Neste fim de semana tivemos um beta aberto (gratuito) de UFL, novo game de futebol do mercado que promete ameaçar a dominância de EA Sports FC da EA e eFootball da Konami que comandam o segmento já a bastante tempo.
A proposta de UFL da Xten, é ser um game mais dinâmico, tendo uma jogabilidade similar ao saudoso FIFA atual EA FC, mas com elementos um pouco mais arcade como ocorre no game da Konami. As primeiras impressões deixam isso muito claro, mas já mostram que o game tem um bom potencial.
A jogabilidade, ao menos no estagio atual do game, apresenta muita familiaridade com os outros jogos de futebol que já conhecemos, inclusive apresenta controles similares ao dos concorrentes, tendo no modo “alternativo” a opção mais comum: com botão X chutando e B cruzando a bola.
Jogando com uma das estrelas disponíveis, CR7, Roberto Firmino ou De Bruyne, que você podia escolher ao criar seu time, a dinâmica é simples: chutou no gol é gol; o que deve exigir correções no equilíbrio do game para o futuro, afinal a precisão dos craques chega a ser irreal.
Sobe a bandeira!
Um ponto que vai exigir correção dos devs é a inteligência artificial, que constantemente deixa os atacantes em impedimento, o que foi recorrente durante nossa jogatina. Encontrar uma partida foi sempre muito rápido, o que sinaliza que existe um público interessado em novas opções no segmento.
O game é completamente localizado para o português do Brasil, tendo inclusive narração, que apesar de ser um pouco repetitiva e por vezes incoerente, já traz alguns bordões que só fazem sentido no Brasil, vide: “siga em frente e olha para o lado”, que o narrador solta em quase todo contra-ataque.
Os gráficos são bons, mas não são tão realistas quanto o de jogos como EA Sports FC. Na câmera de jogo, o visual agrada, mas quando precisa exibir close dos jogadores, fica claro uma certa deficiência quanto ao requinte visual.
O jogo tem um bom desempenho e traz alguns recursos populares de outros títulos, como abertura de pacotes que dão power-ups e novos jogadores para o seu elenco. Claro que no estágio atual não dá para saber exatamente tudo o que o UFL vai oferecer, mas as primeiras impressões são promissoras e sendo um game gratuito, pode sim fazer frente a outros títulos, principalmente ao eFootball.
A tendencia é que o UFL agrade a maior parte dos jogadores, principalmente por permitir mais gols, ter um ótimo desempenho e claro, por aparentemente ser uma alternativa mais acessível. O controle de bola em velocidade e a questão do impedimento precisam de ajustes, mas nada que um bom update não resolva.