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Starfield é um feito histórico para o Xbox e, principalmente, para a Bethesda | A opinião da Central

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O mais novo exclusivo de Xbox, desenvolvido pela Bethesda Game Studios, Starfield é um prato cheio para fãs de jogos semelhantes ou de RPG ocidentais. Grande parte da narrativa do jogo envolve fazer escolhas difíceis, resolver mistérios, pilotar naves espaciais e construir bases; mas seu principal ponto forte é capturar uma sensação grandiosa com muitos personagens carismáticos e histórias impactantes, o que torna Starfield um RPG espetacular e o que me faz afirmar com toda a convicção de que é o melhor jogo da Bethesda.

Starfield foi originalmente vendido por Todd Howard como um “Skyrim (ou Oblivion) no espaço”, e ainda assim o jogo consegue evitar completamente a sombra de Skyrim. Na verdade, além das características óbvias que possui da fórmula tradicional da Bethesda, não é nada parecido com Skyrim e, em vez disso, poderia ser comparado a uma mistura abrangente de Fallout, No Man’s Sky, Mass Effect, Cyberpunk 2077 e até Red Dead Redemption 2. Ele se esforça muito para ser o “jogo supremo e absoluto” e atinge com sucesso esse objetivo aparente em quase todos os níveis, graças à experiência altamente pessoal que oferece.

Starfield se passa em um futuro fictício, onde a Terra se tornou inóspita e a humanidade foi forçada a se estabelecer em sistemas estelares distantes na Via Láctea. A sua história, cheia de guerra e crime, deixou diferentes facções divididas sobre como a Galáxia deveria ser governada. O protagonista começa como minerador em um planeta árido e se depara com um artefato desconhecido embutido em um depósito mineral. Assim que exploram e tocam neste artefato misterioso, eles são lançados em uma aventura de ficção científica diferente de qualquer outra.
Logo após a tela de criação de personagem, seu personagem será apresentado à facção Constelação de Starfield, um grupo de exploradores dedicados a decifrar artefatos misteriosos encontrados em toda a Galáxia. O jogador se junta à facção na esperança de encontrar respostas sobre esses artefatos e quem os deixou para trás. As primeiras horas do jogo parecem relativamente lentas – provavelmente porque o jogo deseja introduzir algumas das novas mecânicas primeiro. No entanto, uma vez familiarizada com essas nuances, a narrativa principal de Starfield e as histórias paralelas conseguem escalonar o jogo em proporções épicas e memoráveis.
Embora a história principal possa ser sobre decidir o destino da Galáxia e aprender sobre o passado misterioso da humanidade, os contos intrincados associados a diferentes facções e personagens carismáticos merecem atenção especial. Uma grande parte da tradição de Starfield está profundamente enraizada nas missões das Facções, e elas são fundamentais para enriquecer ainda mais o universo do jogo. Essas missões secundárias de facção podem não parecer muito inicialmente, mas, eventualmente, forçarão os jogadores a fazer escolhas difíceis que deixarão você querendo mais. A maioria dessas missões são excelentes narrativas e geralmente se transformam em batalhas espaciais épicas, reviravoltas ou confrontos tensos.

Durante o período de marketing, as opções de personalização aparentemente infinitas de Starfield eram um tanto preocupantes, para dizer o mínimo. O meu medo geral era que o jogo acabasse sendo muito grande e parecesse opressor, especialmente para jogadores casuais. Felizmente, isso não aconteceu. Embora Starfield seja, em sua maior parte, uma experiência personalizável, ele consegue evitar ser “demais” ao não forçar seus jogadores a fazer nada. Na verdade, ao completar a breve introdução do jogo, os jogadores têm a liberdade de pular totalmente a história, se quiserem. Não existem sistemas estelares, planetas ou cidades bloqueados pelo progresso da história, e os jogadores podem nivelar seu personagem e atualizar seu arsenal sem nunca sequer completar uma missão.

Assim como outros jogos de mundo aberto, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e sua sequência Tears of the Kingdom, Starfield aproveita a curiosidade humana para produzir em seus jogadores uma necessidade subjacente de explorar e descobrir – uma necessidade que literalmente os coloca no assento do piloto como capitão de sua própria jornada. Raramente o jogo segura a mão do jogador, já que os tutoriais são fornecidos com extrema moderação e cada mapa está praticamente vazio de ícones e desordem – tão vazio que os jogadores inicialmente acharão que navegar pelas capitais do jogo é um pouco desafiador.

Os planetas de Starfield realmente parecem do tamanho de um… planeta, mas ainda assim parecem bem gerenciados. Embora os jogadores possam gastar uma quantidade significativa de tempo viajando de uma ponta a outra do planeta, eles descobrirão rapidamente que não há necessidade disso. Os pontos de interesse de cada planeta consistem em postos avançados e instalações claramente definidas, e a única coisa a fazer além de limpá-los é coletar dados sobre as várias formas de vida do planeta.

O tiroteio em Starfield é imensamente satisfatório, principalmente devido à grande variedade de armas disponíveis e a quantidade infinita de variações que essas armas podem trazer ao gameplay do jogador. O saque raramente é o foco central nos títulos da Bethesda, mas certamente desempenha um papel significativo aqui. As armas lendárias realmente parecem lendárias e geralmente são algumas das armas mais poderosas do jogo, vale muito a pena experimentar cada uma delas, mesmo aquelas de menor raridade.

Existem mais de oitenta habilidades para os jogadores desbloquearem em Starfield, cada uma com quatro classificações que são essencialmente atualizações para essas habilidades. Provavelmente, os jogadores levarão centenas (ou até milhares) de horas para desbloquear todas as habilidades e atualizações disponíveis, já que cada nível de personagem fornece aos jogadores um ponto de habilidade para desbloquear uma nova habilidade ou atualizar uma existente, e não há limite de nível. Também não existem habilidades inúteis porque o sistema de habilidades do jogo é construído de forma a incentivar uma experiência pessoal e, desde que os jogadores aproveitem as habilidades que desbloqueiam, eles sentirão todo o efeito delas em cada etapa do jogo.

Starfield está cheio de personagens intrigantes, mas como a maioria dos títulos da Bethesda, seus arcos só são concretizados se os jogadores passarem algum tempo conhecendo cada um deles. Embora certas características e habilidades como Introvertido e Isolamento incentivem o jogo solo, a história muitas vezes força os jogadores a viajar com um companheiro. Ocasionalmente, esse companheiro manifestará o desejo de conversar com o jogador, e é nestes momentos que os vários personagens do jogo são desenvolvidos. Dessa forma, os jogadores aproveitam ao máximo o mundo que o jogo deseja construir se optarem por ter um companheiro para lhe fazer companhia.

Eu sei, é impossível falar desse jogo sem citar sobre os tão citados “mil planetas”. Até o momento em que estou escrevendo isso, estou com cerca de 40 horas de jogo e, obviamente, não devo ter chegado na metade desse numero em planetas que eu explorei, e pra ser sincero eu nem contei isso. Mas o que posso dizer aqui é que o jogo possui sim centenas de sistemas e planetas diferentes, mas de forma compreensível mais da metade deles estão desolados, e mal vale a pena uma visita, a menos que você esteja cultivando recursos. Eu não diria que estou decepcionado com isso, há uma abundância absoluta de conteúdo em Starfield como ele é, então esperar que cada corpo celeste esteja repleto de atividade não é apenas irracional, seria irrealista mesmo neste “Sistemas Estabelecidos” do jogo.
Uma coisa que eu definitivamente não gostei em Fallout 4 foi a insistência em tornar os assentamentos uma parte central da experiência. Eu nunca havia tido boas experiências com simuladores de gerenciamento antes, e construir, contratar pessoal e defender uma base com a qual não tenho afinidade nunca pareceu um uso divertido do meu tempo. Aqui nós não temos essa obrigação. Starfield tem sistemas de criação semelhantes para postos avançados e naves estelares, e são absolutamente robustas o suficiente para quem gosta desse tipo de ajustes. É claro que estabelecer postos avançados em planetas ricos em minerais pode criar uma espécie de linha de produção de materiais que alimenta todas as formas de artesanato no jogo, então certamente há benefícios em explorá-lo, mesmo que não seja forçado aos jogadores desta vez. Mesmo que eles tenham colocado um enorme espaço de jogo debaixo do seu nariz, a Bethesda não espera que você faça isso sozinho – embora você possa, a escolha é sua. Não existe nenhuma obrigação no jogo, você é livre aqui.

Mesmo tendo amado a minha experiência com o jogo é o meu dever aqui ser o mais transparente possível com vocês. Starfield, assim como qualquer outro jogo, possui defeitos grosseiros.

Começando pelas expressões faciais dos personagens, de longe o que mais me incomodou aqui. O visual dos personagens não são horrorosos, longe disso. Mas a forma como as expressões se comportam durante os diálogos são estáticas e destoam de todo o resto da beleza do jogo. Mas como eu estive altamente engajado com a história e com os diálogos, acabava que eu deixava isso de lado e passou a deixar de me incomodar.

O jogo possui muitas telas de loading, que graças a tecnologia e os SSDs dos Xbox Series acabam sendo bem rápidos de carregar, mas o problema aqui é a quantidade excessiva em que nos deparamos com cada uma delas. Praticamente todas as áreas em que formos explorar haverá uma tela de loading e talvez isso quebre um pouco o ritmo.

A performance do jogo durante os meus testes no Xbox Series S foram decentes e muito satisfatórias. Sim, o jogo está rodando em 30fps mas a maior parte do tempo isso se mantém altamente estáveis, eu senti algumas quedas durante alguns passeios que fazia em alguma cidade populosa, mas era algo rápido e que não comprometia a minha experiência. Também preciso pontuar que durante os meus testes não houve nenhum tipo de bug ou algum crash do jogo no meu console. Foi uma experiência ótima.
Como alguém que encontrou mais do que alguns bugs destrutíveis em Skyrim, o nível de polimento em Starfield foi um alívio para mim. É de longe o jogo de console mais bem otimizado da Bethesda. Não é totalmente isento de bugs, afinal é um jogo gigantesco e isso pode acontecer alguma hora. Fora isso eu me deparei com atrasos na renderização de texturas, geometria devorando cadáveres inimigos e modelos de personagens entrando e saindo de conversas em que não participam , embora nada disso tenha prejudicado nem um pouco minha diversão.

Starfield é o jogo mais ambicioso da Bethesda e é quase certamente o jogo que todos os fãs de Skyrim e Fallout estavam esperando. Ele apresenta novos conceitos, mecânicas e elementos sandbox viciantes esperados de um RPG épico de ficção científica na vanguarda da inovação.

Mesmo que Starfield seja um pouco áspero, isso nunca prejudica toda a diversão e aventura. Com uma narrativa envolvente, personagens carismáticos e um mundo fascinante, Starfield é um clássico instantâneo e um retorno triunfante aos jogos de grande sucesso da Bethesda Game Studios.
É difícil encontrar algo nesse jogo que o rotule justificadamente como algo menos que excelente. Em quase todas as frentes, Starfield oferece uma experiência diferente de qualquer jogo anterior e, embora elementos de outros jogos como ele possam ser encontrados em seu DNA, ele ainda consegue ser único. Com tiroteios satisfatórios, um enorme conjunto de habilidades, personagens inesquecíveis, uma narrativa convincente e um New Game + de outro mundo, os jogadores provavelmente retornarão a Starfield nos próximos anos, assim como continuam retornando a Skyrim.
Sally Ride, conhecida como a primeira mulher norte-americana a voar no espaço, é quem disse a famosa frase: “as estrelas não pareciam necessariamente maiores no espaço, mas pareciam mais brilhantes“. Ao contrário das estrelas que ela observou décadas atrás naquele silêncio eterno, Starfield é maior e mais brilhante do que qualquer outro jogo da Bethesda Game Studios. Talvez o jogo tenha sido vendido como a reinvenção da roda, mas no fim é um jogo que mostra o que a Bethesda consegue fazer com ela.

Starfield vídeo conceitual

POSITIVO e NEGATIVO

Positivo:

  • História empolgante e envolvente
  • Personagens marcantes
  • Sistema robusto de personalização
  • Grande variedade de armas
  • Arvore de habilidades satisfatória
  • Batalhas de naves são muito divertidas
  • Ambientação épica
  • Gráficos acima da média
  • Um nível de polimento sem precedentes para um título do Bethesda Games Studio

Negativo:

  • Expressões faciais que destoam da beleza geral do jogo
  • Muitas telas de carregamento
  • Alguns bugs visuais
  • Ausência de veículos terrestres

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Gui Marques
Gui Marqueshttps://centralxbox.com.br
Redator, apaixonado por filmes de terror, HQs e música ruim. Jogador e defensor do Xbox nas horas vagas.
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