Uma lei no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, quer mudar a forma de como os lojistas vendem seus jogos digitais para os consumidores.
A lei, que já foi assinada pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, obrigará os lojistas (como Xbox e Sony) a avisarem seus consumidores que seus jogos adquiridos de maneira digital não são seus, já que eles podem ser removidos de suas bibliotecas. A lei também é válida para outros tipos de mídia digital, como filmes e músicas.
Para evitar multas, lojas como PlayStation Store, Xbox Store e Steam precisarão se adequar o “mais rápido possível“. Confira o que disse um trecho da lei:
“A presente proposta de lei, sujeita a exceções especificadas, proibiria adicionalmente que um vendedor de um bem digital anuncie ou ofereça à venda um bem digital, conforme definido, a um comprador com os termos comprar, adquirir, ou qualquer outro termo que uma pessoa razoável entenderia como conferindo um direito de propriedade irrestrito sobre o bem digital, ou junto com uma opção de aluguel por tempo limitado, a menos que o vendedor receba, no momento de cada transação, uma confirmação afirmativa do comprador, ou que o vendedor forneça ao consumidor, antes de executar cada transação, uma declaração clara e conspícua, conforme especificado.”
Uma lei que vai pegar muitos estúdios de surpresa
Recentemente, várias polêmicas em torno de jogos digitais surgiram. No início do ano, a Ubisoft desativou os servidores do primeiro The Crew, impossibilitando os jogadores de entrarem no título, já que ele é totalmente online.
Para piorar a situação, quem possuía a versão digital viu que o game removido de suas bibliotecas, o que deixou muita gente furiosa. Para não piorar a situação, a Ubisoft garantiu que está trabalhando no modo offline do The Crew 2 e do Motorfest, o que evitará que um cenário parecido com o primeiro título aconteça.
Mais recentemente, a Sony encerrou o suporte ao fracassado Concord, que não durou uma semana no ar. Após o desligamento dos servidores, o jogo foi removido da biblioteca de quem comprou o título na Steam ou PlayStation, embora tenha fornecido um reembolso total.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.