E acabou! A sessão de P&R do Starfield acabou de ser encerrado no Discord oficial da Bethesda, e pensando nisso, nós da Central Xbox listamos todas as perguntas e repostas.
Ah, vale lembrar que o Q&A foi feito por Join Will Shen, responsável pelas missões, e Emil Pagliarulo, líder de design. Confira:
1- Podemos comprar casas ou propriedades nas cidades principais?
Will: Sim! Há habitações em diferentes cidades que o jogador pode adquirir. Algumas você precisa comprar e outras são recompensas por missões específicas.
Emil: Claro que sim! Você pode comprar uma moradia em todas as principais cidades do jogo. E há pelo menos uma que você recebe especificamente por completar… algo.
2- Se conseguirmos a característica “Kid Stuff”, nossos pais serão gerados com base na aparência de nossos personagens ou existem pais padrão já definidos? Quais benefícios podem existir?
Will: Nossos programadores ficaram empolgados em criar uma função em nossa nova tecnologia de faces que poderia tentar combinar com o seu rosto personalizado e, em seguida, criar os dois pais. Portanto, eles são baseados no que seu personagem parece, embora a matemática específica envolvida esteja um pouco além do meu entendimento. Tínhamos uma tecnologia semelhante em nossos jogos anteriores.
Emil: Sim, com certeza. Assim como fizemos em Fallout 3 com seu pai, e em Fallout 4 com seu filho, em Starfield, se você escolher a característica “Kid Stuff”, seus pais são baseados em você. Sem spoilers, mas acredito que os fãs realmente apreciarão os atores que escolhemos para esses papéis. E eles realmente se envolvem tanto nisso, é incrível. (Ah, e sim, você pode conseguir… coisas)
3- Para aqueles de nós que nunca jogaram um jogo da BGS e começarão com Starfield, que informações devemos saber para tornar a experiência mais impactante desde o início? Quão profundo devemos ir ao criar a história de fundo do nosso personagem antes de começarmos o jogo?
Emil: Hmmm… Bem… Sempre fazemos nossos jogos para fãs antigos e novos. Portanto, você pode entrar sem nunca ter jogado um título da Bethesda antes. Mas gostamos de ver menos como jogar um jogo e mais como viver no universo que criamos. Portanto, acomode-se, vá no seu próprio ritmo e em breve você aprenderá todos os sistemas e estará explorando os Sistemas Estabelecidos da maneira que escolher. Quanto a entrar na história de fundo de um personagem, isso depende inteiramente de você. Estou totalmente a favor do que chamamos de “head canon” (canonização pessoal). Por exemplo, meu personagem mais recente é um trabalhador chamado Mitch Dombrowski. Ele é um caminhoneiro espacial husky e de bom coração, e embora ele faça o que for necessário para se defender, nunca atacará primeiro. Ele é como o irmão mais doce de Han Solo. E sim, existem Traços e Antecedentes que apoiam esse tipo de coisa.
Will: Embora comecemos você no mesmo ponto, o que aconteceu com você antes do início do jogo depende totalmente de você e do seu “head canon”. Existe um sistema de Traços e Antecedentes que permitirá que você especifique mais sobre si mesmo, mas você também pode selecionar um antecedente anônimo e nenhum traço, se quiser. Em termos de se você nunca jogou um jogo da BGS antes: Experimente qualquer coisa! Somos uma simulação, bem como um jogo de interpretação de papéis, por isso tentamos apoiar o jogador a fazer o que quiser o máximo que pudermos.
4- Como funcionará o sistema de contrabando de carga? Podemos escondê-lo em algum lugar na nave e vendê-lo por mais depois?
Will: Certos itens são considerados “Contrabando” e você precisará contrabandeá-los além das naves de segurança que estão em órbita dos principais assentamentos.
Emil: Existem itens específicos considerados Contrabando, o que significa que eles são praticamente ilegais em todos os lugares. E sim, você pode escondê-los usando módulos especiais para a nave que você pode comprar. Portanto, você sabe, não seja pego com aqueles órgãos colhidos. A economia é fixa, mas os preços dos bens comprados e vendidos podem mudar com base nas habilidades que você escolher.
5- Haverá um sistema de prisão se cometermos crimes?
Will: Sim, você pode optar por ir para a prisão ou pagar uma multa quando for preso (ou até resistir à prisão e tentar escapar).
Emil: Sim. Os Sistemas Estabelecidos são mais parecidos com Skyrim do que o Commonwealth de Fallout 4 nesse aspecto. Vocês bandidos! Há civilização, governo e leis. E em alguns casos, nós realmente exploramos os temas de crime e punição em nosso universo futurista.
6- O tempo passará quando não estiver no jogo? Por exemplo, minhas rotas de comércio, postos avançados e operações de mineração continuarão a produzir ou isso ocorrerá apenas enquanto estiver jogando ativamente?
Emil: A simulação só acontece quando você está jogando ativamente. Nada de dormir no trabalho!
Will: Apenas quando estiver jogando ativamente.
7- É possível ser um agente duplo no jogo? Por exemplo, se você se juntar às United Colonies, também pode se juntar à Crimson Fleet e fornecer informações às United Colonies? E quais facções têm esse recurso, se o tiverem?
Will: Todas as facções jogáveis podem ser concluídas de forma independente. A história da Crimson Fleet apresenta você como um agente disfarçado dentro da Frota em nome da UC SysDef (um ramo militar específico das United Colonies), mas se você trai a Frota ou a UC SysDef é uma escolha que você poderá fazer.
Emil: Ha! Isso é exatamente o que você pode fazer – infiltrar-se na Crimson Fleet pela UC SysDef! Isso é específico para essa linha de missão.
8- Dependendo dos traços selecionados durante a criação do personagem, será possível jogar o jogo inteiro em um “modo pacifista”, ou seja, sem matar ninguém, ou até mesmo, potencialmente, nada?
Will: Não posso garantir que todas as missões possam ser completadas no modo pacifista, mas temos alguns sistemas que ajudarão. Um desses sistemas é o nosso jogo de Desafio de Fala, onde você pode persuadir alguém a fazer algo como não lutar contra você. O jogo de desafio de fala é adicionado em momentos específicos do roteiro, e tentamos adicioná-lo à maioria das missões em que personagens importantes confrontam você.
Emil: Então, discutimos isso logo no início da pré-produção, se deveríamos ou não apoiar totalmente uma jogada “não letal”. Percebemos que, por várias razões, isso não era totalmente viável. Dito isso, existem algumas boas opções não letais, seja através do diálogo ou usando uma arma não letal. Essas opções podem ser usadas em certas situações, na verdade, em muitas situações, embora eu não pudesse dizer com certeza que é possível completar o jogo inteiro sem matar nada. Os Sistemas Estabelecidos são em sua maioria civilizados, mas podem ser um lugar perigoso se você sair do caminho comum. E você definitivamente vai sair do caminho comum!
9- Quais são as crenças e a história básica das religiões às quais podemos nos juntar (Sanctum Universum, Enlightened, Great Serpent)?
Emil: As religiões existentes no mundo real fazem parte do universo de Starfield (com pessoas de todas as religiões e denominações por aí), mas não nos concentramos muito nelas. Em vez disso, destacamos três novas religiões específicas do jogo.
Sanctum Universum – Os membros, chamados “Universais”, acreditam que Deus realmente existe em algum lugar do universo. Que um poder superior está nos guiando a todos. Especificamente, eles acreditam que a capacidade da humanidade de viajar pelo universo e fazer saltos gravitacionais é a maneira de Deus dizer: “Estou aqui fora. Venham me encontrar.”
Os Iluminados – Essas pessoas são basicamente ateus organizados. Eles não acreditam em nenhum tipo de poder superior. Em vez disso, ensinam que os seres humanos têm que cuidar uns dos outros, e praticam o que pregam por meio de diversos programas de apoio à comunidade. Então, no jogo, você não tem certeza do que é a verdade completa, mas…
As fofocas entre os guardas são estas: uma nave colonial parte para um novo mundo, fazendo saltos gravitacionais ao longo do caminho. Após um dos saltos gravitacionais, um dos passageiros afirma que passou aquele tempo se comunicando com uma entidade celestial conhecida como a Grande Serpente. O que foram alguns segundos para todos os outros foi… muito mais longo para ele. E ele trouxe um mandato, que basicamente é: “suba a bordo, ou seja devorado quando a Grande Serpente circundar o universo.”
Isso é verdade?? Eu não estou dizendo. Então, no jogo, você às vezes enfrenta os Zelotes da Casa Va’ruun (como um grupo inimigo), e essa é a motivação deles. Recentemente, tatuei o logotipo da Casa Va’runn no meu pulso. Então sim, gosto deles.
Will: Sim. O Sanctum Universum tem apenas algumas décadas em nossa linha do tempo, mas ganhou muita importância. Eles acreditam que Deus está lá fora, em algum lugar do universo, e que a capacidade da humanidade de viajar pelas estrelas nos aproxima de Deus. Os Iluminados são um grupo ateu que se concentra em trabalho humanitário e comunitário. Eles acreditam que a vida é algo de que cada pessoa tem que ser responsável, para que se quisermos que o mundo seja um lugar melhor, temos que fazer isso.
10- Quantos companheiros no total poderemos recrutar?
Will: Existem mais de 20 personagens nomeados que podem se juntar à sua tripulação. Quatro deles são da Constelação e têm a história e a interação mais profundas com o jogador, mas todos os personagens nomeados têm seus próprios antecedentes e podem acompanhá-lo (e carregar suas coisas).
Emil: Mais de 20 no total, e realmente focamos nos membros da Constelação. Quando começamos a pré-produção de Starfield, olhamos para nossos jogos anteriores e percebemos o quão populares e eficazes eram os companheiros. Portanto, eles foram uma grande prioridade para nós, e realmente queríamos relacioná-los diretamente à missão principal. Há alguns momentos realmente importantes com eles especificamente. Devo também mencionar que o elenco de vozes dos nossos companheiros é incrível. Ainda não divulgamos a lista, mas você pode ter certeza de que há muitos atores talentosos dando vida a esses personagens. (O mesmo vale para a Constelação em geral).
11- Quando atribuímos membros da tripulação para trabalhar em postos avançados, precisamos pagar salários a eles?
Emil: Você só paga uma vez. Na verdade, experimentamos pagar salários regulares a eles, mas acabamos decidindo ter apenas o custo único inicial. Há muito o que fazer em Starfield, e queríamos minimizar o que o jogador precisava acompanhar constantemente.
Will: Sim. Pagamento único (que você pode negociar usando o jogo de desafio de fala. Alguns traços também afetam o custo).
12- Nossos companheiros poderão aprimorar suas vantagens? As vantagens deles se somarão às nossas?
Will: Toda a tripulação começa com um conjunto de vantagens em classificações específicas. Então, você pode conhecer um personagem que é especialmente bom em rifles, e contratá-lo para proteger você. Ou você pode encontrar um especialista em Astrodinâmica que aumentará o alcance do seu salto gravitacional quando designado para a sua nave.
Emil: Eles não aumentam de nível, mas vêm em diferentes classificações, dependendo do companheiro. Bem, nós os chamamos de Habilidades em Starfield. E eles se somam às suas, quando relevante. Algumas são apenas para dar sabor, para destacar os antecedentes e interesses dos companheiros. Mas você realmente sentirá o benefício das que estão relacionadas à nave e ao combate. Receber um impulso nos seus escudos, ou ver seu companheiro disparando com uma arma em que eles são proficientes, são momentos bem legais.
13- Quais são as suas partes favoritas do jogo?
Emil: abri-lo! Mas falando sério, pessoal. Devido à minha posição, minha experiência é um pouco diferente da de vocês. Não vou falar pelo Will, mas pessoalmente, vi cada linha de missão, cada cidade, cada grande parte do jogo em todas as fases de desenvolvimento. Então minha resposta é influenciada por isso. Para mim, o verdadeiro prazer está em ver como tudo evoluiu para as versões que são hoje – as versões que todos aqui jogarão. Tenho um carinho especial por Neon. Conseguir acertar essa cidade exigiu muito trabalho de muitas pessoas diferentes, e o resultado é realmente o assentamento cyberpunk que eu sempre esperava que fosse. Eu também adoro todas as linhas de missão. Acho que são as melhores que já fizemos. Os designers deste projeto realmente arrasaram.
Will: Adoro encontrar conteúdo que ainda não vi ou esqueci. Nossos jogos são tão grandes que ninguém provavelmente viu tudo, mesmo após todas as nossas revisões. Nossas missões realmente evoluem ao longo do desenvolvimento e é ótimo ver como todos contribuem (designers, animadores, dubladores, iluminação, tudo).
14- Quais livros ou filmes tiveram uma grande influência em algumas das missões?
Will: Sou um nerd de história, então na verdade ouço muitos podcasts como Hardcore History e The History of Rome. Embora nosso jogo seja ficção científica, gosto de como os historiadores podem contar sobre como os seres humanos reagem a circunstâncias extremas (como guerra, fome e avanços tecnológicos), e você pode imaginar como reagiríamos a circunstâncias semelhantes em um cenário fictício (apenas em uma escala maior).
Emil: Bem, sou filho do final dos anos 70 e início dos anos 80, e tenho lembranças muito boas da ficção científica daquela época. Star Wars, a série original de Battlestar Galactica, Space: 1999, Buck Rogers, Battle Beyond the Stars, Ice Pirates… e não vamos esquecer o clássico que é Metalstorm: The Destruction of Jaryd Syn. Acho que assisti a esse em 3D. Mas também coisas de ficção científica mais “profundas”, como os escritos de Arthur C. Clarke e Robert Heinlein, ou filmes como Contato, Interestelar, 2001: Uma Odisseia no Espaço e até mesmo Horizonte Profundo. Em todos esses exemplos, você percebe que o espaço sideral é duas coisas: 1.) Uma fonte de mistério e maravilha, às vezes terror E 2.) Uma página em branco gigante na qual você pode escrever qualquer história. E escrevemos muitas histórias BEM diferentes em Starfield.
15- Quais são alguns dos detalhes pequenos favoritos em Starfield para aumentar a imersão?
Emil: Acho que o que realmente adoro é que, embora os humanos estejam vivendo no espaço e nosso estético seja muito “NASApunk”, este é um universo muito vivido. E você pode ver isso em todos os lugares. Você sabe, todo mundo adora os sanduíches. Mas são os livros que estão espalhados por aí, as notas nos quadros de avisos, a narrativa ambiental que nossos designers de níveis e artistas do mundo são tão bons em criar. Então, no geral, sou um digitador lento e meio obcecado por erros de digitação… Também adoro o trabalho dos nossos dubladores. E a música. E os efeitos sonoros. E as roupas. haha Oh, eu quero mencionar isso, se você ainda não ouviu falar.
Will: Eu olho com muita atenção para todas as nossas roupas. Você pode ver costuras, materiais, especialmente nos trajes espaciais (os membros da Constellation têm distintivos em seus trajes espaciais e eles estão relacionados às habilidades que eles têm). Também adoramos botões. Há muitos botões.
16- Qual é a história dos mechs?
Emil: Oooooo, os mechs. Boa pergunta. Então, mostramos um pouco disso em um dos curtas animados. Os mechs são resquícios das Guerras das Colônias. Ambos os lados, United Colonies e Freestar Collective, tinham mechs. Mas o Freestar Collective realmente dominou a tecnologia. As United Colonies também tinham mechs, mas eles também confiavam nas feras alienígenas controladas de sua divisão de Xenowarfare. Ambos foram proibidos pelo Armistício que encerrou a Guerra das Colônias. Não estou dizendo que há um antigo campo de batalha de mechs no jogo.
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