que também é muito popular nos PCs, é uma ótima opção para mouse e teclado, afinal, os periféricos podem agilizar bastante o trabalho. Atualmente disponível no Xbox Game Pass, Cities Skyline deve ganhar uma continuação em breve, e o próximo título da franquia também já está confirmado para o serviço de assinatura do Xbox.
Fortnite
O battle royalle gratuito da Epic Games é mais um título extremamente popular que além de oferecer a clássica mecânica de batalhas por sobrevivência, conta com diversos outros modos de jogo, inclusive com itens criados pela comunidade.
Com um visual colorido e ótimo desempenho, principalmente nos Xbox Series, Fortnite é um game que pode ser complicado no início, mas depois de algumas “vitórias royalle” e sobretudo quando jogado com amigos, se torna muito divertido.
Gears 5
O mais recente título da franquia do Xbox é um jogo de ação e tiro no qual a câmera é posicionada atrás do personagem. Assim como em outros jogos de tiro, um mouse pode oferecer mais precisão por aqui, fazendo com que seus tiros sejam mais certeiros.
Gears 5 é um dos grandes jogos do Xbox, sendo uma experiência mais que recomendada mesmo para quem nunca jogou nenhum título da franquia. Evidentemente, o título também está disponível no Xbox Game Pass.
Minecraft
Nada como teclado e mouse para um jogo de construção baseado em blocos. Minecraft é um dos maiores jogos de todos os tempos e conta com uma legião de fãs e jogabilidade praticamente perfeita.
O título que é ideal para todas as idades, oferece diversos modos de jogo, além de uma proposta que mescla construção, sobrevivência e muitos outros estilos em mais um jogo acessível por meio do Xbox Game Pass.
Paladins
Sendo uma espécie de “Overwatch só que não”, Paladins é um jogo competitivo de tiro em primeira pessoa que coloca equipes de cinco jogadores em batalhas com diversos modos. O jogo é muito parecido com o FPS da Blizzard, tendo inclusive classes e heróis muito similares.
Os campeões do game são personagens bem carismáticos e mudam bastante a dinâmica dependendo do estilo do jogador. Não se engane, Paladins é um bom game, e por mais simples que seu visual e interface possam parecer, jogar o FPS gratuito da Hi-Rez pode ser bem divertido.
Sea of Thieves
O game de pirataria da Rare é uma obra prima quando o assunto é diversão e jogatina entre amigos. Explore os mares do mundo e descubra uma aventura que a cada novo update recebe mais conteúdo e também conta com uma comunidade muito ativa.
Como um game de ação em primeira pessoa, Sea of Thieves acaba tendo uma dinâmica muito confortável no teclado e mouse, sendo mais um game indispensável para donos de Xbox. Claro, como um exclusivo, Sea of Thieves está disponível no Xbox Game Pass.
Vampire Survivors
Massacre monstros, vampiros e outras criaturas das trevas em um game extremamente simples e igualmente viciante que também está no Xbox Game Pass.
Além de contar com uma jogabilidade simples e muito divertida, Vampire Survivors oferece diversos upgrades para os muitos personagens, além de muitos modos de jogo e um visual que remete aos clássicos dos 16-bit. Seja no teclado e mouse, seja no controle, Vampire Survivors é um game indispensável.