Ontem (30), a Microsoft realizou sua revelação do primeiro trimestre fiscal de 2025 destacando diversos setores, incluindo o Xbox.
E pensando nisso, nós da Central Xbox listamos todos os pontos que foram abordados sobre o Xbox durante a revelação do seu primeiro trimestre fiscal de 2025. Confira:
Os números gerais
A receita geral de jogos do Xbox aumentou 43%, enquanto o de conteúdo e serviços, que envolve assinaturas como o Game Pass e venda de jogos, aumentou em impressionantes 61%. No entanto, um único setor apresentou uma queda, o de hardware, que viu sua receita cair em 29%, sendo este o terceiro trimestre seguido de queda.
Por fim, a Microsoft informou que a Activision Blizzard, que foi adquirida no ano passado, representou 53% no aumento da receita geral.
Aumento de assinantes do Xbox Game Pass e de usuários ativos no seu ecossistema
O Xbox viu um grande aumento de assinantes no Game Pass. Embora a revelação não tenha apresentado o possível motivo pelo qual o serviço viu um aumento de assinantes, podemos especular que com a chegada de grandes títulos, como o Call of Duty: Black Ops 6, muitos usuários viram a oportunidade para jogar grandes títulos com um preço baixíssimo.
Também foi comentado que a receita média por assinante do Xbox Game Pass também subiu, principalmente por conta do recente aumento de preço. Por fim, a Microsoft também afirmou que o Xbox registrou “novos recordes de usuários ativos” em seu ecossistema, o que engloba títulos lançados em outras plataformas.
“Registrando um novo recorde no trimestre em receita total e receita média por assinante do Xbox Game Pass. Também vimos novos recordes de usuários ativos mensais no trimestre, à medida que mais jogadores jogam nossos jogos em vários dispositivos e na plataforma Xbox“, disse Satya Nadella.
Todos os setores do Xbox ficaram “acima das expectativas” para o primeiro trimestre fiscal de 2025
O primeiro trimestre fiscal de 2025 do Xbox ficou “acima das expectativas” da Microsoft em todos os setores, incluindo o de hardware, que registrou uma queda de 29%. Os resultados acima do esperado foram alcançados por vendas maiores de jogos first-party, third-party e de consoles.
Também foi afirmado que a melhoria na margem de lucro do Xbox se dá por conta de uma “mudança no mix de vendas” dos setores. Por fim, ela reforçou que o Xbox aumentou sua receita de jogos e serviços em 61%, mas com um grande reforço da Activision Blizzard, que representou 53% do número.
“Alcançamos resultados acima das expectativas no Xbox, impulsionados por um melhor desempenho de jogos próprios, de terceiros e nos consoles. Alcançamos 61% de crescimento na receita de Conteúdo e Serviços, dos quais 53% correspondem à Activision. Por fim, a forte execução na melhoria da margem de lucro em jogos e pesquisas foi compensada pela mudança no mix das vendas para esses negócios“, disse Hood em uma conferência com investidores.
Call of Duty: Black Ops 6 foi o maior lançamento para a franquia
A Microsoft afirmou que o lançamento do Call of Duty: Black Ops 6 registrou um novo “recorde” de jogadores e de novos assinantes do Game Pass. No entanto, ele não divulgou os números atualizados de assinantes, embora analistas apontam que o serviço possa receber até quatro milhões de novos membros.
A Microsoft também afirmou que as vendas do Call of Duty: Black Ops 6 foram 60% maiores na Steam e no PlayStation em comparação ao lançamento do Modern Warfare III no ano passado.
O foco é no longo prazo
Segundo compartilhado por Satya Nadella, a Microsoft está “focada em posicionar o Xbox em um crescimento de longo prazo“, principalmente na receita de conteúdo e serviço. Ele também afirmou que isto só será possível ao “diversificar a forma de como os conteúdos são acessados”, refletindo na estratégia de “levar o Xbox para cada tela disponível”.
“Estamos focados em posicionar nosso negócio Xbox para crescimento de longo prazo através de margens mais altas em Conteúdo e Serviços, e vemos a transformação ao diversificar a forma como acessamos o conteúdo. Isso reflete na nossa estratégia de encontrar os jogadores onde eles estão, permitindo-lhes acessar os jogos na tela em que passam o tempo.”
Previsão para o segundo trimestre fiscal de 2025
Segundo as previsões da Microsoft, o próximo trimestre fiscal do Xbox, previsto para acabar entre janeiro e fevereiro de 2025, continuará a registrar um aumento nas receitas. É esperado que seja visto um aumento no lucro líquido, que sendo auxiliado pela priorização em trabalhos em novos jogos, pesquisa e dispositivo.
Entretanto, é esperado que seja visto um declínio de um dígito na receita, impulsionado principalmente por mais uma possível queda na receita de hardware. Já na receita de conteúdo e serviço, a Microsoft espera que permaneça “relativamente estável”, e terminou afirmando que será possível ver os resultados concretos do impacto do lançamento do Black Ops 6 no Game Pass.
“Estamos esperando um crescimento do lucro líquido proveniente do trabalho de priorização em jogos, pesquisas e dispositivos. Entretanto, esperamos um declínio elevado na receita de um dígito devido ao declínio que esperamos no hardware. Por fim, esperamos que o crescimento de conteúdo e serviço seja relativamente estável“, disse Amy Hood.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.