Olha essa: um estúdio independente, a Blingame, desistiu de lançar o seu mais novo jogo, o Haak, no Xbox após diversos problemas.
Segundo compartilhado pela Blingame, a equipe está tentando lançar o Haak no Xbox há 14 meses. Porém, eles não obtiveram nenhum sucesso por vários problemas encontrados no sistema de parceria da Microsoft, que impossibilitava o jogo de ser enviado para análise e, posteriormente, publicado no Xbox. Com a demora, o estúdio optou por abandonar o lançamento no Xbox.
Ainda no seu comunicado, a Blingame informou que havia informado os problemas para o ID@Xbox, divisão de jogos indies do Xbox. No entanto, a equipe da divisão informou que não poderiam ajudar pois o sistema de publicação de jogos é de responsabilidade da Microsoft, o que estava fora do escopo deles.
Após a publicação viralizar no X, um funcionário da Microsoft entrou em contato com o estúdio e afirmou que acompanharia o processo de validação de perto. Infelizmente, a equipe da Blingame está tão decidida que não lançará no Xbox que recusou a ajuda, o que pode parecer um pouco de “birra” por parte deles. Confira:
“Muito obrigado pela sua ajuda e atenção. No entanto, durante o processo de colocar nosso jogo no Xbox, enfrentamos inúmeros obstáculos.
O que parecia ser um procedimento simples se transformou em um pesadelo devido a muitos bugs no Microsoft Partner Center, que nos impediram de completar com sucesso o registro da conta. Até mesmo o sistema de suporte da Microsoft tinha bugs, tornando impossível iniciar consultas sobre nossos problemas. Isso é simplesmente inacreditável para desenvolvedores.
Informamos o ID@Xbox sobre a nossa situação, mas eles não puderam ajudar, pois aparentemente isso está fora do escopo de responsabilidade deles e parece ser um problema da Microsoft.
Na realidade, portar a versão para Xbox do nosso jogo teria levado menos de duas semanas, mas passamos mais de 14 meses tentando ‘solicitar a publicação do jogo’ e ‘completar o registro de identidade no Microsoft Partner’. Essa experiência tem sido terrível porque podemos sentir o entusiasmo dos jogadores da comunidade Xbox, mas lutamos para resolver os problemas em questão.
Embora realmente queiramos compartilhar a história de aventura de HAAK com mais jogadores, nossos fundos de desenvolvimento estão extremamente limitados e não podemos mais esperar. Como resultado, decidimos finalmente abandonar o lançamento na plataforma Xbox. Lamentamos profundamente esse resultado, mas realmente fizemos o nosso melhor.
Para ser sincero, esta é a primeira vez desde que começamos a desenvolver jogos que sentimos um apoio tão entusiasmado por parte dos jogadores. Isso nos convenceu de que a comunidade Xbox deve ser realmente incrível. Amamos isso. Somos incrivelmente gratos a todos os jogadores do Xbox que ofereceram suporte e assistência.”
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