Os filmes de super-heróis vem crescendo cada vez mais no cinema e se tornando um gênero cada vez mais consolidado no cinema. Desde os primeiros filmes como o primeiro X-Men, dirigido por Bryan Singer em 2000, até os últimos lançamentos, os filmes de super-heróis vem crescendo em qualidade, quantidade e em sua base de fãs. Hoje, podemos tratar esse nicho cinematográfico como algo estabelecido.
Apesar da crescente desses filmes, das suas bilheterias gigantescas e da volta de uma parte do público do cinema, também devido a esses filmes, seus trabalhos de marketing e das grandes estrelas captadas por elas, alguns cineastas ainda tratam esses filmes como um desperdício e perda de tempo do cinema arte. Recentemente, Ridley Scott, um dos maiores cineastas da atualidade, conhecido por filmes como Alien, Blade Runner, e outros, declarou que espera que os filmes de herói, não atrapalhem os filmes arte, que são o foco principal do cinema. Bem, a arte tem um conceito muito relativo, então, não precisa ser tão complexa e cabeça, a arte pode ser simples e afetar igualmente ou mais.
As criticas ainda vieram de Steven Spielberg que também criticou o gênero. Muitas dessas críticas vem pelo fato de que o gênero não trata de algo real mas sim, algo fantasioso. Porém, o cinema tem na sua magia, transformar a fantasia no real, te transportar por alguns minutos ou horas. Muitas vezes, o herói inspira a criança, tira o adulto de uma realidade que não lhe agrada, mas que por um período do seu tempo, pode ser melhor, pode ser reconfortante e pode melhorar seu dia.
A vitória de Deadpool amanhã no Globo de Ouro, pode além de coroar o gênero, pode também, ajudar ao mesmo que melhore. O filme concorre nas categorias de melhor filme musical ou de comédia e Ryan Reynolds concorre ao prêmio de melhor ator em musical ou comédia. A vitória do filme ou de Ryan Reynolds pode reafirmar o gênero e acima de tudo, atrair novas alternativas para o mesmo, novos atores consagrados, novos diretores consagrados que podem dar uma visão e alternativa diferente ao modelo de filme já utilizado.
No final, ganhando ou não, o fato de Deadpool ter sido indicado e estar sendo cada vez mais falado entre o sindicato, a academia e a premiação, pode ser um indicio de que novos filmes podem aparecer em novas premiações e que filmes de super-heróis podem melhorar e evoluir cada vez mais.