Segundo o documento do novo kit de desenvolvimento do Xbox Series X|S, o aguardado FSR 3 com o gerador de quadros poderá ser lançado nos consoles da Microsoft no final do ano.
De acordo com um relatório do site TweakTown, a AMD está trabalhando ao lado da Microsoft para lançar o aguardado gerador de quadros do FSR 3 no Xbox Series X|S a partir do final do ano. Além disso, o documento também apontou que o primeiro jogo a utilizar o recurso será o Indiana Jones e o Grande Círculo, exclusivo do Xbox revelado no início do ano.
O documento também apontou que a versão a ser lançada será o AMD FidelityFX Super Resolution 3.1, que apresenta uma melhoria considerável na qualidade de imagem, evitando ruídos. No entanto, o recurso também não está disponível nos PCs, e começará a ser lançado para os desenvolvedores a partir do próximo trimestre.
Por fim, o documento também apontou que foi necessário lançar a arquitetura Vulkan no novo kit de desenvolvimento do Xbox, algo que não seria possível com os kits originais. O FSR 3.1 nos consoles da Microsoft pode ser o grande rival ao rumorizado PSSR, sistema de upscaling da Sony que promete entregar jogos 8K60FPS no também rumorizado PS5 Pro.
Vale lembrar que o FSR 3 com gerador de quadros já está disponível na versão de PC do Starfield, e trouxe uma grande melhoria de desempenho para o título. Nossos testes internos, que foram realizados com uma RX 6600 em Full HD com preset gráfico no médio, encontramos o dobro de desempenho, alcançando a impressionante marca de 120FPS.
O gerador de quadros da AMD funciona de forma “diferente” do que conhecemos com o gerador da NVidia, o DLSS 3. A solução encontrada pela maior fabricante de GPUs foi utilizar inteligência artificial para gerar quadros e reduzir problemas visuais e latência, o que trancou o recurso apenas nas placas de vídeo da série RTX 40.
No entanto, diferentemente do DLSS 3, o FSR 3 utiliza um sistema de interpolação, que visa adicionar um quadro extra entre dois quadros gerados pela engine do jogo. É uma solução muito mais barata e prática, e funciona em todas as placas de vídeo, incluindo a da sua rival NVidia. Porém, a solução da AMD tende a gerar mais artefatos, algo que pode ser diminuído com o lançamento do FSR 3.1.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.