Alguma vez você já se viu fisgado por algo visualmente encantador e se propõe a conhecer mais sobre? Conhecendo mais, você vai querendo saber mais e mais, até se dar conta de que você está completamente encantado e querendo ter aquilo para si pra sempre. Talvez essa analogia possa remeter a uma paixão entre duas pessoas, no meu caso foi com um jogo.
Tudo começou na Brasil Game Show 2023, enquanto caminhava pelo setor dos jogos indies – o meu lugar favorito da feira – um pequeno estande me chamou a atenção, não por ter painéis extravagantes ou espaços enormes dentro da área independente, mas sim pela sua arte belíssima e de uma leveza que me atrai muito. Esse era Master Lemon no estande da Pepita Digital.
Um jogo que presta uma homenagem para um grande amigo poliglota do desenvolvedor Julio Santi, líder do projeto e criador da Pepita Digital, cujo o sonho era conhecer a Islândia. Com uma carga emocional depositada com tanto carinho e dedicação, foi fácil para eu me apaixonar por Master Lemon, adicionando o jogo na minha wishlist (inclusive, sugiro que você faça o mesmo aqui), conversando com o pessoal do estande e buscando mais informações após o evento.
Foi apenas na BGS do ano seguinte que eu pude conversar pessoalmente com o Julio, parabenizar pelo projeto e o seu crescimento, além do principal: jogar Master Lemon. Que estava com uma demonstração muito bem polida e mais evoluída do que aquela que havia jogado anteriormente.
O jogo é daqueles onde a sua história e narrativa é o seu grande carro chefe, quase como que a sua gameplay e outras mecânicas sejam apenas um detalhe dentro disso. Mas ela está ali de maneira simples, direta e um tanto cativante. Lemon (o nosso protagonista) usa palavras de diferentes culturas para criar poderes, itens e resolver desafios. Nessa versão que tive acesso, conheci a mecânica da Gambiarra, algo bem brasileiro mesmo, nela nós podemos fundir alguns objetos que encontramos durante a nossa jornada e criamos novas ferramentas que auxiliam a nossa progressão. Algo bem divertido e uma bela adição ao jogo.
Foi jogando Master Lemon pela segunda vez e conversando com o seu idealizador que eu pude ver ainda mais da profundidade do jogo, a sua razão, objetivo e, principalmente, significado. Um jogo que celebra as diferentes culturas em nosso mundo, suas linguagens e uma ode à amizade e a beleza do existir. É sobre o encanto do que temos ao nosso redor, o carinho e amor a nossa volta, estar próximos de quem amamos e a recompensa do explorar e descobrir. E não apenas superar obstáculos, que por mais que sejam uma parte significativa em nossas vidas eles não são o resumo da equação, nem tampouco o melhor que se há nela.
Se jogos são uma forma de arte, eu prezarei pelas que tenham verdade e sentimento dentro delas. Master Lemon entrega exatamente isso, fator determinante para que esse jogo pudesse me marcar tanto, criando essa conexão desde a primeira vez em que tive contato com ele. E eu não poderia estar mais ansioso para jogar em seu lançamento.
Master Lemon está previsto para o primeiro semestre de 2025, chegando para Xbox e PC. Você já pode colocar o jogo em sua lista de desejos.