VALORANT é um sucesso mundial, e se você conhece (ou não) o jogo, esse é o momento perfeito para mergulhar e curtir o máximo desse divertido PvP estratégico. VALORANT, que até então, era um título praticamente exclusivo no PC, teve sua entrada nos consoles Xbox e PlayStation confirmado a alguns meses atrás, e causou um frisson em toda comunidade, afinal, este é um dos títulos mais jogados por milhares de jogadores espalhados por todo o globo.
É claro que o sucesso do jogo não se deve apenas aos incríveis gamers que adotaram este como seu ‘título-de-cabeceira’, mas também, por toda a equipe RIOT que proporcionou esse mágico acontecimento. Em celebração a esse marco histórico, a equipe da Central Xbox conversou com o Gerente Geral da RIOT no Brasil, e que tem muita coisa boa pra contar a você fã ou não da empresa.
Diego Martinez está na Riot Games desde 2016 e ocupa a posição de Gerente Geral no escritório da empresa no Brasil. Entre suas principais funções, o executivo é responsável pelos resultados e sustentabilidade de iniciativas à publicação de Games no país, bem como ao desenvolvimento de negócios e experiências que extrapolam a relação que as diferentes audiências servidas pela Riot têm com os seus universos, em parceria com as verticais de Esports e Entretenimento.
Economista, formado pela Unicamp, Diego é especializado em Negócios pela Universidade de Stanford e pela Universidade da Virgínia, e em Administração de Empresas pelo Insper. Com mais de 18 anos de experiência, o executivo já passou por diferentes segmentos e indústrias, tendo atuado em empresas como a Accenture, com foco no desenvolvimento de visões e estratégias de negócios, reestruturações organizacionais e soluções em relacionamento com clientes para empresas públicas e privadas dos setores de energia, telecom, alimentos e infraestrutura.
Central Xbox: Diego, é um enorme prazer poder conversar com você, e pra começar nosso papo, conta um pouco pra gente sobre sua história na RIOT.
Eu comecei na Riot junto ao time de atendimento ao jogador, estabelecendo uma estratégia de escalonamento de serviços num momento em que League of Legends já era o jogo de computador mais jogado no mundo. A responsabilidade em oferecer a experiência humanizada norteou a lógica de estabelecer essa estratégia, tornando o serviço da Riot uma verdadeira referência de conexão entre o jogador e o agente de atendimento numa troca de “gamer para gamer”.
Posteriormente, sempre inspirado por buscar formas de fazer o trabalho do Rioter impactante ao dia-a-dia do jogador, eu passei pelas áreas de Engenharia, Infraestrutura, Produção, Jurídico, Financeiro, Pessoas e nos últimos anos, passei a servir o escritório brasileiro como o ‘Gerente Geral’, liderando a prática de Publicação de jogos, utilizando-se da mesma inspiração em gerar impacto ao jogador, conectando experiências e momentos através dos jogos da empresa, seus cenários competitivos e pelos conteúdos de entretenimento em animação e música, por exemplo.
Central Xbox: Uma coisa que não podemos deixar de perguntar é sobre a parceria com a Microsoft e a participação no Game Pass. Você pode contar um pouco pra gente como começou esse relacionamento, e o que isso significa para a RIOT?
A Riot Games deu mais um passo importante em sua parceria com a Microsoft ao disponibilizar o VALORANT na plataforma Xbox Series X|S em países da América do Norte e Europa, no Japão e no Brasil – este último que teve o lançamento oficial no dia 2 de agosto.
O VALORANT no console traz a mesma experiência competitiva e intransigente oferecida pela Riot Games aos jogadores de PC há anos: um jogo de tiro tático preciso e para ser jogado em equipe. Tanto os jogadores de PC e console recebem lançamentos simultâneos das atualizações dos patches, novos agentes, mapas, conteúdo premium e recursos adicionais de serviço ao vivo. Como exemplo, no dia 28 de agosto foi lançado o Episódio 9 Ato II de VALORANT, incluindo a nova agente Vyse. E desde junho de 2022, por conta da parceria da Riot Games com a Microsoft focada no Game Pass, os membros do Xbox Game Pass desbloqueiam automaticamente todos os agentes de VALORANT, sem custo. Ou seja, os jogadores que possuem Game Pass podem já jogar com a Vyse, desde o primeiro dia de seu lançamento.
Esta parceria com o Game Pass, que disponibiliza brindes aos jogadores, também é válida para outros títulos da Riot: League of Legends, League of Legends: Wild Rift, Teamfight Tactics e Legends of Runeterra.
Central Xbox: Podemos esperar outros jogos da RIOT chegando aos consoles Xbox?
Por enquanto não temos informações públicas sobre este tema, mas a Riot Games está sempre atenta em trazer jogos e experiências que sejam relevantes aos jogadores, sejam em quais plataformas estiverem.
Central Xbox: Qual a importância de VALORANT no cenário nacional e internacional?
VALORANT é um jogo que rapidamente se tornou um dos principais títulos jogados em seu gênero como também um dos que sustenta um cenário competitivo de grande alcance, com eventos como o VALORANT Champions Tour (VCT) atraindo grandes audiências. No Brasil, o jogo tem uma base de jogadores altamente dedicada, com equipes brasileiras destacando-se em competições internacionais, como a LOUD, que ganhou reconhecimento global.
Além disso, VALORANT tem uma comunidade ativa e crescente, tanto globalmente quanto no Brasil, onde criadores de conteúdo e eventos locais fortalecem o engajamento dos jogadores. O jogo também trouxe inovação ao gênero de tiro tático, combinando mecânicas tradicionais com habilidades únicas dos agentes, o que atraiu novos públicos e diversificou o cenário de Esports.
Central Xbox: E sobre o futuro das franquias da RIOT? O que podemos aguardar?
O futuro das franquias da Riot Games sempre dependerá de um profundo desejo de atender as necessidades do jogador, seja mantendo e evoluindo os jogos que já publica, expandindo e aprofundando os seus universos, como desenvolvendo jogos e cenários competitivos sustentáveis, que deem às comunidades que servem conteúdos, experiências e parcerias únicas. Nessa linha, a Riot também tem investido em novas formas de conteúdo, como séries animadas (Arcane), e continuará a explorar novas mídias e plataformas para expandir a narrativa e o impacto de suas franquias.