Os recentes vazamentos de informações da estratégia da Microsoft parecem ter deixado claro que a proposta de aquisição da Activision Blizzard King não era o plano inicial.
Não é de hoje que se sabe que a Microsoft tem interesse em adquirir a Nintendo, inclusive, antes de entrar no negócio de consoles, a dona do Windows tentou adquirir a Big N.
O fato já foi até relatado em um documentário da história do Xbox, o que deixa claro que não é nenhuma novidade o interesse da dona do Xbox na empresa japonesa.
O que tem ficado muito claro, é que a Microsoft sempre pensou em investir alto, até por que, a empresa normalmente não entre em brigas que não pode competir de fato.
O que os vazamentos indicam é que a estratégia da Microsoft foi mudando à medida que a empresa abordava os possíveis alvos para aquisição.
No fim, Bethesda apareceu como uma oportunidade interessante e agora, Activision Blizzard King pode expandir não só o catalogo do Xbox Game Pass, mas fortalecer o setor mobile.
Phil Spencer e seu AMEX Black
O que tem assustado alguns, é que aparentemente Phil Spencer não é um executivo tão “passivo” quanto pareceu durante todo esse imbróglio junto a ABK.
Phil é um verdadeiro tubarão que está atento a todo o mercado e buscando expandir ainda mais o poder da Microsoft no segmento de games.
Claro que preocupações quanto a dominância de mercado são importantes, mas curiosamente essas “preocupações” sempre são mais acentuadas quando se trata do crescimento do Xbox.
A verdade é que para nós, jogadores de Xbox e para quem busca formas mais acessíveis de jogar, o futuro tende a ser glorioso.
Os primeiros anos de Bethesda nos Xbox Game Studios têm sido incríveis, tendo apenas em 2023 Hi-Fi Rush e Starfield como novas IPs, e já com a promessa de novos titulos para os próximos anos.
A Microsoft vai continuar investindo alto para transformar o mercado de games em um mercado no qual não importa se você tem um console Xbox, PC, smartphone ou apenas uma TV smart.
Se 2023 já foi um ano insano, os próximos anos têm tudo para serem ainda mais memoráveis para os fãs de Xbox.
O que não sabemos é o que mudou na estratégia da Microsoft, e o que vai mudar agora que seus planos foram “descobertos”.
Vai ser muito interessante descobrir como tudo isso vai impactar na postura da marca e teremos os primeiros indícios durante a Tokio Game Show esta semana.