Como de costume, os estúdios começam a fazer um balanço do que fizeram em 2016, mas também olham para o futuro com o objetivo de que no próximo ano a “guerra” vai continuar. Estúdios japoneses
É verdade que durante anos as empresas são avaliadas de formas diferentes, mas para os jogadores, essas referências são o que realmente importam. Várias empresas japonesas têm compartilhado sua visão de mercado na Famitsu (revista japonesa sobre videogames, publicada pela Enterbrain Inc.
É a principal publicação semanal de games de todo o Japão, se destacando internacionalmente pelo seu sistema de notas), onde algumas das grandes empresas como a Tecmo Koei e Atlus, expuseram seus próximos títulos que chegam em 2017.
A Atlus confirmou que “temos vários títulos para anunciar” logo após a oficialização de um projeto sem nome divulgado. Um projeto ligado ao Studio Zero, Project Re Fantasy, isto sugere que a empresa japonesa tem algo importante a dizer nas próximas semanas, especialmente depois de chegar a um acordo com a Deep Silver para a distribuição de seus jogos na Europa. Além disso, a Microsoft tem mostrado um grande interesse com a comemoração do 15º aniversário do lançamento do Xbox no Japão.
A Tecmo Koei, por sua vez, apresentou recentemente o projeto vinculado ao Dynasty Warriors, com um simples trailer anunciou que Dynasty Warriors 9 vai e passar em um mundo aberto. Uma mudança de peso, que vai dar nova vida a franquia. No entanto, a empresa diz que guardou “mais algumas surpresas”, para 2017.
Já a Valhalla Studios, do veterano Tomonobu Itagaki, parece estar tentando obter novas experiências ao redor do Devil’s Third Online e Momotaro Dentetsu, onde pretende “explorar vários gêneros” e a Nippon Ichi Software quer “enfrentar vários desafios”, que serão mostrados no próximo ano. Empresas como a Capcom e Square Enix, no entanto, não revelaram muito de seus próximos projetos mas a Capcom promete muitas surpresas ao longo de 2017.
O que pode ser mais interessante é que a Microsoft parece estar planejando algo especial para comemorar o aniversário de 15 anos no mercado japonês. Um mercado que ainda não foi conquistado, mas que a empresa continua a respeitar e reverenciar por sua capacidade criativa e jogos inovadores. Vamos esperar para ver se os novos projetos se confirmam e se a Microsoft enfim vai conseguir emplacar no mercado oriental, com o Xbox One.