Parece que o Xbox pode mudar o funcionamento da retrocompatibilidade na sua próxima geração de consoles, pelo menos é o que sugeriu uma reportagem do Windows Central.
Segundo compartilhado pelo site, os consoles de nova geração do Xbox, marcados para estrearem em algum momento de 2027, usarão a interface de desenvolvimento Win32, o que ajudará na aguardada integração entre os consoles e o Windows e permitirá um desenvolvimento mais unificado para as desenvolvedoras.
No entanto, a mudança para o Win32 afetará os jogos que atualmente estão disponíveis na retrocompatibilidade, tanto do Xbox 360 e Xbox quanto do Xbox Series X|S e Xbox One. Para contornar o problema, a Microsoft estaria fazendo diversas mudanças no recurso para os games rodarem de normalmente nos seus próximos consoles.
Uma das hipóteses levantadas pela equipe de preservação de jogos do Xbox é o uso da emulação (como emuladores de Super Nintendo no Xbox ou de PS2 no PC) para resolver o problema, o que até mesmo pode permitir que estes jogos sejam executados em um PC, embora as “obrigações contratuais” dificultem o a possibilidade.
Por fim, o relatório também afirmou que o Xbox está focado nos jogos que já estão disponíveis na retrocompatibilidade, e não sugeriu um possível retorno do programa na próxima geração de consoles. Confira:
“Onde isso deixa nossa biblioteca existente de jogos do Xbox Series X|S e One ainda não se sabe, mas parece que a emulação é um caminho que a Microsoft está explorando para compatibilidade com versões anteriores e preservação de jogos.
Isso permitirá que esses jogos sejam executados em dispositivos Windows? É difícil dizer, principalmente porque existem alguns obstáculos legais contratualmente sobre exatamente o que a Microsoft pode fazer com títulos de terceiros em sua loja.”
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