Em uma nova tentativa de desfazer a aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox, o órgão regulador dos Estados Unidos, o FTC, usou as novas mudanças no Game Pass para atacar a fusão.
Na carta enviada ao Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos, o mesmo que garantiu a “aprovação” da aquisição da Activision Blizzard no ano passado, o recente aumento de preço do Xbox Game Pass, revelado na semana passada, cria “danos elevados para os consumidores“.
O texto também afirmou que o fim dos jogos em day-one nos níveis mais baixos do Game Pass representa uma “queda na qualidade dos produtos“, citando o lançamento do Game Pass Standard e argumentando que os usuários seriam forçados a realizar um downgrade. No entanto, o FTC ignorou o fato de que os assinantes atuais do Game Pass de Console poderiam manter suas assinaturas sem nenhuma mudança, incluindo nos jogos day-one.
O FTC também citou vários trechos em que os advogados da Microsoft afirmaram que a aquisição da Activision Blizzard seria benéfica para os jogadores. Além disso, o documento afirmou que as mudanças foram feitas após a confirmação do Call of Duty no catálogo, algo que supostamente havia sido garantido que não aconteceria. Confira o documento traduzido:
“A Comissão Federal de Comércio escreve para alertar o Tribunal sobre os aumentos de preços anunciados pela Microsoft nos mercados de assinatura de múltiplos jogos e de jogos em nuvem, que o tribunal distrital considerou relevantes para a análise da fusão. A Microsoft está aumentando o preço do seu produto ‘Game Pass Ultimate’ de $16,99/mês para $19,99/mês – um aumento de 17% ano após ano.
Além disso, a Microsoft está descontinuando o produto ‘Console Game Pass’ de $10,99/mês. Usuários desse produto devem pagar 81% a mais para mudar para o ‘Game Pass Ultimate’. Para consumidores que não estão dispostos a pagar 81% a mais, a Microsoft está introduzindo um produto degradado, ‘Game Pass Standard’, a $14,99/mês. Este produto custa 36% a mais do que a assinatura anterior, e retém lançamentos de jogos no primeiro dia. A degradação do produto – removendo os jogos mais valiosos do novo serviço da Microsoft – combinada com os aumentos de preços para usuários existentes, é exatamente o tipo de dano ao consumidor decorrente da fusão que a FTC alegou.
Os aumentos de preços e a degradação do produto pela Microsoft – combinados com os investimentos reduzidos em produção e qualidade do produto via demissões de funcionários, são características de uma empresa exercendo poder de mercado pós-fusão.
Importante, as ações da Microsoft são inconsistentes com as representações da Microsoft abaixo. Os aumentos de preços da Microsoft coincidem com a adição de ‘Call of Duty’ (CoD) ao nível mais caro do Game Pass, e a descontinuação do nível Console acontecerá logo antes do lançamento do mais novo jogo de CoD. Abaixo, a Microsoft prometeu que ‘a aquisição beneficiaria os consumidores ao disponibilizar CoD no Game Pass da Microsoft no dia em que for lançado no console (sem aumento de preço para o serviço com base na aquisição)’. As ações da Microsoft pós-fusão assim confirmam o design do Congresso de suspender preliminarmente fusões para avaliar totalmente seus prováveis efeitos competitivos e o ceticismo judicial em relação a promessas inconsistentes com os incentivos econômicos de uma empresa.”
Vale lembrar que embora as duas empresas, Microsoft e Activision Blizzard, são norte-americanas, o FTC tentou fazer de tudo para bloquear a fusão. No entanto, mesmo com parcerias com outras empresas como a Sony, a justiça dos EUA afirmou que o órgão não poderia bloquear a fusão, deixando o caminho livre para sua aprovação.
A aquisição da Activision Blizzard só foi finalizada após o órgão regulador do Reino Unido, o CMA, aprovar a fusão no dia 13 de outubro, uma sexta-feira (mas que não foi ruim para o Xbox). Porém, a batalha com os reguladores ingleses também não foi fácil, e vários acordos foram realizados para a aprovação ser conquistada.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.