Se você está procurando uma forma de se convencer por qual versão do console da Microsoft deve escolher, nós damos aquela forcinha.
Xbox One S vs Xbox One X: Ambos consoles da Microsoft oferecem algumas características parecidas, mas com desempenho e performance de hardware bem diferentes. Afinal, qual console é melhor para você? Essa decisão não é tão fácil quanto você possa imaginar. Xbox One S vs Xbox One X
O que eles tem em comum?
Vamos começar pelo ‘basicão’, sobre suas características em comum. Essa parte vai te ajudar, caso o que você esteja procurando para comprar já é oferecido (por um preço menor) no Xbox One S.
Boa parte das semelhanças são suas entradas e conectividade. Ambos possuem três entradas USB 3.0, uma na frente e outras duas entradas na parte traseira. Ambos possuem um par de portas HDMI (2.0 out e uma 1.4b in), Ethernet, S/PDIF áudio e saída IR. Além disso os dois tem suporte para conteúdos 4K HDR através do padrão HDR 10, e ambos tem leitor de UHD Blu-Ray disc. O Dolby Atmos está presente em ambos, assim como o Dolby Digital 5.1.
O que eles possuem de diferente?
- Performance: Em termo técnicos, os dois consoles são muito diferentes. Sem entrar muito na questão de especificação, o One X é mais moderno e seus componentes estão de acordo os computadores mid/high-range para jogos. O One S não é ruim, mas sua tecnologia é muito parecida com o One original lançado em 2013. Isso significa que em performance nos jogos, os dois acabam se saindo bem diferentes.
- Hardware: Além da performance, o One X possui um novo sistema de cooler e um novo sistema de carregamento de energia. Isso foi crucial para uma caixa pequena e muito poderosa quando tentar manter baixa suas temperaturas enquanto mantém uma alta eficiência. Ambos são idênticos em termos de barulho, ou seja, são bem silenciosos.
- Design: O One X é um pouco menor que o S, mas as diferenças não terminam aí. Se você está querendo substituir o seu atual console, você ficará interessado em saber que os ‘Coolers’ do One X soltam o ar quente pela parte traseira do console. Já no One S, a saída do ar quente é direcionada na parte de cima. No One X você tem a opção de deixar, por exemplo, uma estação de recarga de controles sem prejudicar o sistema de cooler do videogame. No One S isso não é diferente, mas pode ter uma certo aquecimento precoce.
- Gráficos: O One S entrega uma resolução UHD que sofre um ‘upscale‘ na versão Full HD. O console usa um sistema inteligente chamado ‘checkerboarding anti-aliasing’, que é usado para criar pixels onde não existe, dando a impressão de uma imagem com melhor resolução, uma imagem mais limpa de serrilhados. Isso funciona bem, mas não é um ‘verdadeiro’ 4K oferecido no One X. O One S também suporta HDR em qualquer resolução.
Já One X possui especificações altíssimas. Embora, de novo, o console AS VEZES se utiliza de alguma forma de ‘upscalling‘, ele é poderoso o suficiente para renderizar jogos a uma resolução muito maior que o One S, então tem muito menos ‘upscalling‘ para ser feito. Isso deixa as imagens do One X bem mais ricas em detalhes. O aumento na memória de vídeo significa que as texturas dentro do jogo serão em maiores resoluções e há mais espaço para grandes efeitos como fumaça ou explosões. Com toda potência do One X é possível apostar em mais quadros por segundo, dinâmicas, mudanças visuais, mudanças climáticas, polígonos, gráficos etc etc etc.
- Games: Enquanto o One S e o One X compartilham os mesmos jogos, alguns títulos serão lançados com o aviso “Melhorado para One X” (Enhanced for Xbox One X), o que significa que eles terão um visual extra ‘4K’, que você não terá no One S, e nada nas outras versões do jogo para outro console.
- Armazenamento: A Capacidade de armazenamento é diferente também. O One S pode ser achado com 500GB internos, em algumas edições especiais pode chegar a até 2TB (como na edição do Gears of War). Já o One X vem com 1TB de capacidade e mais 8GB em flash. Isso pode soar confuso, mas o segredo é que os 8GB são usados para carregar com maior velocidade os arquivos do sistema operacional, criando um formato de trabalho próximo a solução SSD utilizado em HDs Externos espalhados por ai.
Mas nem tudo são flores amados leitores(as), um dos casos mais complexos para quem procura o One X é o espaço de armazenamento para jogos e mais jogos. Como falamos acima, a maioria dos jogos já possuem a ‘Versão melhorada para One X‘, e isso significa um grande salto tamanho dos arquivos. Por exemplo: Forza Horizon 3 na versão para Xbox One/One S possui em média 45Gb, já na versão One X pode chegar a até 51Gb. Gears of War 4 tem cerca de 65Gb no One S e pula pra incríveis 103Gb no One X. O caso mais incrível é do Quantum Break que devido aos seus vídeos pode chegar até 160Gb no One X.
Então se você está pensando em adquirir um One X, recomendamos a compra de um HD Externo (clique aqui para ver nosso artigo). O Xbox One S não fica de lado: 500Gb de espaço em disco na maioria dos consoles vai te deixar na mão rapidinho.
- TV 4K: Atualmente um dos temas mais debatidos nos fóruns e redes sociais. Muitas pessoas já estão prontos para adquirir uma TV e usufruir de uma experiência 4K de verdade. Outras pessoas ainda não querem, ou não tem condições de investir tão alto. E ai você pergunta: O que devo fazer?
– Se você não tem condições financeiras para comprar uma nova TV 4K ou está confortável e quer manter sua TV 720p ou 1080p o One S é a melhor escolha por tudo que falamos acima (e abaixo).
– Se você ainda sim possuí as mesmas condições acima, mas já quer estar com o console mais poderoso possível, não pense duas vezes em comprar o One X. Diferente do que algumas pessoas pensam, o One X não só tem o verdadeiro 4K, mas também melhora (e muito) a qualidade gráfica dos jogos numa TV com resolução menor. Portanto se você tem uma TV 1080p (FULL HD) terá sim uma melhor qualidade gráfica, visual e processamento.
– Por último, se você está disposto a investir numa TV 4K, então a resposta para sua compra é definitivamente um Xbox One X.
- Preço: E por último temos a cereja do bolo, é claro, o preço. O One S hoje pode ser achado em lojas oficiais a partir de R$ 1.399,00 (e por menos no mercado cinza) enquanto o One X pode ser encontrado por cerca R$ 2.699,00 em lojas oficiais (e por menos no mercado cinza).
- Veredito: De fato sabemos o quanto a tecnologia caminha em passos largos nos atuais dias, e as vezes, fica difícil acompanhar tantas mudanças adquirindo uma gama excessiva de produtos. Seja apenas para nos mantermos em dia ou para usufruir do que de melhor a ela nos oferece, o preço disso tudo é o grande X (há!) da questão. Somado a isso temos diversos cenários onde você pode se enquadrar: Solteiro(a), Casado(a), Pai de Família, Mãe, com dinheiro, sem dinheiro, tecnológico, não ligar pra nada, etc … Um Pai/Mãe de família por exemplo, pode preferir um Xbox One S (mais barato) para presentear seu(sua) filho(a) e manter o tudo dentro de seu orçamento. Já se você é solteiro(a) e tem uma condição ABC pode escolher entre ambas opções. Algumas outras pessoas com melhores condições podem escolher o One X … ainda tem quem não ligue pra nada, coloca em 12x no cartão e vamo que vamo … nós esperamos ter ajudado e é claro, não importa qual versão, com o Xbox One, seja ele o FAT, One S ou One X não tem como errar.