A Microsoft como uma das grandes da indústria, acaba atribuindo ao Xbox, uma grande expectativa; o que é bem justificável.
Nos últimos anos, nos quais além de promover seus consoles e realizar altos investimentos, o Xbox se estabeleceu como serviço, vimos a indústria começar a seguir alguns dos passos da Microsoft.
E mesmo quando gigantes como o Google tentaram fazer frente com serviços como o Stadia, rapidamente perceberam que ingressar no mercado de jogos não é assim tão simples.
Mesmo o Google, que tem uma grande infraestrutura de servidores, não foi capaz de manter seu serviço de jogos em nuvem ativo: é bem verdade que o modelo de negócio não contribuía.
Já a Amazon com seu serviço Luna, opera apenas em poucos territórios e acaba sendo irrelevante considerando seus concorrentes.
Atualmente, jogos em nuvem estabelecidos basicamente são o Xbox Cloud Gaming e Nvidia Geforce Now, que apesar de ser um serviço excelente da Nvidia, tem um custo bem alto, considerando que você ainda tem que adquirir os jogos.
Game Pass
O Game Pass foi taxado como insustentável tempos atrás, e hoje recebe lançamentos constantes de títulos como Call of Duty, que é uma das maiores franquias do mundo dos games.
Além disso o serviço promove os jogos de uma maneira única, como vimos em relatos de diversos desenvolvedores, que atribuem o sucesso de seus jogos ao Game Pass.
E o Game Pass também foi de certa forma “copiado”, mas a cópia não oferece lançamentos first party day one, jogos de legado que não saem do serviço e diversas outras vantagens.
Além disso, o Game Pass Ultimate é o único serviço que atende perfeitamente quem tem um Xbox One, Xbox Series X|S, PC ou mesmo quem não tem nenhuma plataforma e quer jogar via streaming.
E o futuro?
Muito em breve a Microsoft promete que você vai poder adquirir jogos de Xbox diretamente de seu smartphone, e reproduzir mesmo sem ter um console, o que sem dúvida vai chamar a atenção dos desenvolvedores.
Afinal, você passa a poder oferecer seu game para qualquer jogador, seja de PC, celular ou console compatível com o Xbox Cloud Gaming, criando uma vitrine inigualável.
A expansão do Xbox se tornando uma “plataforma” onipresente, acaba tornando o acesso a jogos mais acessível, e como todo caixista sabe: “Quando todos jogam, todos ganham”.