Durante a revelação de ganhos para o quarto e último trimestre do seu ano fiscal, a Microsoft divulgou os dados atualizados da receita do Xbox.
Segundo compartilhado pela Microsoft, a receita de conteúdo e serviço (o que inclui assinaturas do Game Pass e venda de jogos) do Xbox viu um impressionante aumento de 61%. Para efeito de comparação, este mesmo setor já havia registrado um aumento de 62% no trimestre passado. Infelizmente, nenhum número atualizado de assinantes do Game Pass foi revelada.
A Microsoft também destacou que a Activision Blizzard contribuiu para aumentar a receita de conteúdo e serviço em 58%. Ou seja, mesmo sem a publicadora o Xbox veria um aumento de 3% em comparação ao mesmo período do ano passado. Podemos especular que os números disparem na revelação de ganhos do primeiro trimestre fiscal de 2025, já que englobará os números atualizados da chegada do Call of Duty no Game Pass.
Já no hardware as coisas não estão tão positivas, já que a receita caiu em 42%. No entanto, esta queda já estava sendo prevista pela Microsoft, principalmente pela falta de grandes lançamentos first-party, algo que deverá “melhorar” a partir da segunda metade do ano, com novos jogos e o lançamento da versão digital do Xbox Series X. No trimestre passado, o Xbox havia registrado uma queda de 31%.
No geral, a receita do Xbox aumentou 44% no último trimestre do ano fiscal de 2024. Neste número, a Activision Blizzard contribuiu em 48%, ou seja, esta parte poderia ver uma queda de 4% caso a publicadora não fosse adquirida.
Devemos destacar que, embora o Xbox tenha visto sua segunda queda consecutiva na divisão de hardware, a Microsoft não abandonará o mercado de consoles, já que a divisão do Surface está em queda há “vários anos”, e não existe nenhum sinal de que a gigante de Redmond abandonará o mercado de ultrabooks, ainda mais com o lançamento de novos dispositivos.
Além disso, como já dito anteriormente, o Xbox já está trabalhando na aguardada versão digital do Xbox Series X, prevista para ser lançada no final deste ano. A divisão de hardware também está trabalhando no aguardado portátil, além de um console de nova geração, algo confirmado pela própria presidente do Xbox, a Sarah Bond.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.