Com a chegada do aguardado suporte oficial aos mods no Starfield, várias criações da comunidade foram lançados, incluindo um que permite rodar o título em 120FPS no Xbox Series S.
Com o lançamento do mod, os donos de consoles Xbox Series S puderam aproveitar o Starfield em alta taxa de quadros, que variava entre 70FPS a até 120FPS em áreas mais fechadas do mapa. No entanto, para conseguir tal feito, o jogo roda em uma resolução nativa muito inferior ao original, enquanto várias concessões são feitas na parte gráfica.
Segundo uma análise do conhecido Digital Foundry, o mod reduz a resolução nativa do Starfield no Xbox Series S, que é de aproximadamente 900p, para apenas 720p. Infelizmente, nem o uso do modo qualidade do FSR 2 melhora a situação do título, já que a resolução nativa é muito baixa e artefatos começam a aparecer na imagem.
No entanto, a análise também apontou que o mod é perfeito para um modo performance nativo do Starfield, ou seja, sem a necessidade de modificações de terceiros. O modo sugerido rodaria o jogo a 40FPS em televisores ou monitores compatíveis com a tecnologia do VRR e 120Hz, pois ainda existiria muita variação de quadros. Confira:
“Na verdade, testei isso em modo completo de 120Hz, o que significa que a taxa de quadros pode subir o quanto quiser (mensurável com nossas ferramentas até 120fps) e descobri que atingimos uma base de 60fps em áreas desafiadoras limitadas pela GPU do jogo…
Essa é uma maneira bem agradável de jogar – com uma exceção. A queda para 1280×720 de 1600×900 parece impactar muito mais a qualidade da imagem do que você imagina. Parece que estamos encontrando os limites da qualidade de upscaling do FSR 2, com alguns artefatos feios. Mesmo assim, você está obtendo um modo de desempenho viável – só que as trocas são muito mais óbvias aos olhos do que na versão do Series X.
Olhando para o primeiro teste com o nível de qualidade de imagem existente emparelhado com uma taxa de quadros desbloqueada, talvez simplesmente não haja conteúdo suficiente que se aproxime de 60fps para valer totalmente a pena… embora eu diga que há um resultado decente o suficiente para fazer um modo de 40fps a 120Hz.”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.