Enquanto algumas empresas de consoles ainda procuram desenvolver seus jogos como serviço, ou Game as a Service, a Microsoft já conta com títulos do gênero em seu portifólio.
Aliás, os Microsoft Studios contam com jogos de praticamente todos os gêneros, o que faz do Game Pass um serviço para todos os tipos de jogadores.
Os GaaS, são jogos que além de ter o fator multiplayer como parte central da experiência, também são expansíveis e em muitos casos contam com temporadas.
Sem dúvida, o grande GaaS (Game as a Service) do mercado é Fortnite, que é um jogo competitivo da Epic que além do foco em Battle Royalle, entrega um sandbox onde os jogadores podem criar seus próprios games.
Jogos como serviço do Xbox
Os grandes exemplos de GaaS do Xbox são Sea of Thieves da Rare e Grounded da Obsidian. Dois games que recebem constantes atualizações e desfrutam do prestigio dos jogadores.
Aliás, os jogos como serviço dependem muito de popularidade, uma vez que ter mais jogadores nos servidores pode impactar na experiência. Por isso, é fundamental contar com uma boa base de jogadores.
Felizmente, a Microsoft acertou em seus jogos como serviço, e ambos têm números bem expressivos de jogadores, além de uma comunidade online muito ativa.
Assim como hoje a Microsoft já é uma das potencias em jogos em nuvem, a dona do Xbox também parece estar muito bem calçada e preparada para fazer dos jogos como serviço um dos pilares que pode impulsionar o crescimento do Xbox Game Pass.
Os GaaS também são uma ótima forma de promover a plataforma, uma vez que criadores de conteúdo criam canais focados em alguns games, como é o caso de Grounded e Sea of Thieves.
Além disso, para jogar os GaaS, você precisa estar online e nos consoles, para jogar online você tem que pagar, ou seja, mais receita.
Para quem são os GaaS
Os jogos como serviço, são títulos que tendem a agradar principalmente quem curte jogatina online, de modo que, tanto Sea of Thieves quanto Grounded, contam com uma jogabilidade cooperativa.
Nada como chamar amigos para auxiliar na navegação por mares nunca antes navegados ou mesmo embarcar com outros jogadores em uma aventura ao estilo “Querida encolhi as crianças”.
Se você nunca embarcou em uma dessas aventuras, talvez seja a hora de considerar dar uma chance para um GaaS e criar o hábito mais que saudável de jogar online com amigos.