Em uma entrevista, Bret Robbins, chefe da Ascendent Studios, comentou sobre como foi trabalhar com o hardware do Xbox Series S.
Segundo Robbins, o hardware do Xbox Series S apresenta um “desafio” para os desenvolvedores, já que eles precisam fazer reduções para compensar a potência inferior ao Xbox Series X, PlayStation 5 e PCs mais parrudos. Por fim, o chefe da Ascendent Studios confirmou que um “grande trabalho de otimização” foi necessário para que o Immortals of Aveum funcionasse de “maneira satisfatória” no console.
Embora o Xbox Series S possua um hardware inferior aos consoles mais poderosos, o “pequeno monstrinho” da Microsoft foi desenvolvido com o foco no custo x benefício (que talvez não exista mais no Brasil devido ao recente aumento de preço), combinando um hardware pequeno, mas capaz de rodar os jogos mais aguardados da nova geração.
Além disso, várias tecnologias de upscaling estão surgindo, o que permite melhorar a qualidade e a taxa de FPS, sem comprometer a performance. Uma dessas tecnologias é o AMD FidelityFX Super Resolution 3.0, que combina um sistema de upscaling de resolução por IA com um gerador de quadros. Confira:
“O S é desafiador para um desenvolvedor, sem dúvida. Existem restrições de memória que são difíceis, e você precisa, infelizmente, retirar alguns detalhes para realmente obter uma boa experiência. Não é surpresa, é uma máquina menos poderosa que o X, então haverá um compromisso que você está fazendo com o jogo em algum grau – é inevitável.
Especialmente enquanto estávamos finalizando o jogo, houve muito trabalho para garantir que fosse uma boa experiência no S e que parecesse bom. Você está lidando com uma fera muito diferente do PlayStation 5, do Xbox X ou de um PC de alta qualidade.”
Aproveite para conferir a nossa Lojinha Virtual, com dicas de TVs, Controles, Headsets, além de dezenas de produtos para você deixar seu cantinho Gamer do jeito que quiser.