A CEO do Xbox, Asha Sharma, comentou sobre a nova funcionalidade que permitirá aos jogadores transformar jogos físicos compatíveis em licenças digitais, destacando a importância de preservar as bibliotecas construídas pelos jogadores ao longo dos anos.
Em publicação no X, Sharma afirmou que uma coleção física de jogos representa mais do que simplesmente uma série de discos, carregando anos de memórias e histórias que merecem ser preservados.
Segundo o Xbox, os testes do recurso começarão na próxima semana com os insiders, em 31 de agosto. A Microsoft pretende iniciar o programa com milhares de jogos compatíveis e ampliar essa quantidade posteriormente. Confira o que ela disse:
Your physical game library is more than a collection of discs. It holds years of memories and stories worth preserving. Starting next week, XBOX Insiders can unlock a digital entitlement for supported physical games. We’ll start with thousands of titles and add more as we can. pic.twitter.com/XATsa8sjBt
— ASHA (@asha_shar) August 26, 2026
“Sua biblioteca física de jogos é mais do que uma coleção de discos. Ela guarda anos de memórias e histórias que merecem ser preservadas“, escreveu Sharma.
A declaração reforça a proposta apresentada pelo Xbox para a funcionalidade: permitir que jogos adquiridos originalmente em mídia física acompanhem os jogadores na transição para um ecossistema cada vez mais digital. Quando disponível, a licença digital também poderá liberar recursos como Xbox Play Anywhere e Xbox Cloud Gaming para títulos compatíveis.
A novidade ganha ainda mais importância diante dos planos da Microsoft para as próximas gerações de hardware, já que representa uma maneira de tornar bibliotecas físicas mais preparadas para o futuro sem exigir que os jogadores comprem novamente os jogos que já possuem.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, e produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.


















