Todo RPG que se preze tem uma vila com um vendedor de armas e poções, certo?
Já se perguntou como esses mercadores conseguiram esses itens? Essa é a premissa de Moonlighter: Assuma o papel de Will, de dia tome conta da humilde loja Moonlighter, de noite aventure-se dentro de masmorras atrás de muito loot para suprir o estoque de sua loja. Moonlighter – Análise / Review
Um pouco de história
Algum tempo atrás, durante uma escavação arqueológica perto da cidade de Rynoka, foram encontrados portões que levavam a outras dimensões. Dentro deles, os aventureiros exploravam masmorras procedurais onde encontravam inimigos repletos de itens valiosos. A briga não era fácil, e a ganância fez muitos heróis quisessem mais e perderem suas vidas nelas. A cidade então decidiu trancar as masmorras… E a próspera Rynoka acabou sendo esquecida.
O tempo passou e Will herdou a loja de seu pai. A cidade passa por dificuldades e não sobrou nenhum mercador além de Will por lá. Eis que surge uma vontade grande de transformar a pequena Rynoka em uma grande vila mercante novamente, mas para isso é preciso reabrir as masmorras, ou pelo menos a primeira delas, mais fácil e que apresenta menos risco de vida aos heróis que a encarerem.
O core de Moonlighter
Basicamente Moonlighter é um Rogue-Lite e fica entre explorar as masmorras até a hora que a vida do Will estiver acabando e não possuir mais poções, ou seu inventário estiver cheio, voltar para a loja, colocar os itens a venda, vendê-los, comprar upgrades e voltar a masmorra para repetir o processo. Soa repetitivo e é um pouco sim, na verdade o começo do jogo é bem difícil e as indas e vindas das masmorras serão constantes, isso pelo menos na primeira masmorra.
Depois que Will estiver bem forte, basta descer até o terceiro nível da primeira masmorra, vencer o chefe e liberar a entrada para a próxima masmorra. A próxima masmorra será mais difícil e exigirá o mesmo processo mencionado acima novamente, mas será mais rápido e o jogo fluirá melhor também.
Os upgrades são de armas e armaduras, e ficam travados pela masmorra em que o jogador estiver, ou seja, é impossível evoluir o personagem todo antes de enfrentar o primeiro chefe. Além disso, é importante evoluir a loja e a casa do Will como por exemplo comprar uma cama melhor, que dá bônus de vida para encarar melhor as masmorras, ou então ampliar a loja para poder colocar mais itens a venda e atrair consumidores mais elitizados. Além da própria Moonlighter, Will precisará investir para trazer outros mercadores para fazer parte da cidade, como uma negociante de poções e um banqueiro.
Jogabilidade
Com um estilão de jogo vindo diretamente dos clássicos títulos da série The Legend of Zelda de 8 e 16 bits, os comandos são ótimos e funcionam bem no geral, mas há algumas falhas no alcance das armas. As vezes o inimigo não toma um hit, e as vezes toma, o que dá uma sensação de problema técnico. Além disso é bem comum o personagem travar em algum canto, como em um vaso ou placa, e o jogador é obrigado a resetar o game.
O jogo possui alguns tipos de armas como espada com escudo, espada grande e arco e flecha, o que traz um pouco de variedade nos estilos de ataque, mas que no geral não mudam tanto, só o arco realmente apresenta diferença real perto do resto. Will não possui pulo, mas o personagem rola, o que pode ser usado para esquivar de inimigos e também atravessar buracos.
Gráficos & Som
Para fãs de pixel art, esse jogo é perfeito. Extremamente detalhado, muito bem feito, lindo de morrer. Cada masmorra tem seus aspectos únicos e os chefões são gigantes e incríveis! Os personagens bem variados, assim como os inimigos comuns. Em algumas fases, o excesso de quadro de movimentação de certos inimigos faz o jogo apresentar queda de quadros. Testamos o jogo no Xbox One, mas esses problemas persistem também no PS4 e PC.
As músicas são muito boas, mas acabam se repetindo um pouco demais, o que tira um pouco o brilho do jogo. Mas relaxa, não é um fator para se desistir de Moonlighter. Os efeitos sonoros são simples, nada que irá surpreender ou atrapalhar.
Conclusão
O excesso de indas e vindas nas masmorras cansam e o jogo é pouco recompensador em todo esse percurso. A beleza do jogo motiva a seguir adiante, mas tem horas que nem isso vai colaborar. O jogo traz 4 masmorras com visuais bem distintos e seus chefes, mas grande parte das vezes esses inimigos comuns são iguais a outros vistos anteriormente, com apenas o visual diferente.
O jogo apresenta alguns problemas técnicos nos combates e se você gosta de caçar umas conquistas ou troféus, risque esse jogo da sua lista. Ele não é difícil, porém diversas conquistas travam e não abrem de jeito algum. Esse problema está relacionado à todas as plataformas, portanto se isso vai desmotivá-lo, espere por correções para investir nesse título.
Moonlighter está disponível para PS4 por R$ 71,50, para Xbox One por R$ 37,95 e PC no Steam por R$ 37,99.