Sabemos que a Microsoft exige que jogos que sejam lançados para o Xbox Series X, também cheguem ao Xbox Series S, o que tem sido alvo de discussões.
Para alguns, essa exigência pode de certa forma limitar o desenvolvimento para o console mais poderoso, mas com Baldur´s Gate 3, estamos vendo um movimento interessante.
Após os desenvolvedores apontarem que estavam tendo dificuldades para executar o modo de tela dividida no Series S, decidiram remover o mesmo no monstrinho.
Em acordo com a Microsoft, pela primeira vez vamos ver um jogo apresentar conteúdo distinto entre Xbox Series X e Xbox Series S.
E quando falamos em conteúdo, evidentemente não estamos considerando diferença de performance, uma vez que já existem inúmeros jogos que rodam de maneiras distintas nos consoles Xbox Series.
Propostas distintas
Enquanto o Series X é capaz de executar muitos jogos em 4K, o Series S mantém seu foco em Full ou Quad HD, tendo ainda restrições quanto ao uso do Ray-Tracing.
O que a Larian Studios está fazendo com Baldur´s Gate 3 acaba sendo um movimento diferente, uma vez que aparentemente estão praticamente fazendo uma versão para o Series X e outra para o Series S.
É claro que é preciso ter a consciência que não podemos exigir do console mais acessível, o mesmo desempenho que o console mais poderoso do mercado pode oferecer.
Desse modo, para quem busca 4K, Ray-Tracing e compatibilidade com tudo que o mercado pode oferecer, a escolha correta é o Xbox Series X.
De qualquer modo, é interessante esse precedente que a Microsoft está abrindo, permitindo ao desenvolvedor criar versões de um mesmo game para cada console Xbox Series.
E antes que os mais “emocionados” possam concluir que o Series S é um problema, o próprio Phil Spencer já deixou muito claro que grandes títulos como Forza, Starfield e outros performam muito bem no monstrinho.
Inclusive, colocou os Microsoft Studios a disposição da Larian Studios para auxiliar no desenvolvimento da versão para Xbox.
A realidade é que só a Microsoft oferece um console que mesmo custando praticamente metade do que as soluções mais avançadas, ainda assim encara qualquer jogo.
Jogadores do Xbox Series S não vão perder a oportunidade de jogar Baldur´s Gate 3, mas terão que ter consciência que com o investimento que fizeram, não terão tela dividida: simples assim.
Mas como mencionado, não se preocupem, Baldur´s Gate deve ser um caso pontual, e com títulos com o aguardado Starfield, poderemos ver o poder da otimização de um jogo para o Xbox Series S.