Atualmente o Xbox é muito mais que um console, e sim um ecossistema de jogos que permite que o jogador escolha a plataforma e jogue em praticamente qualquer lugar.
Você pode jogar os melhores jogos da plataforma em seu Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, PC, e qualquer dispositivo compatível com o Xbox Cloud Gaming: smartphone, tablet, TV, navegador e por aí vai.
Além disso, o Xbox Game Pass é o melhor serviço de assinatura para quem quer jogar muito gastando pouco, o que faz muito sentido para nós brasileiros, afinal, tudo aqui é muito caro e jogos também.
Mas, mesmo tendo muitos jogos, o melhor serviço de assinatura e uma comunidade incrível, sem dúvida existem muitos pontos nos quais o Xbox pode sim ser melhor.
Xbox Cloud Gaming
O Cloud Gaming é incrível, mas as filas para acessar os jogos precisam ser um ponto de atenção da Microsoft para os próximos anos.
O serviço faz todo o sentido no Brasil, onde os consoles são caros e o acesso a jogos também. Quando consideramos que no Brasil até o momento as operadoras de telefonia não impõem franquia de dados na internet fixa, o Cloud Gaming faz ainda mais sentido.
A Microsoft vai investir em mais infraestrutura no Brasil, com um investimento bilionário em um data center no interior de São Paulo, no entanto não sabemos se os servidores em questão serão destinados aos jogos em nuvem.
De qualquer modo, é preciso reduzir os tempos de espera no Cloud Gaming, afinal, até o momento o acesso ao Cloud Gaming exige o investimento mais alto no Game Pass Ultimate.
Aliás, uma modalidade de Game Pass mais acessível para quem joga apenas na nuvem também seria muito bem-vinda!
Opções de pagamento e presentes na loja do Xbox
A loja online do Xbox sempre oferece ótimas ofertas e promoções, principalmente para os assinantes do Xbox Game Pass, mas ainda faltam algumas funções básicas na loja.
Atualmente, não é possível comprar um jogo para presentear um dos seus amigos adicionados no Xbox, o que já faz um tempo e não tem nem previsão de voltar.
A funcionalidade faz sim muita falta, principalmente para quem curte aproveitar as promoções para enviar jogos como presente para amigos e familiares.
Outra função que falta na loja do Xbox é parcelamento no cartão e pagamento por PIX. Vamos lá Microsoft, em 2025 e no Brasil ainda não dá para comprar no PIX?
Ao menos para parcelamento você tem uma alternativa, a Very Hard Games, parceira da Central Xbox. Por lá você pode parcelar seus jogos e também assinatura Game Pass.
Comunicação
Todos os dias surgem rumores e mais rumores e normalmente a Microsoft não vem a público comentar nem os mais sensíveis.
Claro que os executivos da empresa têm muito mais o que fazer do que comentar rumores que surgem na web, mas assim, será que é tão difícil delegar a função?
Essa falta de comunicação oficial acaba fazendo com que toda a comunidade Xbox tenha que se deparar com canais “jornalísticos” quase todos os meses matando a plataforma, o que, na minha opinião, só vai mudar quando o Xbox estiver mais presente nas redes.
Planos anuais e semestrais
O Xbox Game Pass é maravilhoso, e claro que há formas de você assinar o serviço por períodos longos (Very Hard Games), mas já está mais do que na hora da Microsoft oferecer planos oficiais com maior duração.
Um plano anual ou semestral do Xbox seria um sucesso enorme sem dúvida, ainda mais se chegasse com um preço promocional para quem quiser assinar por mais tempo.
Períodos mais longos de assinatura, mais opções de pagamento e parcelamento na loja seriam uma combinação incrível para o mercado brasileiro, deixando tudo ainda mais acessível.