Durante uma entrevista, Satya Nadella, CEO da Microsoft, comentou sobre como a gigante de Redmond pretende usar IA no desenvolvimento de jogos do Xbox.
Na entrevista, Nadella afirmou que o Xbox Game Studios começará a utilizar IA nos desenvolvimento de seus jogos, embora os modelos ainda precisem de “treinamentos” para alcançar seu estado de perfeição. Vale lembrar que o Xbox revelou a sua primeira IA, a Muse, na semana passada, com o objetivo de criar jogos do zero com dados como imagens, vídeos e documentos.
Por falar no Muse, Nadella afirmou que ficou “impressionado” com o modelo de IA quando Phil Spencer o apresentou com uma gameplay do Bleeding Edge desenvolvido inteiramente pelo modelo. Por fim, ele comparou o uso da inteligência artificial com o uso de técnicas de CGI na produção de grandes filmes blockbusters.
“Uma coisa que queríamos explorar era: usando dados de gameplay, é possível gerar jogos que sejam consistentes, que consigam representar a diversidade do que esse jogo oferece e que, ao mesmo tempo, sejam persistentes a modificações feitas pelos usuários? Certo? Então, é disso que se trata.
Em breve, teremos um catálogo de jogos nos quais começaremos a usar esses modelos, ou treinaremos esses modelos para gerar jogos e, então, começaremos a jogá-los. Na verdade, quando Phil Spencer me mostrou isso pela primeira vez, ele estava com um controle de Xbox, e esse modelo basicamente pegava os comandos de entrada e gerava a saída com base nesses comandos, de forma consistente com o jogo. Para mim, esse foi um momento gigantesco de ‘uau’.”
“Eu não diria que investimos em games para criar modelos… os games têm uma longa história na empresa, e queremos estar nesse mercado pelo próprio valor dos games. Eu odeio estar em negócios que são apenas um meio para outro fim.
Definitivamente, acreditamos que a IA pode ser útil – é como o momento do CGI para os games a longo prazo… mas, ao mesmo tempo, é preciso criar jogos de alta qualidade. Você não pode ser uma publicadora de games sem, antes de tudo, focar nisso.”
Vale lembrar que Phil Spencer já havia afirmado que usaria IA na preservação de jogos antigos, principalmente no desenvolvimento de remakes e remasters “do zero” com o Muse. No entanto, muitos ainda estão cépticos com o uso de inteligências artificiais no desenvolvimento de jogos, como a queda da qualidade e o desemprego.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.