Isso mesmo, você não leu errado. A Microsoft “comprou” uma velha usina nuclear nos Estados Unidos para alimentar seus servidores de IA, pelo menos é o que apontou um relatório do site The Verge.
Segundo o relatório, a Microsoft alugou por 20 anos um reator na usina nuclear de Three Mile Island, o que lhe renderá uma produção de energia de 835 megawatts que serão usadas exclusivamente para alimentar seus servidores de inteligência artificial (IA). Entretanto, o reator, aposentado em 2019, só funcionará a partir de 2028 após passar por devidas reformas que custarão mais de US$1,5 bilhão aos cofres da gerenciadora, a Constellation.
É claro, o aluguel da usina nuclear ainda precisará passar pelos órgãos reguladores dos Estados Unidos, como a Comissão Reguladora Nuclear, além da obtenção de licenças regionais. Então sim, existe o risco do acordo não ser aprovado, mas acreditamos que isso não acontecerá, principalmente com o mercado de IA em expansão.
Fato curioso: a usina nuclear alugada pela Microsoft fica próximo à usina de Three Mile Island, palco do pior acidente nuclear da história dos Estados Unidos. O acidente foi causando pelo derretimento parcial do reator da usina, causando o vazamento de material radioativo que afetou mais de três mil pessoas.
O vice-presidente de energia da Microsoft comentou sobre o assunto:
“Este acordo é um marco importante nos esforços da Microsoft para ajudar a descarbonizar a rede em apoio ao nosso compromisso de nos tornarmos carbono negativo. A Microsoft continua a colaborar com fornecedores de energia para desenvolver fontes de energia livres de carbono para ajudar a atender às necessidades de capacidade e confiabilidade das redes“, disse Bobby Hollis, vice-presidente de energia da Microsoft.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.