Em uma entrevista para o podcast Strictly Business, Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, comentou sobre as mais recentes novidades do Xbox.
Na entrevista, Booty afirmou que a equipe do Xbox está começando a atingir o “ritmo que sempre foi esperado” no lançamento de jogos first-party. E isto pode ser visto nos últimos anos, com quatro grandes títulos sendo lançados em 2023 e, até o momento, cinco lançamentos para a segunda metade de 2024.
Já para 2025, o Xbox está visando, pelo menos até o momento, o lançamento de três grandes títulos, o Doom: The Dark Ages, Fable e South of Midnight, mesmo com um grande desafio no próximo ano: o Grand Theft Auto 6. Mesmo não tendo citado o título da Rockstar, Booty afirmou que não deseja que os títulos do Xbox sejam lançados muito perto dos outros, já que isso que poderia “tirar seu brilho”, mesmo com isso acontecendo na segunda metade de 2024.
O chefe do Xbox Game Studios também foi questionado sobre o fechamento da Tango Gameworks e Arkane Austin. Na sua resposta, ele voltou a destacar que as decisões tomadas “não foram fáceis e não tomadas da noite para o dia“, mas que infelizmente eram necessárias para a manutenção do negócio.
No entanto, Booty afirmou que os estúdios afetados receberam as oportunidades de serem desmembradas do Xbox e se tornarem independentes, como aconteceu com a Toys for Bob, mas isso não foi possível para os estúdios afetados.
Falando sobre o lançamento de jogos first-party em outras plataformas, Booty garantiu que a equipe do Xbox ficou “satisfeita” com o lançamento do Sea of Thieves no PlayStation 5. Ele também afirmou que foi visto um aumento no engajamento entre Xbox e PC graças ao lançamento na plataforma da Sony, permitindo que a Rare continuasse o desenvolvimento do título.
Por fim, Booty destacou que a equipe do Xbox ainda está avaliando “caso a caso” possíveis lançamentos de outros títulos first-party em outras plataformas, mas reforçou que o Xbox ainda continuará a ter seus títulos exclusivo com seus lançamentos em day-one no Game Pass. Confira:
“Estamos começando a atingir o ritmo que sempre sonhamos, e esse realmente é o nosso compromisso com nossos jogadores, de ser capaz de entregar uma cadência muito mais constante de jogos em um ritmo mais previsível. […] Certamente queremos garantir que cada jogo tenha espaço e uma oportunidade de brilhar e não acabemos ofuscando um jogo ao lançá-lo muito perto de outro.”
“Essas decisões nunca são tomadas de ânimo leve, nunca são tomadas rapidamente, e há muitas pessoas, processos e supervisão para garantir que estamos tomando uma boa decisão“, disse, se referindo ao fechamento da Tango Gameworks e Arkane Austin.
“Continuamos a tomar essas decisões individualmente, caso a caso. Estamos absolutamente comprometidos em ter jogos exclusivos no Xbox, é parte de nossa promessa principal. [… ] O console sempre será fundamental para o que nós fazemos.”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.