Vai passar um cheque para os reguladores chineses
De acordo com um relatório do The New York Times, a chinesa NetEase ameaçou influenciar o órgão regulador chinês na investigação da aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox.
Segundo o relatório, toda a confusão começou no ano passado, onde a NetEase tentou alterar o seu contrato de publicação com a Activision Blizzard para se adequar as novas leis do Partido Comunista Chinês, que endurece a chegada de conteúdo exterior no país. No entanto, as investigações não avançaram como o esperado, e as “ameaças” chegaram.
Durante uma reunião, a NetEase ameaçou a Activision Blizzard, dizendo que eles podem influenciar o órgão regulador chinês para aprovar ou bloquear a fusão com o Xbox, isso de acordo com duas fontes. No entanto, outras duas fontes afirmaram que a empresa não teve o objetivo de ameaçar, e sim criar um tom conciliador.
O The New York Times também confirmou que recebeu uma declaração de um porta-voz da NetEase, que afirmou que os executivos não ameaçaram a Activision Blizzard em nenhum momento, e acusou a publicadora de “assediar e insultar” empresas e órgãos reguladores do mundo. Confira o que disse o porta-voz:
“Em algum momento da conversa, os executivos da Activision sentiram que Ding [CEO da NetEase] ameaçou Kotick. O governo chinês está revisando a aquisição pela Microsoft, e os executivos lembraram que Ding poderia influenciar o governo a bloquear ou apoiar esse acordo, dependendo do resultado da discussão de licenciamento, de acordo com duas pessoas familiarizadas com a ligação e um documento revisado.“
“Mas os executivos da NetEase não pretendiam fazer uma ameaça e estavam tentando ser conciliadores em relação à Activision, disseram outras duas pessoas familiarizadas. O ponto que eles pretendiam fazer era que, se a Activision não mudasse para um acordo de licenciamento, a Microsoft enfrentaria os mesmos obstáculos regulatórios quando adquirisse a empresa.“
“Voica, um porta-voz da NetEase, negou que Ding tenha ameaçado a Activision. Ele disse que a Activision continua a ‘assediar e insultar empresas e reguladores em todo o mundo’.“
Vale lembrar que recentemente, a aquisição da Activision Blizzard foi aprovada pelos reguladores do Japão, enquanto os órgãos europeus e do Reino Unido já sinalizaram que deverão aprovar a aquisição pelo Xbox muito em breve.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.