Durante a apresentação dos novos notebooks da linha Surface, a Microsoft divulgou inúmeras novidades entusiasmantes.
Além da chegada do Copilot+, que poderá até mesmo jogar Minecraft com você, a Microsoft destacou o seu novo processador ARM desenvolvido em parceria com a Qualcomm, o Snapdragon X Elite. Uma das vantagens do processador é o alto desempenho com um baixo consumo de energia, o que reflete em um desempenho satisfatório nos jogos.
Embora não tenha uma placa de vídeo dedicada, o Snapdragon X Elite contém seu próprio gráfico integrado, algo que podemos encontrar em processadores da AMD e Intel. No entanto, o processador, embora em arquitetura ARM, consegue rodar jogos como o Baldur’s Gate 3 e Borderlands 3 em resolução Full HD a 30FPS no preset gráfico mínimo.
Um dos ajudantes que possibilitam a execução dos games nos novos Surface é o uso do Auto SR, uma tecnologia de upscaling parecida com o AMD FSR e o NVidia DLSS. Infelizmente, ainda não existe uma data para o recurso chegar para todos os computadores equipados com o Windows 11.
Vale lembrar que o uso de processadores ARM no Surface pode fazer com que a Microsoft utilize a mesma arquitetura no console de próxima geração do Xbox, algo que já havia sido debatido anteriormente. Além disso, a arquitetura também pode ser utilizada no possível console portátil do Xbox, já que é capaz de entregar resultados parecidos com o que vemos no Steam Deck e ROG Ally, que usam processadores que consomem mais energia.
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.