O Xbox da nova geração ainda pode ser relativamente novo no mercado, mas o esforço para melhorar a eficiência e os custos já está em andamento.
Normalmente, os lançamentos de novos consoles podem ser bastante caros com a necessidade de usar a tecnologia mais avançada possível para atingir as metas de desempenho, no entanto, a Gamespot relata que um chip Xbox menor e mais eficiente em termos de energia está sendo trabalhado, e cita o jornalista Brad Sams, que diz:
“”Acredito que isso seja verdade – sei que a Microsoft estava trabalhando em revisões do chip. Agora, vamos ver melhorias de desempenho, vamos ver mais alguma coisa? Não acredito, mas a Microsoft está sempre trabalhando em fazer chips mais frios e mais eficientes porque isso reduz o custo de produção. A Microsoft está trabalhando em um chip menor e mais eficiente em termos de energia. Ou seja, estou muito confiante nisso.”
Olhando para a geração anterior, tanto a Sony quanto a Microsoft ofereceram várias versões de seus respectivos consoles, alguns sendo menores em tamanho e oferecendo o mesmo tipo de desempenho, além de lançar consoles atualizados mais tarde na vida útil da geração.
O PlayStation 4 Pro e o Xbox One S ofereceram melhor desempenho para atender as demandas de jogos mais exigentes no final da geração, e resta saber se essa é uma estratégia que continuará com o Xbox Series X|S.