Logo após a revelação de ganhos do quarto trimestre fiscal, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, participou de um Q&A com investidores, onde reforçou o investimento em consoles.
Segundo Nadella (via Windows Central), a Microsoft tem o “portfólio certo de investimentos“, que começa pelos jogos e pelos consoles, no qual reforçou o investimento. No entanto, ele afirmou que os dois primeiros pontos serviram de base para a expansão para o PC, que agora também está sendo expandido para os dispositivos móveis.
Ainda no Q&A, Nadella voltou a dizer que a aquisição da Activision Blizzard foi pensada principalmente no mercado mobile, já que a publicadora possui grandes nomes por lá como Candy Crush e Call of Duty. Vale lembrar que Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, já havia dito que a aquisição da publicadora era voltada principalmente para o mercado mobile. Confira o que ele disse:
“Para nós, nosso investimento em jogos foi fundamentalmente para ter, eu diria, o portfólio certo tanto do que amamos sobre jogos e sempre amamos sobre jogos – que é o Xbox, e o conteúdo para o console. E expandir a partir daí para que tenhamos conteúdo para todos os lugares onde as pessoas jogam, começando com o PC.
Então, quando penso no portfólio da Activision, ele vem com grandes ativos para cobrir tanto o PC quanto o console. E, claro, ativos para cobrir o mercado móvel, que nunca tivemos. Assim, sentimos que agora temos tanto o conteúdo quanto a capacidade de acessar todas as plataformas tradicionais de grande escala onde as pessoas jogam, que são o console, PC e dispositivos móveis. Mas também estamos empolgados com esses novos mercados, certo?”
Na revelação de ganhos da Microsoft, a divisão Xbox registrou aumento de receita em dois de seus três setores, exceto no mercado de hadware, que viu uma queda 42%. Queda esta que veio seguida de outro trimestre em queda, embora ela já havia sido prevista pela gigante de Redmond (que também está prevendo uma terceira queda).
Com as duas quedas seguidas, muitos começaram a dizer que a Microsoft poderia abandonar os consoles e focar apenas em jogos, virando uma publicadora third-party. No entanto, como o próprio Nadella disse, será muito difícil (se não for impossível) ver a empresa abandonar o mercado de consoles, já que este é um erro que eles não querem cometer, tal como foi com o Windows Phone.
Vale lembrar que o Xbox também está investindo em novos hardwares, como a aguardada versão digital do Xbox Series X, programado para ser lançada ainda em 2024, e um console portátil, revelado pelo próprio Phil Spencer. Além disso, a divisão de jogos da Microsoft já está trabalhando em seu console de nova geração, algo dito por executivo de alto-escalão.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.