Em uma sessão de perguntas e respostas, o analista Chris Dring comentou sobre a “canibalização” das vendas dos jogos lançados no catálogo do Xbox Game Pass.
Segundo compartilhado por Dring, o Xbox Game Pass pode tirar até 80% das vendas dos jogos, o que pode prejudicar caso o lançamento não faça tanto sucesso ou seja um título de nicho. Para contornar o “problema”, o lançamento de jogos originais em outras plataformas pode gerar o lucro necessário, já que os jogadores em outras plataformas são obrigados a comprar ou migrar para o ecossistema do Xbox.
No entanto, parece que o analista não levou em consideração o aumento do gasto do usuário em microtransações, como compra de passes de temporada, expansões e skins, o que pode ser mais interessante para as desenvolvedoras. Além disso, o lançamento de grandes títulos de peso no Xbox Game Pass, como o Call of Duty, pode aumentar a rentabilidade para a Microsoft.
Com o lançamento do Call of Duty no Game Pass, é especulado que o serviço já tenha registrado mais de quatro milhões de novos assinantes, o que pode ter sido um “bom substituto” para suas vendas premium. Por fim, devemos destacar que várias desenvolvedoras já afirmaram que o serviço foi bastante benéfico, principalmente no quesito de atrair jogadores. Confira:
“Os jogos que estão no Game Pass podem esperar perder cerca de 80% de suas vendas premium esperadas no Xbox. Não vejo isso se for um grande lançamento mainstream, mas geralmente… veja o quão baixo ficou as vendas do Hellblade 2. O Game Pass claramente prejudicou as vendas desses títulos no Xbox.
Se for um jogo em várias plataformas, pode ser benéfico. Esse aumento de jogadores em um Xbox pode ter um forte impacto nas vendas do PlayStation, por exemplo.”
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