Durante uma entrevista em um podcast, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, comentou sobre o Xbox Series S e sua ajuda recebida pelos consoles portáteis.
Na entrevista, Spencer afirmou que os consoles portáteis estão ajudando o Xbox Series S, principalmente porque várias desenvolvedoras estão otimizando seus títulos para os dispositivos que possuem hardwares inferiores ao pequeno console. Ele também destacou que as engines atuais são bastante moldáveis, o que permite motores adaptados para o console.
Por fim, ele também garantiu que não irá remover a cláusula de paridade, que exige que desenvolvedoras lancem jogos com os mesmos recursos (exceto modos gráficos e de performance) que são encontrados no Xbox Series X. Entretanto, devemos destacar que o acordo foi quebrado uma única vez quando a equipe da Larian não conseguiu lançar o modo cooperativo de tela dividida do Baldur’s Gate 3 no console.
“Você consideraria abandonar ou ajustar as cláusulas de paridade do Xbox Series S com o Xbox Series X, esse tipo de requisito? Alguns desenvolvedores levantaram dificuldade de otimização para o Series S. Você pode nos contar mais sobre os planos lá?“, disse o entrevistador, com a seguinte resposta de Spencer:
“Eu penso sobre isso quase exatamente da maneira oposta agora. Com o surgimento de PCs portáteis e até mesmo a introdução do Switch 2, os desenvolvedores estão fazendo jogos com mais especificações para estes dispositivos. Na verdade, acho que temos uma vantagem real porque estamos mirando no Series S há um bom tempo. Então, quando olhamos para um Steam Deck ou um ROG Ally ou algo assim, temos esta versão do Series S dos jogos que é mais adaptada às especificações de muitos dispositivos que, francamente, estão sendo introduzidos agora.
Estou jogando Indiana Jones no Series S e está ótimo, então é definitivamente capaz de jogar jogos da geração atual de uma maneira ótima, mas a maioria dos seus jogos que estarão por aí suportarão esses diferentes dispositivos, e as especificações do nosso console realmente mapeiam muito bem os dispositivos que estamos vendo sendo introduzidos agora. Então, acho que é realmente um ponto de design importante para as equipes daqui para frente – esse tipo de mistura de potência/desempenho que você vê no Xbox Series S.”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.