Atenção Mineiradores Espaciais!
A Coffee Stain Publishing e a Ghost Ship Games lançam hoje no Xbox One através da Microsoft Store, o seu co-op estilo atirador-espacial Deep Rock Galactic, jogo que foi lançado no Steam e sucesso de vendas com mais de um milhão de unidades.
E para celebrar esse lançamento a equipe da Central Xbox preparou uma entrevista incrível com os desenvolvedores deste grande sucesso
1. Como vocês criaram o conceito / idéia sobre o jogo?
A ideia nasceu de jogos como Left 4 Dead e Minecraft. Adoramos estes dois jogos e pensávamos que poderia haver algum território inexplorado na mistura de tiros cooperativos e fases geradas de forma procedural. Encontrar uma caverna em Minecraft e explorá-la com um amigo é sempre divertido, então pensamos, por quê não adicionar armas e fazer um jogo?
Foi isso que fizemos com Deep Rock Galactic além de, é claro, adicionamos anões (eles são os melhores em mineração e combate) e os colocamos no espaço porque isso permitiu algumas armas de ficção científica divertidas.
2. Qual foi a maior dificuldade durante o desenvolvimento?
Queríamos que a exploração das cavernas fosse imersiva e perigosa e que tivéssemos luz e escuridão dinâmicas. Isso tudo fazia parte dos primeiros protótipos, mas foi muito difícil obter a sensação que queríamos. Inicialmente, o Deep Rock Galactic era muito mais sombrio, o que tornava mais complicado. Alguns dos nossos testers e early adopters gostavam muito disso, mas a maioria achava que tornava tudo muito estressante.
Por isso adicionamos um pouco mais de luz de forma geral. Outro aspecto difícil de acertar (e ainda é hoje) é o equilíbrio entre classes e armas. Com várias maneiras de se jogar e personalizar mods em armas, existem infinitas combinações para testar. Contamos com as métricas do jogo combinadas com o feedback dos jogadores sobre suas sensações para ajustar constantemente os parâmetros.
Quando você possui um jogo que é jogado por milhares de pessoas todos os dias, uma pequena alteração pode gerar inúmeros protestos. Portanto, temos que ter muito cuidado com o que fazemos e como nos comunicamos com estes jogadores.
3. Sabemos que o jogo estava em pré-visualização por um tempo, a comunidade mudou de alguma forma o núcleo, a ideia ou o conceito do jogo?
O conceito central e a experiência não mudaram, mas o feedback da comunidade nos ajudou a desenvolver partes do jogo que não acreditávamos ser tão importantes quanto pareciam ser. Inicialmente, a sensação de progressão no jogo era muito leve, pois queríamos que fosse sobre a experiência da caverna e não alguns números artificiais subindo. Mas ouvir os jogadores nos mostrou que eles queriam mais números, então entregamos a eles mods, vantagens, marcos e sistemas de promoção.
Nossos melhores jogadores também ansiavam por algo que os recompesassem após jogarem por um longo tempo além de um tipo de jogo final. Para isso, preparamos uma atualização massiva focada em Deep Dives e Overclocks disponíveis apenas para os anões mais evoluídos. Isso prolongou ainda mais o tempo investido. A maioria dos jogadores agora vêem as Promotions e os Deep Dives como um objetivo a se esforçarem.
4. Você esperava ter sucesso no Steam?
Esperávamos ter sucesso, sim, mas é difícil esperar alguma coisa quando você é uma empresa nova com um conceito também novo. Fizemos uma parceria com a Coffee Stain Publishing e também com o Microsoft ID @ Xbox para obter mais publicidade.
Nosso Closed Alpha foi extremamente bem-sucedido, o que criou hype suficiente para vendermos cerca de 100.000 unidades dentro de uma semana após o lançamento no Early Access / Game Preview. Agora já ultrapassamos 1,2 milhão e estamos muito animados com o futuro!
5. Em qual personagem você mais gostou de trabalhar no desenvolvimento ou em qual dos dois você tem um vínculo especial?
Existem quatro personagens anões diferentes e garantimos detalhes interessantes e peculiaridades. Todos eles têm equipamentos e ferramentas diferentes, então você sempre fica feliz em ver um novo jogador para participar do seu jogo cooperativo. Mas se tiver que escolher, tem que ser o perfurador.
É o personagem que é mais exclusivo para o nosso jogo, pois ele vem com os grandes exercícios que podem atravessar o terreno processual. No entanto, a capacidade do escoteiro de iluminar as cavernas também é bastante singular.
6. Jogar cooperativamente com os amigos hoje é uma das melhores coisas que podemos fazer no Xbox One. Como você chegou à conclusão de que o jogo precisava disso?
Estávamos nos perguntando por que havia tão poucos jogos cooperativos e começamos a olhar para o mercado, além de desenvolver nossa ideia. Isso aconteceu em 2016 e, nesse ponto, havia apenas alguns jogos, mas todos estavam indo excepcionalmente bem. Por isso, decidimos focar 100% no aspecto cooperativo, chamando-o de Co-op First e não fazer concessões.
Desde então, muitos outros jogos cooperativos de qualidade chegaram e a demanda não diminuiu. Talvez tudo isso seja uma reação ao longo período de jogos PvP que ainda estão acontecendo ou talvez a demanda sempre esteve lá mas parecia arriscado demais para as empresas se comprometerem totalmente. Acreditamos que veremos jogos focados em cooperação ainda mais fantásticos no futuro, apesar de acharmos que Deep Rock Galactic permanecerá único devido às cavernas procedurais e aos nossos anões com armas. =)
7. Quais são as suas expectativas com o lançamento no Xbox One?
Tivemos um lançamento muito bom no Game Preview, mas desde então tem sido mais lento no Xbox do que no Steam. Os PCs são um lugar mais fácil para desenvolver um jogo junto à sua comunidade. Mas agora o jogo está chegando a versão 1.0 e será visto como um jogo finalizado. Esperamos que isso crie a atenção no Xbox que sentimos que o jogo merece, mas você nunca sabe o que realmente vai acontecer até o lançamento.
8. O Xbox está atualmente se fortalecendo em parceria com o Xbox Game Pass, vocês acreditam que Deep Rock Galatic pode um dia alcança-lo?
Juntamente com a Coffee Stain Publishing, conversamos com a Microsoft sobre as opções para fazermos parte do Xbox Game Pass. Todos concordamos que, por enquanto, o jogo deve ter uma chance de provar seu próprio valor, mas mais tarde, o Game Pass pode ser sim uma possibilidade.
9. Podemos esperar futuros títulos baseados na série Deep Rock Galatic?
Sim 🙂
Para fechar, Soren – o lider do time de desenvolvimento do jogo, mandou um ‘Olá’ para a Central Xbox, Fãs e Brasil. Espero que gostem do jogo.
-
Co-Op de 1 a 4 jogadores: Trabalham juntos como uma equipe para cavar, explorar e lutar em redes de cavernas maciças cheias de inimigos mortais e recursos valiosos.
-
4 Categorias exclusivas: passar pelos inimigos como o Atirador, explorar e iluminar as cavernas como o Escoteiro, dizimar rochas sólidas como o Perfurador, ou apoiar a equipe com estruturas defensivas e torres como o Engenheiro.
-
Ambientes totalmente destrutíveis: Destrua tudo ao seu redor para alcançar seu objetivo. Não há um caminho definido para que você possa completar sua missão do seu jeito. Mas proceda com cautela, você não quer tropeçar em um enxame alienígena despreparado!
-
Rede de cavernas geradas proceduralmente: Explore uma rede de sistemas de cavernas geradas procedimentalmente, cheias de inimigos para lutar e riquezas para coletar.
-
Gadgets e armas de alta tecnologia: Limpe as cavernas de Hoxxes IV com o lança-chamas CSPR e o Minigun Movido a “Tempestade de Chumbo”, ilumine o caminho com as chamas, enfrente terrenos difíceis com a Perfuratriz de Força Reforçada e alcance novas alturas com o gancho de garra.
Deep Rock Galatic já está disponível na Microsoft Store por R$ 57,45 e você pode clicar aqui para comprar.
Live
Aproveitem para conferir a live feita pelo Theluc em nosso canal no Facebook.
Deep Rock Galactic – Lançamento!
Deep Rock Galactic – Lançamento!Deep Rock Galactic – Lançamento!
Posted by Central Xbox on Wednesday, May 13, 2020
Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre Xbox e muito mais.