Durante uma entrevista na Gamescom 2024, um funcionário da Obsidian confirmou o que muitos temiam: o Avowed não terá um modo 60FPS no Xbox.
Segundo compartilhado pelo funcionários, embora os trabalhos de otimização do Avowed ainda não tenham sido finalizados, o jogo terá apenas um único modo 30FPS, sem uma opção de performance a 60FPS. O funcionário também justificou que o novo exclusivo do Xbox é um singleplayer narrativo, o que supostamente elimina a necessidade de altas taxas de quadros.
Por fim, o funcionário afirmou que a Obsidian pode entregar mais qualidade gráfica sem o modo performance, embora tenha sugerido que ele possa ser lançado “mais cedo ou mais tarde”. Vale lembrar que o Starfield foi lançado apenas com um único modo 30FPS, com Todd Howard, chefe da Bethesda, argumentando que era uma “decisão criativa”.
No entanto, meses após o seu lançamento, a equipe da Bethesda lançou o modo performance do Starfield no Xbox Series X, e, posteriormente, no Xbox Series S nesta semana. Confira o que disse o funcionário da Obsidian:
“O desempenho é uma das últimas coisas que descobrimos, certo? Nosso objetivo principal é de 30 quadros por segundo no mínimo – essa é a expectativa. É um jogo em primeira pessoa para um jogador; Você não precisa necessariamente desses 60 quadros – e isso nos permite ficar muito mais impressionante com os efeitos, iluminação e todas essas outras coisas.
É uma troca que optamos por fazer relativamente cedo e estamos muito felizes com isso. Quero dizer, o jogo está rodando muito bem para o quão visualmente denso é, e esse sempre foi nosso objetivo. No que diz respeito a uma maior compreensão das especificações de desempenho, ainda estamos descobrindo tudo isso – é uma das últimas coisas que você faz.”
Infelizmente, parece que a Obsidian está ignorando grandes recursos de otimização, como o FSR 3, que já está disponível no Xbox Series X|S. Além do upscaling, o FSR 3 também trouxe o gerador de quadros, que é capaz de dobrar a taxa de FPS ao fazer uma interpolação de quadros adicionando um frame extra entre dois frames gerados pela engine do jogo.
O gerador de quadros do FSR 3 conseguiu dobrar o desempenho do Starfield no PC, com nossos testes apontando que ele atingiu mais de 120FPS em um PC equipado com uma RX 6600. Já nos consoles, o Immortals of Aveum foi o primeiro jogo a utilizar o recurso, fazendo com que o Xbox Series S tivesse um desempenho superior ao Xbox Series X e PlayStation 5.
Embora o Avowed não possua um modo 60FPS, vários previews de tech demos disponibilizadas na Gamescom 2024 sugerem que o jogo está “fantástico“, com o site IGN destacando os grandes pontos positivos do novo exclusivo do Xbox.
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