E é mais comum do que você imagina!
Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, a Central Xbox pode ganhar uma comissão.
Podemos começar da seguinte forma; assim como os grandes filmes do cinema, que exigem tempo, investimento e dedicação de centenas de profissionais para que tudo aconteça, os jogos de videogames seguiam o mesmo conceito; anos de desenvolvimento com testes e rigorosa avaliação antes do produto final ser lançado.
E então, o mundo evoluiu, a tecnologia avançou e a indústria foi revolucionada pelo conceito da conectividade online. Os Conteúdos para Download (DLC) que integram, Passes de Temporada, Itens Cosméticos e Loot Boxes, provaram ser fundamentais para fazer os jogadores pagarem por adicionais depois que o jogo já havia sido lançado. O DLC é parte do mercado secundário de jogos e parte do que conhecemos como microtransações.
O que é uma microtransação?
A microtransação é um modelo de negócios onde os público consumidor (nós) podemos comprar produtos digitais pagos em dinheiro real (R$). Microtransações costumam aparecer em jogos gratuitos, o que significa que não há custo para baixar o jogo, apenas um custo para comprar os produtos virtuais online.
A indústria de videogames está em um estado perpétuo de mudanças, e as microtransações vem recebendo um grande impacto, pois a receita gerada é enorme para jogos gratuitos.
- Estão se tornando cada vez mais populares em jogos.
- Permite que os jogadores façam compras de itens exclusivos.
- Não precisa investir centenas de horas para desbloquear um item.
- Jogos Gratuitos (Free-to-Play) sobrevivem na sua maioria de microtransações.
Porém, por um outro lado, a microtransação já foi tópico de debates complexos, onde empresas utilizam ou utilizaram dessa proposta para proporcionar ao jogador vantagem competitiva perante seu adversário. Não faz muito tempo que a EA teve que se empenhar para reconstruir o cordão de confiança com seus clientes. Depois do fatídico lançamento de Star Wars: Battlefront a empresa recebeu milhares de reclamações das pessoas que estavam utilizando as microtransações em forma de Loot Boxes para ganhar vantagem sobre outros.
Sim, você poderia ter o mesmo resultado, porém teria que jogar MESES, para conseguir desbloquear algo que a microtransação o faria em segundos. Jogadores não ficaram felizes de comprar um jogo e depois serem prejudicados por não comprarem os ‘adicionais’, e ai a EA teve que voltar atrás e acabar com essa fanfarra.
Além da EA, outras empresas removeram Loot Boxes que proporcionavam vantagens competitivas sobre outros jogadores, e manteram apenas os itens cosméticos, ou seja, aqueles que possuem apenas melhoria visual (roupas, sapatos, chapéu, skin da arma etc), mas de forma alguma melhoram seus equipamentos ou jogabilidade.
E você, já usou a microtransação? É a favor ou contra? Conta pra gente nos comentários!em jogo
Seja membro VIP da Central Xbox no YouTube e tenha acesso a conteúdos exclusivos, além de seguir no Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre Xbox.
Vale lembrar que você pode assinar o Xbox Game Pass Ultimate por apenas R$5. Clique aqui e assine! *Válido apenas para novos assinantes.
O Xbox Game Pass Ultimate é o serviço por assinatura que une Xbox Live Gold que ter permite jogar online, bater papo com amigos, resgatar os jogos do Games with Gold, ter descontos exclusivos além de muitas outras vantagens, com o Game Pass que é a biblioteca de jogos por assinatura, onde você terá disponível uma grande quantidade títulos atualizados todos os meses, incluíndo todos os exclusivos do Xbox no lançamento. Além disso assinantes Ultimate tem acesso ao catalogo da EA PLAY, com mais de 70 jogos da Eletronic Arts.